Perguntas do paciente (493)

  • Fiz cirurgia de vesicula por video ha 2 anos,pode se desenvolver hernia no umbigo depois dessa cirurgia?

    Fiz cirurgia de vesicula por video ha 2 anos,pode se desenvolver hernia no umbigo depois dessa cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Pode acontecer sim! Durante a cirurgia há abertura da cicatriz do umbigo para passagens de um trocater, um instrumento cirúrgico que utilizamos. Pode haver formação de hérnia neste orifício.


  • Olá tudo bem, Bacalhau faz mal pra quem tem pedra na vesícula?

    Olá tudo bem,
    Bacalhau faz mal pra quem tem pedra na vesícula?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Alimentos gordurosos pioram os sintomas de quem tem cólicas biliares. Bacalhau por si só não tem relação com cólicas biliares.


  • Estou com calculo na vesicula biliar medindo 1,6cm tem que fazer cirurgia?

    Estou com calculo na vesicula biliar medindo 1,6cm tem que fazer cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Presença de cálculos na vesícula associados a sintomas tem indicação de cirurgia para remoção da vesícula biliar. Procure um cirurgião do aparelho digestivo para ser avaliado.


  • Qual o diâmetro normal dos dutos biliares e pancreático? Tenho pedras na vesícula que ocupam 1/5 desta,

    Qual o diâmetro normal dos dutos biliares e pancreático? Tenho pedras na vesícula que ocupam 1/5 desta, sendo que a maior mede 11mm. Um cálculo de 11mm. pode sozinho obstruir algum destes dutos ou somente o acúmulo de várias pedras poderá causar alguma obstrução?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Por menor que seja o cálculo pode haver migração e obstrução da via biliar. Aliás, cálculos menores que 1cm tem chance ainda maior. Em geral a via biliar principal tem cerca de 5 a 7mm em pessoas…


  • Fiz uma apendicectomia e laparotomia há 7 dias, é normal sair secreção na cicatriz umbilical?

    Fiz uma apendicectomia e laparotomia há 7 dias, é normal sair secreção na cicatriz umbilical?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Se for secreção clara, sem odor ou aspecto de pus é normal. Não pode haver sinais de infecção, do tipo valor local, vermelhidão ou aumento de volume. Na dúvida entre em contato com seu médico para…


  • Há 2 anos realizei cirurgia de hérnia de hiato e retirada da vesícula, tenho esteatose hepática,

    Há 2 anos realizei cirurgia de hérnia de hiato e retirada da vesícula, tenho esteatose hepática, dores nos joelhos, peso 115kg, tenho 1,74 de altura, posso realizar cirurgia bariátrica por qual técnica?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Pacientes com IMC acima de 35 e doenças associadas, que tenha tentado perder peso por métodos não cirúrgicos, sem sucesso, tem indicação de cirurgia. Entretanto, há contra-indicações. A escolha…


  • Meu filho te 9 anos teve um sagramento ao defecar. Na colonoscopia deu um edema de 2 cm e um polipo de

    Meu filho te 9 anos teve um sagramento ao defecar. Na colonoscopia deu um edema de 2 cm e um polipo de 4 mm ambos foi para biopsia.
    O que causa isso ele vai parar de sangrar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    É preciso aguardar o resultado da biópsia. Sangramento digestivo pode ter inúmeras causas, desde parasitas, infecção até doenças oficiais, como hemorróidas e fissuras.


  • Fiz uma Laparotomia. Me deram alta com 4 dias e nesses 4 dias me deram antibióticos na veia. Não colocaram

    Fiz uma Laparotomia. Me deram alta com 4 dias e nesses 4 dias me deram antibióticos na veia. Não colocaram dreno também. Procede essa recuperação, sem dreno e com mais 14 dias de antibiótico via oral?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    É preciso saber o motivo da laparotomia. É possível sim não colocar drenos e terminar o curso de antibióticos por via oral. Mas tudo depende do motivo da laparotomia.


  • Eu peso 105.300 e tenho 1.73 de altura da pra fazer a bariátrica?

    Eu peso 105.300 e tenho 1.73 de altura da pra fazer a bariátrica?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Seu IMC está em torno de 35,1. Nesse caso, há indicação de cirurgia bariátrica apenas se você não conseguiu perder peso com métodos não cirúrgicos (ex. Dieta, exercício físico) e apresente alguma…


  • Faz 10 dias fiz uma cirurgia ernia epigastrica minha barriga está muito inchada e dolorida fico mais

    Faz 10 dias fiz uma cirurgia ernia epigastrica minha barriga está muito inchada e dolorida fico mais tempo deitada será que tenho que caminhar mais?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    O ideal é entrar em contato com seu médico para uma reavaliação.


  • Tenho diabetes,apnéia moderada,imc 35,98 kg, seriam suficientes p indicação d cirurgia bariatrica?

    Tenho diabetes,apnéia moderada,imc 35,98 kg, seriam suficientes p indicação d cirurgia bariatrica? ja tentei tratamento c fluxetina,topiramato,sibutramina e o mais adaptei foi brupopiona, faço uso d metformina...c quadro clínico é indicado ou ainda posso tentar outro tratamento?!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Pacientes com IMC acima de 35 e doenças associadas como as suas e sem resposta ao tratamento clínico podem ter indicação de cirurgia bariátrica.


  • Fiz uma cirurgia de apêndice, com corte faz uma semana e comecei a ter dores, de baixo da costela direita,

    Fiz uma cirurgia de apêndice, com corte faz uma semana e comecei a ter dores, de baixo da costela direita, principalmente quando respiro fundo, dói muito o que pode ser?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Nesse caso é muito importante ser adequadamente avaliado e examinado por um cirurgião. O exame físico é fundamental nessa avaliação. Procure seu médico.


  • Fiz um cirurgia de retirada de visicula por vídeo 4 dias , mas hj começou uma dor embaixo da costela

    Fiz um cirurgia de retirada de visicula por vídeo 4 dias , mas hj começou uma dor embaixo da costela , devo procurar meu médico?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Com certeza você deve avisar seu médico para que ele a oriente.


  • Eu fiz a cirurgia de hérnia inguinal esquerda, foi-me advertido 20 dias de repouso e hoje ja são 33

    Eu fiz a cirurgia de hérnia inguinal esquerda, foi-me advertido 20 dias de repouso e hoje ja são 33 dias desde que fiz a cirurgia, por fora está cicatrizado mas o meu testiculo esquerdo está muito acima, junto ao penis, é normal isto?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Com a correção da hérnia pode haver tração do cordão espermático, com consequente encurtamento e suspensão do testículo. Em geral volta ao normal com o passar do tempo. Entre em contato com seu…


  • No resultado da TC deu visícula hidrópica, o que é? E posso operar por videolaparoscopia?

    No resultado da TC deu visícula hidrópica, o que é? E posso operar por videolaparoscopia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Vesícula hidrópica pode ser um sinal de que uma inflamação na vesícula pode estar ocorrendo. Geralmente ligada a cálculos na vesícula. A cirurgia pode sim ser realizada por videolaparoscopia.


  • Tenho hernia de hiato de 2 cms, esofagite, esofago de barret e gastrite. meu médico está tratando apenas

    Tenho hernia de hiato de 2 cms, esofagite, esofago de barret e gastrite. meu médico está tratando apenas com medicações, disse que é muito cedo para operar, mas sinto dores de estomago diariamente. É possivel já fazer a cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Caso não esteja respondendo às medicações pode sim optar por tratamento cirúrgico. O esôfago de Barret requer controle frequente com endoscopia. Consulte seu médico e discuta com ele essa possibilidade.


  • Olá tenho pedras na vesícula ontem estava secando o cabelo e derrepente senti uma dor com pesso no

    Olá tenho pedras na vesícula ontem estava secando o cabelo e derrepente senti uma dor com pesso no lado direito e já tem umas 18 horas que não consigo me virar de lado que dói porque isso não tenho febre só dores mesmo, o que pode ser?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Procure um pronto socorro para ser avaliada por um cirurgião. Somente com um exame físico é possível dizer hipóteses diagnósticas.


  • Fui indicada a fazer a cirurgia de refluxo em 2015 mas o médico não me orientou sobre o fato de depois

    Fui indicada a fazer a cirurgia de refluxo em 2015 mas o médico não me orientou sobre o fato de depois de operar nunca mais voltaria a vomitar e nem me falou dos gases infinitos tem como desfazer a cirurgia quais são as complicações ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    No caso de desfazer a válvula anti-refluxo os sintomas de antes da cirurgia retornarão e poderão ser até mais intensos. Antes de se Tonga tal decisão, deve ser muito bem estudado e discutido,…


  • Dor no hipocôndrio direito é necessariamente um problema gastrointestinal? Se não, o que mais poderia

    Dor no hipocôndrio direito é necessariamente um problema gastrointestinal? Se não, o que mais poderia ser?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Não necessariamente. Distúrbios torácicos, osteo-musculates (coluna por exemplo), renais, diafragmaticos podem causar dor no hipocondrio direito. Apesar de a maioria das queixas nesta localização…


  • Pacientes que passaram por uma cirurgia gastrectomia parcial apresentam maior dificuldades de digestao

    Pacientes que passaram por uma cirurgia gastrectomia parcial apresentam maior dificuldades de digestao de qual nutrientes?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Depende basicamente da reconstrução do trânsito intestinal. Reconstruções em Y de Roux podem levar a deficiência na absorção de ferro por exemplo, por isolar o duodeno da passagem do alimento.…


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.