Perguntas do paciente (9)

  • Depois da cirurgia pode voltar a doer úlcera varicosa?

    Depois da cirurgia pode voltar a doer úlcera varicosa?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Gustavo Gern Junqueira

    Olá, isso depende da cirurgia que foi realizada porém em alguns casos, pode haver uma recorrência da dor mesmo após a cirurgia. A probabilidade de isso acontecer pode ser reduzida significativamente com a adoção de medidas preventivas adequadas, principalmente seguindo as recomendações pós-cirúrgicas fornecidas pelo seu médico. Em caso de qualquer desconforto ou dor, é fundamental informar o seu cirurgião vascular responsável para avaliação adequada.
    Atenciosamente.


  • Fiz uma cirurgia para retirada de varizes, no pós operatório a médica receitou o medicamento daflon

    Fiz uma cirurgia para retirada de varizes, no pós operatório a médica receitou o medicamento daflon 1000, minha urina está verde neon, pose ser por causa da medicação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Gustavo Gern Junqueira

    Olá, boa tarde!
    Sim, a coloração verde neon na urina pode ser um efeito colateral do medicamento Daflon 1000. Isso ocorre devido à presença de um corante amarelo na composição do medicamento, que é excretado na urina e pode dar uma coloração verde brilhante.
    Essa alteração na coloração da urina é geralmente benigna, mas é sempre importante informar o seu médico sobre quaisquer sintomas ou efeitos colaterais que você esteja experimentando, incluindo mudanças na cor da urina.
    O ideal é retornar o mais precocemente para reavaliação com um cirurgião vascular.


  • Varizes grossas para eliminar só com cirurgia ou tem outro modo d eliminar?

    Varizes grossas para eliminar só com cirurgia ou tem outro modo d eliminar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Gustavo Gern Junqueira

    Além da cirurgia convencional podemos tratar alguns vasos por procedimento de escleroterapia (aplicações). O tratamento prioriza vasos de menor calibre e consiste na injeção de substâncias líquidas ou em forma de espuma dentro das veias doentes.
    O procedimento oferece uma esclerose da veia , que após tratada, tende a ser absorvida pelo corpo.
    Vasos maiores também podem ser tratados por essa técnica mas devem ser avaliados por um cirurgião vascular em consulta e com um bom exame complementar.


  • Dá para fazer cirurgia a laiser em varizes grossas?

    Dá para fazer cirurgia a laiser em varizes grossas?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Gustavo Gern Junqueira

    Olá!
    O tratamento de varizes de membros inferiores , quando cirúrgico, pode ser realizado utilizando o laser ou mesmo a radiofrequência.
    A técnica utilizada depende de alguns aspectos técnicos de quais veias serão tratadas e de algumas peculiaridades anatômicas delas.
    Quando bem estabelecidos esses pontos, após uma consulta com cirurgião vascular e a realização de um bom exame doppler, a cirurgia pode sim ser indicada.


  • Fiz cirurgia de laser da safena há 4 anos agora tenho dores insurpotaveis do joelho atrás e na pantu

    Fiz cirurgia de laser da safena há 4 anos agora tenho dores insurpotaveis do joelho atrás e na panturrilha o que devo fazer ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Gustavo Gern Junqueira

    O aparecimento de dor intensa na perna de início súbito deve ser investigado prontamente por um cirurgião vascular o qual fará um detalhado exame físico e exames complementares.
    A queixa, após 4 anos, do aparecimento de dor pode não estar relacionado diretamente ao procedimento realizado do tratamento das varizes e da veia safena.


  • Boa noite minha sogra amputou 3 dedos do pé gostaria de saber quanto tempo deve ficar internado no h

    Boa noite minha sogra amputou 3 dedos do pé gostaria de saber quanto tempo deve ficar internado no hospital ,foi devido a diabete nao teve ponto esta aberto quanto tempo demora cicatrizar ?, e quanto tempo hospital tem que permanecer ela la internada? Pq oper hj e querem ja da alta pra ela

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Gustavo Gern Junqueira

    Segundo estudos mais recentes cerca de 2 milhões de americanos desenvolvem úlceras decorrentes do pé diabético. Uma parcela desses pacientes infelizmente serão submetidos a amputação.
    Após a realização do procedimento existem inúmeros fatores que devem ser observados até a alta hospitalar tais como : controle da glicemia , manejo da ferida operatória , manejo da infecção e doenças vasculares associadas.
    Dentro das doenças vasculares temos exames a serem realizados e investigação intensa até a alta hospitalar.
    O principal nesse momento é esclarecer qualquer dúvida com seu médico e realizar um segmento periódico com um cirurgião vascular após a alta.


  • Estou fazendo uso do xarelto, há 18dias, posso tomar as cápsulas de dente de leão e cardio mariano?

    Estou fazendo uso do xarelto, há 18dias, posso tomar as cápsulas de dente de leão e cardio mariano?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Gustavo Gern Junqueira

    A medicação Xarelto (rivaroxabana) é um anticoagulante e pode ser usado para vários tratamentos , cada um com sua devida dose.
    Algumas medicações fazem interação medicamentosa podendo ocasionar tanto a sua inibição quanto a potencialização. Pode haver perda da função anticoagulante como também efeitos hemorrágicos intensificados.
    Capsulas "dente de leão" são normalmente feitas com Taraxacum officinal. Esta é uma medicação fitoterápica com suposta ação diurética e hormonal sem comprovação.
    No momento não é indicada a associação dessas medicações.
    Sugiro o acompanhamento com seu médico e a procura por um cirurgião vascular para mais esclarecimentos.


  • Boa tarde! Fiz uso de clexane e depois de 15 dias que parei surgiu um caroço que agora está inchado,

    Boa tarde! Fiz uso de clexane e depois de 15 dias que parei surgiu um caroço que agora está inchado, dolorido e vermelho. É normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Gustavo Gern Junqueira

    Vermelhidão e dor não são normais mas vale ressaltar o seguinte:

    O Clexane (enoxaparina sódica) é um anticoagulante utilizado de forma injetável subcutânea e não deve ser aplicado de forma intramuscular.
    Os efeitos adversos frequentemente associados ao seu uso são o hematoma, dor e outras reações no local da injeção (como edema, hemorragia, inflamação, tumoração (inchaço).

    Se os sintomas persistirem ou aumentarem você deve , de forma precoce , procurar o atendimento de um cirurgião vascular que avaliará sua queixa e após um exame físico pode solicitar ainda exames complementares.


  • Fui diagnosticada com trambose há 20 dias na perna e meia coxa esquerda! Precisei ficar internada to

    Fui diagnosticada com trambose há 20 dias na perna e meia coxa esquerda! Precisei ficar internada tomei 2 injeções por dia na barriga ( durante 3 dias). Agora estou fazendo o uso do xarelto 15mg 2 por dia!
    Estou fazendo uso da meia 3/4 compressiva, as dúvida é... É normal o pé incha com o uso da meia e ficar marcado?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Gustavo Gern Junqueira

    Sim, é comum que o pé inche e fique marcado com o uso da meia compressiva após uma trombose venosa profunda , podendo ocorrer devido ao ajuste inadequado da meia, edema residual da trombose ou início de síndrome pós-trombótica (um quadro que deve ser acompanhado por um vascular).
    Para aliviar o inchaço, verifique se a meia não está muito apertada, eleve as pernas por 30 minutos algumas vezes ao dia, caminhe regularmente para estimular a circulação e, se os sintomas piorarem, consulte um cirurgião vascular para reavaliar o tratamento e talvez, se necessário, ajudar tanto a meia quanto adicionar um flebotônico.


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.