Perguntas do paciente (493)

  • na cirurgia da vesicula tenho que parar o anticoncepcional ?

    na cirurgia da vesicula tenho que parar o anticoncepcional ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Caso não haja fatores de risco para trombose ou história prévia, não precisa interromper o anticoncepcional.


  • Fiz bariátrica ha uns 10 anos. Foi aquela que corta, grampeia o estomago e coloca um anel. Eu entalo

    Fiz bariátrica ha uns 10 anos. Foi aquela que corta, grampeia o estomago e coloca um anel. Eu entalo muito, nao chego a vomitar, mas vivo entalando. penso em retirar o anel. Qual medico procuro para uma consulta? Pensei em Gastroenterologista ou Endoscopista, mas nao sei ao certo.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Retorno com seu cirurgião ou com cirurgião bariátrico.


  • Meu filho de 1 mês e 8 dias foi diagnosticado com hérnia inguinal, gostaria de saber como é feito

    Meu filho de 1 mês e 8 dias foi diagnosticado com hérnia inguinal, gostaria de saber como é feito o procedimento para retirada da hérnia, ele vai ficar internado na uti após a cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Nos lactentes a hérnia inguinal é um diagnóstico nem tanto incomum. Seu tratamento consiste em uma abertura na região inguinal e ligadura do saco herniario (fechamento do orifício). Em geral,…


  • Quais exames necessários para poder fazer uma cirurgia de hérnia umbilical?

    Quais exames necessários para poder fazer uma cirurgia de hérnia umbilical?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Olá!
    Depende da idade e estado da saúde do paciente. Em pacientes sem problemas de saúde e com menos de 40 anos de idade, pode-se fazer a cirurgia sem qualquer exame complementar. Em alguns…


  • Oi bati o ultrassom e deu q estou com pedras na vesícula mas não diz o tamanho, depende oq eu como

    Oi bati o ultrassom e deu q estou com pedras na vesícula mas não diz o tamanho, depende oq eu como , dói muito até às costas,será que devo fazer cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Cálculos na vesícula associados a sintomas tem indicação de tratamento cirúrgico.


  • Como o cirurgião consegue ver, numa cirurgia por video ( colectomia), uma marcação feita com tinta

    Como o cirurgião consegue ver, numa cirurgia por video ( colectomia), uma marcação feita com tinta nanquim no interior do intestino, apos uma retirada de polipo maligno?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    A tinta fica visível como uma mancha negra na parede do intestino, pois se infiltra em suas camadas.


  • A tela utilizada nas cirurgias de hernia inguinal é universal ou deja as mesmas utilizada em cirurgia

    A tela utilizada nas cirurgias de hernia inguinal é universal ou deja as mesmas utilizada em cirurgia particulares? Se não é propensas a rejeição pelo organismo ? No caso de cirurgia de hernia inguinal bilateral a técnica usada é o medico que decide ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Existem várias marcas, tamanhos e tipos de telas. Seu uso depende do tipo e tamanho da hérnia. Hérnias bilaterais em geral podem ser tratadas por vídeo ou aberta.


  • Após o diagnóstico de Doença Diverticular do Cólon Esquerdo, atravez da colonoscopia, quais as complicações

    Após o diagnóstico de Doença Diverticular do Cólon Esquerdo, atravez da colonoscopia, quais as complicações e riscos que o paciente está propício, caso não seja tratado com brevidade?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    A doença diverticular tem duas complicações maiores: sagramento ou inflamação (diverticulite). O mais importante é sempre manter o habito intestinal regular com uma dieta rica em fibras e beber…


  • O que o cirurgião faz para submeter fragmentos de linfonodo pericistico ,da vesícula biliar, a exame

    O que o cirurgião faz para submeter fragmentos de linfonodo pericistico ,da vesícula biliar, a exame histológico? Retira o linfonodo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Em geral o linfonodo é extraído junto com a vesícula e sua retirada ou não em se tratando de doença benigna da vesícula biliar, como cálculos, não interfere no tratamento.


  • hernia umbilical 1,2 cm tem que operar?

    hernia umbilical 1,2 cm tem que operar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Normalmente hérnias maiores que 1 cm tem indicação de cirurgia, sobretudo se apresenta sintomas. A tendência da mesma é aumentar de tamanho com o tempo. Abs


  • meu irmão fez colecistectomia há 3 meses, e depois não consegue comer direito, quase tudo o que come

    meu irmão fez colecistectomia há 3 meses, e depois não consegue comer direito, quase tudo o que come gera um amargo na boca, e já perdeu 14 kg por não conseguir se alimentar direito. Isso é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Normalmente os sintomas pós-colecistectomia são mais brandos. Perda de peso dessa importância, associada a perda do apetite, requer investigação por um profissional .
    O ideal é procurar…


  • Fiz uma laparotomia exploratória para realização dos procedimentos ulcerorrafia duodenal e apendisectomia,

    Fiz uma laparotomia exploratória para realização dos procedimentos ulcerorrafia duodenal e apendisectomia, quanto tempo após essa cirurgia é indicado fazer endoscopia para identificar H. pilory, no ato da cirurgia não já poderia ter sido colhida amostra de tecido para tal biópsia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Normalmente em casos de úlcera duodenal não é realizada biópsia durante a cirurgia, uma vez que o helicobacter está presente no estômago, e não no duodeno. Uma endoscopia pode ser realizada seguramente…


  • Fiz cirurgia de hérnia lado esquerdo,foi colocado tela,já faz 7dias de pós operatório,está um pouco

    Fiz cirurgia de hérnia lado esquerdo,foi colocado tela,já faz 7dias de pós operatório,está um pouco dormente na área operada e as vezes sinto umas fisgadas,porém os pontos estão bons e secos e ao caminhar sinto um leve peso no abdômen,a cada dia qe passa melhora bastante,é normal essas ocorrências?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Suas queixas são compatíveis com o pos operatório normal.


  • Olá tenho 36 anos na minha biopsia de pólipo pediculado no sigmaide deu adenoma tubilo viloso com displasia

    Olá tenho 36 anos na minha biopsia de pólipo pediculado no sigmaide deu adenoma tubilo viloso com displasia de alto grau focal, o que sera isso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Olá! Trata-se de uma lesão pré-maligna, ou seja, pode evoluir para tumor maligno. Procure um cirurgião do aparelho digestivo para ser melhor avaliado.


  • Tem como a lama vesicular descer para o intestino , causando dor e prissão de ventre? Fiquei preocupada

    Tem como a lama vesicular descer para o intestino , causando dor e prissão de ventre? Fiquei preocupada com o resultado da minha tomografia e fui perguntar para meu médico que fez , ele me informou que a lama estava descendo pro meu intestino causando dor. É possível?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    O que pode ocorrer na lama biliar é um acúmulo na papila duodenal, levando a colestase e icterícia. Quando realmente escoa para o intestino, normalmente não causa dor.


  • Entre a laparatomia convencional ou vídeo;qual é a mais indicada, pra uma lesão elevada e rígida

    Entre a laparatomia convencional ou vídeo;qual é a mais indicada, pra uma lesão elevada e rígida no sigmoide?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    É preciso saber o motivo da indicação. Trata-se de lesão maligna ou benigna? Atualmente para retirada do sigmoide pode ser feita a cirurgia por vídeo, que é menos invasiva e permite uma melhor…


  • eu tenho 103 kilos será que consigo realizar a cirurgia bariatrica??

    eu tenho 103 kilos será que consigo realizar a cirurgia bariatrica??

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Depende de sua estatura E IMC. Caso k IMC esteja acima de 35 com alguma doença associada a obesidade, ou acima de 40 sem comorbidade, e não tenha tido sucesso com tratamento clínico, tem indicação…


  • Fiz uma cirurgia fundoplicatura vídeo--laparoscopia já faz 21 dia agora estou sentindo tipo um caroço

    Fiz uma cirurgia fundoplicatura vídeo--laparoscopia já faz 21 dia agora estou sentindo tipo um caroço muito duro e as vezes arde no umbigo onde foi feito uma incisão isso é normal ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Como a cirurgia está bem recente, pode ser da cicatrização normal, pois em geral, da-se ponto interno na incisão do umbigo. Na dúvida, entre em contato com seu médico.


  • O que é gastrectomia?

    O que é gastrectomia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    É a retirada parcial ou total do estômago, seja por doença benigna ou maligna.


  • Fiz minha cirurgia de refluxo recentemente (há uns 12 dias). Sigo rigorosamente tudo o que o cirurgião

    Fiz minha cirurgia de refluxo recentemente (há uns 12 dias). Sigo rigorosamente tudo o que o cirurgião recomendou na recuperação. Acontece que ando tendo casos de refluxo desde o décimo dia pós cirurgia. Isso é normal ou algum tipo de sinal de que a cirurgia não tenha sido bem sucedida?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Normalmente não ocorre refluxo após a cirurgia. Procure seu médico para ser reavaliado.


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.