Perguntas do paciente (4544)

  • Amanhã faço um mês da gestação ectópica retirada da trompa uterina direita cirurgia (cesaria) estou

    Amanhã faço um mês da gestação ectópica retirada da trompa uterina direita cirurgia (cesaria) estou mim sentindo ótima mais sinto uma sensibilidade as vezes não é sempre mais as vezes sinto ao fazer xixi não é uma dor apenas uma sensibilidade, gostaria de saber se é normal

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim. Pode ser normal no primeiro mês após a cirurgia.
    Sensibilidade ao urinar pode ocorrer por processo de cicatrização.
    Se surgir dor, ardor, febre ou piora, procure reavaliação.


  • Meu sobrinho pegou um filhote de gato na rua pra criar mas ainda não foi vacinado, estava brincando

    Meu sobrinho pegou um filhote de gato na rua pra criar mas ainda não foi vacinado, estava brincando com ele sem querer a unha do gato bateu no meu dedo ficou uma marquinha vermelha mas sem corte, lavei imediatamente com água e sabão, corro o risco de pegar raiva? Em fevereiro deste ano 4 doses…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    O risco é muito baixo.
    Arranhão sem ferida aberta, com lavagem imediata e você já vacinada contra raiva → não há indicação de nova vacina.
    Apenas observe o local.


  • Depois de tomar ablok 25mg para pressão devo esperar quantas horas para tomar chá de boldo com carqu

    Depois de tomar ablok 25mg para pressão devo esperar quantas horas para tomar chá de boldo com carqueja?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    O ideal é aguardar pelo menos 2 horas após o Ablok 25 mg.
    Assim reduz o risco de queda excessiva da pressão.


  • Olá tenho 23 anos, sou mae de duas meninas e tive a segunda a 4 meses, e tenho dificuldades para ema

    Olá tenho 23 anos, sou mae de duas meninas e tive a segunda a 4 meses, e tenho dificuldades para emagrecer compulsão alimentar enfim tenho pressão alta também e queria começar a tomar suplementos sekey day sekey night para me ajudar no processo de emagrecimento posso tomar amamentando??
    Ou…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Olá. Não é recomendado usar Sekey Day/Night durante a amamentação, especialmente com hipertensão, pois podem conter estimulantes e substâncias sem segurança comprovada para o bebê.
    Durante…


  • Olá,Meu bebê tem 10 meses e eu estou com um princípio de mastite ,o médico receitou cetoprofeno,é se

    Olá,Meu bebê tem 10 meses e eu estou com um princípio de mastite ,o médico receitou cetoprofeno,é seguro tomar e continuar amamentando? 5 dias de 12/12 hrs.
    Agradeço se puderem me tirar essa dúvida.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Olá. Sim, é seguro.
    O cetoprofeno é compatível com a amamentação e você pode continuar amamentando normalmente na dose prescrita.


  • infecção urinaria Estou fora do Brasil e tenho sentido desconforto, as vezes. No começo sentia uma

    infecção urinaria
    Estou fora do Brasil e tenho sentido desconforto, as vezes. No começo sentia uma ardência e queimação e queiro forte quando urinava mas n demorou muito pq resolvi tomar muita água e chás que contenham Blackberry e Blueberry, frutas vermelhas, passou e não sinto mais…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Com sintomas leves e intermitentes, não é ideal iniciar ciprofloxacina sem exame.
    Esse antibiótico é forte e hoje não é primeira escolha para ITU não complicada.
    O mais seguro é fazer…


  • Se aplicar monjauro na barriga , existe risco de atingir órgãos internos ou algo parecido próximo a

    Se aplicar monjauro na barriga , existe risco de atingir órgãos internos ou algo parecido próximo a barriga?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Não. Aplicado corretamente no subcutâneo, o Mounjaro não atinge órgãos internos.
    Use agulha adequada e belisque a pele para segurança.


  • Vinha tomando dicloridrato de betaistina 16mg quanto tempo depois posso beber cerveja

    Vinha tomando dicloridrato de betaistina 16mg quanto tempo depois posso beber cerveja

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    O ideal é aguardar 24 horas após a última dose.
    O álcool pode reduzir o efeito da betaistina e aumentar tontura.


  • Receitaram gotas ronic e diz para tomar dose única, não posso tomar mais vezes ao dia ?

    Receitaram gotas ronic e diz para tomar dose única, não posso tomar mais vezes ao dia ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Não. Se foi prescrito como dose única, não deve repetir sem orientação médica.
    Tomar mais vezes pode aumentar risco de efeitos colaterais. Se os sintomas persistirem, procure reavaliação.


  • O médico me prescreveu rosuvastatina para tomar à noite, mas nesse período tomo divalcon e primid. Q

    O médico me prescreveu rosuvastatina para tomar à noite, mas nesse período tomo divalcon e primid. Quero saber se tem alguma interação. Estou perguntando aqui porque não consegui falar com o cardio pois está de recesso. Obrigada.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Pode ficar tranquila. Não há interação relevante entre rosuvastatina, divalproato (divalcon) e primidona.
    Podem ser usados juntos, mantendo acompanhamento médico e exames de rotina.


  • Boa tarde ! Minha filha de 3 anos levou 4 pontos no couro cabeludo já tem 14 mas ela ainda está com

    Boa tarde ! Minha filha de 3 anos levou 4 pontos no couro cabeludo já tem 14 mas ela ainda está com pontos ela pode ir a praia ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Boa tarde! Não é recomendado.
    Com pontos no couro cabeludo, o ideal é retirar os pontos primeiro e evitar mar, areia e sol direto, para reduzir risco de infecção e má cicatrização.


  • Na sexta feira a noite, o cachorro foi pra morder meu filho mas só arranhou o braço com o dente não

    Na sexta feira a noite, o cachorro foi pra morder meu filho mas só arranhou o braço com o dente não chegou a sangrar, mas machucou e esta arranhado. não sei se ele é vaciando. Fui hoje no posto e nao tinha ninguem para vacinar pedriam para ir amanha, tem risco?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    O risco é baixo, principalmente sem sangramento.
    Mesmo assim, vá amanhã ao posto para avaliação e, se indicado, iniciar a profilaxia antirrábica.
    Aguardar até o dia seguinte é aceitável…


  • Boa tarde! Posso diluir a amoxicilina com água mineral natural?

    Boa tarde!
    Posso diluir a amoxicilina com água mineral natural?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Boa tarde! Pode sim.
    A amoxicilina pode ser diluída em água mineral natural, sem problema.


  • Tenho sii há 8 anos, já 3 colonoscopia e a última há 2 anos e enterorressonancia há 6 anos deram nor

    Tenho sii há 8 anos, já 3 colonoscopia e a última há 2 anos e enterorressonancia há 6 anos deram normais, fiz calprotectina fecal há uma semana deu 5,5mcg, mas tenho muita dor abdominal e diarreia pela manhã e tem dia que sinto muita dor abdominal e estômago a tarde sem diarreia, é normal na…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim. É compatível com SII.
    Com exames normais e calprotectina baixa, dor abdominal e diarreia matinal, além de dor sem diarreia à tarde, são padrões comuns da SII.
    Reavalie manejo dos…


  • Boa noite , acabei o tratamento pylori há 1 dia , mas no penúltimo dia de tratamento, evacuei fezes

    Boa noite , acabei o tratamento pylori há 1 dia , mas no penúltimo dia de tratamento, evacuei fezes moles verdes escuras , já vou no segundo dia fazendo fezes moles passado 1h depois das refeições tenho de evacuar , fico com mal estar no estômago, é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Boa noite. Sim, é comum após tratamento do H. pylori.
    Antibióticos podem causar diarreia transitória e mal-estar gástrico, que costuma melhorar em alguns dias.
    Se persistir por mais…


  • Tenho 39 anos, e nos últimos dias depois do sexo o meu semem fica rodeado de formigas. Isso é normal

    Tenho 39 anos, e nos últimos dias depois do sexo o meu semem fica rodeado de formigas. Isso é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Não é normal.
    Isso pode indicar açúcar elevado (diabetes), pois secreções mais “doces” atraem formigas.
    Faça glicemia/HbA1c e procure avaliação médica.


  • Bom dia , quero saber se a temperatura corporal do meu corpo está normal , que está de. 35,5 Usei o

    Bom dia , quero saber se a temperatura corporal do meu corpo está normal , que está de. 35,5 Usei o termômetro na axila . Me responda por favor , estou muito preocupada, e tendo crises de ansiedade. Aguardo retorno

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Bom dia. Sim, está dentro do normal na axila.
    A temperatura axilar pode variar entre 35,5 e 37,0 °C.
    Se estiver se sentindo bem, não é febre nem emergência.


  • Eu sou A+ meu esposo A+ Podem vir O+ ou A+/ ou O- e O +?

    Eu sou A+ meu esposo A+
    Podem vir O+ ou A+/ ou O- e O +?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim.
    Com A+ × A+, os filhos podem ser A+, A−, O+ ou O−, se ambos forem portadores dos genes O e Rh−.


  • na hora da coleta de sangue senti um choque e uma dor aguda, após dois dias comecei a sentir choque

    na hora da coleta de sangue senti um choque e uma dor aguda, após dois dias comecei a sentir choque e dor que vão até o pulso até os dedos,no fui ao médico que receitou cetoprofeno injetável e compressa morna depois de 6 dias ainda estou sentindo choques, é normal demorar para sentir melhora?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim. Pode demorar semanas.
    Sugere irritação do nervo pela punção.
    Se persistir, piorar ou houver formigamento contínuo, procure neurologista/ortopedista.


  • Olá, atrasei 4 horas a Amoxicilina para escarlatina, será que faz mal?

    Olá, atrasei 4 horas a Amoxicilina para escarlatina, será que faz mal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Olá. Não faz mal.
    Atrasar 4 horas uma dose de amoxicilina não compromete o tratamento da escarlatina.
    Tome a dose assim que lembrar e mantenha os horários normalmente depois.
    Evite…


Autor

Médico clínico geral, Generalista

Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.