Perguntas do paciente (6)
-
Tenho TOC, tenho um ritual que é difícil de fazer, tem várias regras nele e acabo quebrando as regra
Tenho TOC, tenho um ritual que é difícil de fazer, tem várias regras nele e acabo quebrando as regras sem querer, minha mente diz que tenho que refazer esse ritual, já que não fiz corretamente, há problema em deixar de fazer esse ritual sem refazê-lo?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim.
Não há problema em não refazer o ritual. Na verdade, dentro do tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo, isso costuma ser um passo importante.
Esses rituais (compulsões) aliviam…
-
Há uns meses comecei a sentir falta de ar,que se alterna. Ora sinto pra não.Como se a respiração tiv
Há uns meses comecei a sentir falta de ar,que se alterna. Ora sinto pra não.Como se a respiração tivesse limitada. Fiz exames coração pulmão hemograma e todos deram normais. Será algo psicológico?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, pode ser psicológico(especialmente quando os exames (coração, pulmão, sangue) estão normais).
Sintomas como, falta de ar, sensação de respiração limitada ou “insuficiente” são comuns…
-
Boa tarde! Tenho sofrido de uma ansiedade severa. Porém, não sei se é sobre só ansiedade ou estresse
Boa tarde! Tenho sofrido de uma ansiedade severa. Porém, não sei se é sobre só ansiedade ou estresse. Como faço para fazer uma avaliação?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá!
Diferenciar ansiedade de estresse pode ser difícil mesmo, porque os sintomas costumam se misturar.
A forma mais segura de entender o que está acontecendo é por meio de uma avaliação…
-
Qual tipo de psicologo devo procurar para tratar timidez , insegurança.?
Qual tipo de psicologo devo procurar para tratar timidez , insegurança.?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Para timidez e insegurança, você pode procurar um psicólogo clínico. A abordagem em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), é bastante eficaz para trabalhar pensamentos negativos, autoestima e…
-
Por que eu tenho ansiedade se eu não tenho motivos pra estar ansiosa? Isso é um defeito da pessoa me
Por que eu tenho ansiedade se eu não tenho motivos pra estar ansiosa? Isso é um defeito da pessoa mesmo? Pelo o que ela pode ser causada?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não, não é um defeito.
A ansiedade é uma reação do corpo que, em algumas pessoas, fica mais sensível e pode aparecer mesmo sem um motivo claro. Ela pode estar ligada a fatores biológicos,…
-
tenho timidez e ansiedade.devo procurar um psicologo?.
tenho timidez e ansiedade.devo procurar um psicologo?.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, vale a pena procurar um psicólogo.
Timidez e ansiedade podem ser trabalhadas, ajudando você a ganhar mais segurança, melhorar sua comunicação e se sentir mais confortável nas situações…
Autor
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…