Perguntas do paciente (6)

  • Tenho TOC, tenho um ritual que é difícil de fazer, tem várias regras nele e acabo quebrando as regra

    Tenho TOC, tenho um ritual que é difícil de fazer, tem várias regras nele e acabo quebrando as regras sem querer, minha mente diz que tenho que refazer esse ritual, já que não fiz corretamente, há problema em deixar de fazer esse ritual sem refazê-lo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Gabrielle Gomes Pappi

    Sim.
    Não há problema em não refazer o ritual. Na verdade, dentro do tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo, isso costuma ser um passo importante.
    Esses rituais (compulsões) aliviam…


  • Há uns meses comecei a sentir falta de ar,que se alterna. Ora sinto pra não.Como se a respiração tiv

    Há uns meses comecei a sentir falta de ar,que se alterna. Ora sinto pra não.Como se a respiração tivesse limitada. Fiz exames coração pulmão hemograma e todos deram normais. Será algo psicológico?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Gabrielle Gomes Pappi

    Sim, pode ser psicológico(especialmente quando os exames (coração, pulmão, sangue) estão normais).
    Sintomas como, falta de ar, sensação de respiração limitada ou “insuficiente” são comuns…


  • Boa tarde! Tenho sofrido de uma ansiedade severa. Porém, não sei se é sobre só ansiedade ou estresse

    Boa tarde! Tenho sofrido de uma ansiedade severa. Porém, não sei se é sobre só ansiedade ou estresse. Como faço para fazer uma avaliação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Gabrielle Gomes Pappi

    Olá!
    Diferenciar ansiedade de estresse pode ser difícil mesmo, porque os sintomas costumam se misturar.
    A forma mais segura de entender o que está acontecendo é por meio de uma avaliação…


  • Qual tipo de psicologo devo procurar para tratar timidez , insegurança.?

    Qual tipo de psicologo devo procurar para tratar timidez , insegurança.?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Gabrielle Gomes Pappi

    Para timidez e insegurança, você pode procurar um psicólogo clínico. A abordagem em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), é bastante eficaz para trabalhar pensamentos negativos, autoestima e…


  • Por que eu tenho ansiedade se eu não tenho motivos pra estar ansiosa? Isso é um defeito da pessoa me

    Por que eu tenho ansiedade se eu não tenho motivos pra estar ansiosa? Isso é um defeito da pessoa mesmo? Pelo o que ela pode ser causada?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Gabrielle Gomes Pappi

    Não, não é um defeito.
    A ansiedade é uma reação do corpo que, em algumas pessoas, fica mais sensível e pode aparecer mesmo sem um motivo claro. Ela pode estar ligada a fatores biológicos,…


  • tenho timidez e ansiedade.devo procurar um psicologo?.

    tenho timidez e ansiedade.devo procurar um psicologo?.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Gabrielle Gomes Pappi

    Sim, vale a pena procurar um psicólogo.
    Timidez e ansiedade podem ser trabalhadas, ajudando você a ganhar mais segurança, melhorar sua comunicação e se sentir mais confortável nas situações…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.