Perguntas do paciente (4544)

  • Boa noite. Fiz uma cirurgia endoscópica bilateral para corrigir estenose e retirada de cisto, hj faz

    Boa noite. Fiz uma cirurgia endoscópica bilateral para corrigir estenose e retirada de cisto, hj faz 6 dias.
    O formigamento e choques na perna esquerda diminuíram, mas sinto dor no glúteo da perna direita, antes era mais leve a dor.
    Ainda pode melhorar?
    Muito obrigada

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim, pode melhorar.
    Após esse tipo de cirurgia é comum dor migratória e inflamação residual por semanas.
    Se piorar ou surgir fraqueza, procure reavaliação com seu cirurgião.


  • Tenho Depressão com tdah , tomo bupropiona de 300 mg efeito prolongado e 50mg de sertralina , tive i

    Tenho Depressão com tdah , tomo bupropiona de 300 mg efeito prolongado e 50mg de sertralina , tive infecção se urina a médica passou 500 mg de ciprofloxacino, segundo Google e a bula tem alta chance de comvulsionar, aumentar a pressão, liguei no centro de intoxicação a mulher falou que tá de…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Pode ficar tranquila.
    Ciprofloxacino pode ser usado com bupropiona e sertralina; o risco de convulsão é raro em quem não tem epilepsia.
    Se surgir tremor, confusão ou palpitação intensa,…


  • Tive uma gravidez ectópica retirada da trompa uterina direita (cirurgia cesariana) Estou com 28 dia

    Tive uma gravidez ectópica retirada da trompa uterina direita (cirurgia cesariana)
    Estou com 28 dias estou ótima mais sinto onde foi tirada a trompa é normal? Não é uma dor eu so sinto, e a segunda dúvida é que durante a gravidez eu sangrava desde quando descobri estava com poucos dias…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim, é normal sentir a região da cirurgia por algumas semanas.
    A menstruação pode demorar 4–8 semanas para voltar após a ectópica.
    Se surgir dor forte, febre ou sangramento, procure…


  • Olá! Tive um corte superficial com um estilete enferrujado, saiu muito sangue, lavei com água corren

    Olá! Tive um corte superficial com um estilete enferrujado, saiu muito sangue, lavei com água corrente e sabão amarelo. Minha vacina tem +ou- uns 5 anos, tem perigo de pegar o tétano ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Risco baixo, mas existe.
    Se a última vacina foi há 5 anos, faça reforço antitetânico por segurança.


  • Olá boa tarde. Tomey Prysma de 2 mg por 20 dias, sentia sensibilidade na boca, sensacao de travament

    Olá boa tarde. Tomey Prysma de 2 mg por 20 dias, sentia sensibilidade na boca, sensacao de travamento, e nao sinto gosto das coisas na boca, mucosa parece que está seca e embaixo da lingua tambem, parei há 10 dias e esses sintomas ainda persistem. é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Pode acontecer.
    Esses sintomas podem persistir algumas semanas após a suspensão.
    Se não melhorar, procure neurologista ou clínico para avaliação.


  • Boa tarde! Tive Discreta densinficação das partes moles na região parietal esquerda, após um TCE

    Boa tarde!

    Tive Discreta densinficação das partes moles na região parietal esquerda, após um TCE hemorrágico há 3 meses, estou sentindo dormência, dores e queimação nos membros superiores e inferiores. Poderiam me orientar como devo proceder, qual médico devo passar em consulta?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Procure um neurologista.
    Dormência, dor e queimação após TCE exigem avaliação neurológica e exames de controle.


  • Eu trabalho de carteira assinada e estou com sequelas pós trombose eu posso conseguir um laudo pork

    Eu trabalho de carteira assinada e estou com sequelas pós trombose eu posso conseguir um laudo pork nao estou conseguindo trabalhar

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim.
    Você pode solicitar laudo médico; procure um angiologista ou clínico para avaliação e encaminhamento.


  • Levando susto facilmente, começou no meu antigo trabalho, agora sinto no dia a dia, tanto pessoas ap

    Levando susto facilmente, começou no meu antigo trabalho, agora sinto no dia a dia, tanto pessoas aproximando, quanto barulhos, mesmo eu sabendo que a pessoa está no lugar, eu levo susto, com basicamente tudo que me pega de surpresa, e não, eu não fico destraido. Isso está me chatendo demais,…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Isso sugere ansiedade intensa/hipervigilância (às vezes ligada a estresse ou trauma).
    Procure um psiquiatra e, se possível, faça psicoterapia.
    Tem tratamento e melhora.


  • Um morcego bateu no meu cabelo enquanto tentava sair da minha casa, não ouve mordida ou arranhão nem

    Um morcego bateu no meu cabelo enquanto tentava sair da minha casa, não ouve mordida ou arranhão nem nada, porém com medo fui ao hospital e lá ressaltaram a não ter nenhum risco, mesmo estou com medo porque não sou vacinado contra raiva nem nada do tipo. Tem algum problema?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Não há risco.
    Contato apenas com o cabelo, sem mordida ou arranhão, não transmite raiva.
    Não precisa de vacina.


  • Tenho 51 anos, pedalo 3x por semana 30km/dia, uso acertil 5mg + sinvastatina 10 mg (níveis controlad

    Tenho 51 anos, pedalo 3x por semana 30km/dia, uso acertil 5mg + sinvastatina 10 mg (níveis controlados) e tadalafila 5mg/dia (HPB c/ jato fraco e sensação de bexiga não totalmente vazia). Em um exame fistula coronariana baixo calibre, vou começar a usar Vastarel MR 35mg. Não uso nitrato. Será…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Não precisa suspender a tadalafila se não usa nitratos.
    O ideal é alinhar com o cardiologista, já que envolve coração e nova medicação.


  • Bom dia meu bebê tem três meses e vai fazer três meses que começei a Tomar medroproxiprogesterona dê

    Bom dia meu bebê tem três meses e vai fazer três meses que começei a Tomar medroproxiprogesterona dês de lá venho tendo escapes náusea as vezes visão embaçado ha fiz vários teste de gravidez e deu negativo é normal da esses efeitos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim, é comum.
    A medroxiprogesterona pode causar escape, náusea e visão embaçada.
    Se persistir ou piorar, procure sua ginecologista.


  • Minha filha de 4 anos está fazendo cocô bem amarelo a 3 dias. Não reclama de dor de barriga e nem te

    Minha filha de 4 anos está fazendo cocô bem amarelo a 3 dias. Não reclama de dor de barriga e nem tem outro sintoma. Ela está tomando antibiótico para infecção na bexiga a 4 dias e já não tem mais sintomas da infecção. Será que o cocô dessa cor tem relação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim.
    Antibiótico pode alterar a cor das fezes.
    Se não há dor ou febre, é esperado.
    Procure avaliação se persistir após o término.


  • Olá! Estou em uso de Meciclin e ainda faltam alguns dias para finalizar o tratamento. Em uma nova c

    Olá!
    Estou em uso de Meciclin e ainda faltam alguns dias para finalizar o tratamento. Em uma nova consulta, foi prescrito também isotretinoina 20mg (amalfi), com orientação para iniciar imediatamente.
    Ao pesquisar, encontrei informações de que não é recomendado usar Meciclin junto…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Não é seguro.
    Meciclin (tetraciclina) + isotretinoína aumentam risco de hipertensão intracraniana.
    O ideal é terminar o Meciclin e esperar 7 dias antes de iniciar a isotretinoína.


  • Boa noite meu paí está com uma lesão muito anos na palma dos pés que na cicatriza,já fez várias exam

    Boa noite meu paí está com uma lesão muito anos na palma dos pés que na cicatriza,já fez várias exames mas os médicos dizem que não tem nada nos resultados. O que fazer? Qual especialista devo buscar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Lesão crônica que não cicatriza precisa avaliação especializada.
    Procure um dermatologista; se houver suspeita vascular ou diabetes, também angiologista.


  • Tenho síndrome do intestino irritável e estou com dor abdominal e diarreia uma vez por dia pela manh

    Tenho síndrome do intestino irritável e estou com dor abdominal e diarreia uma vez por dia pela manhã com fezes moles e muco, já fiz colonoscopia há 2 anos e enterorressonancia há 5 anos e deram normais, fiz agora calprotectina fecal deu 5,5mg, será necessário fazer enterorressonancia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Não.
    Com calprotectina normal (5,5) e exames prévios normais, não há indicação de repetir enterorressonância agora. Procure avaliação médica para o seu caso.


  • Tenho sii e sinto dor abdominal e diarreia só pela manhã, fiz calprotectina fecal deu 5,5mg, será qu

    Tenho sii e sinto dor abdominal e diarreia só pela manhã, fiz calprotectina fecal deu 5,5mg, será que é preciso fazer enterorressonancia? Ou é mesmo sii?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    É síndrome do intestino irritável.
    Calprotectina normal (5,5) descarta inflamação.
    Não precisa enterorressonância agora.


  • Tomei apresolina por 2 anos o médico não está atendendo mais e eu parei o medicamento por conta próp

    Tomei apresolina por 2 anos o médico não está atendendo mais e eu parei o medicamento por conta própria agora minhas articulações doem muito e ficam inchadas, é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Não é normal.
    Parar a apresolina (hidralazina) sem orientação pode causar efeito rebote e dores articulares.
    Procure clínico ou reumatologista para avaliação e ajuste do tratamento.


  • Faço uso contínuo de rosuvastatina 40mg dia pois uso stent, porem passei a tomar as 5 da tarde pois

    Faço uso contínuo de rosuvastatina 40mg dia pois uso stent, porem passei a tomar as 5 da tarde pois gosto de beber cerveja a noitinha , o.uso de cerveja apos tomar a rosuvastina ou vice versa nao.influencia na eficácia do remédio?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Não influencia.
    Beber cerveja ocasionalmente não reduz a eficácia da rosuvastatina, mas evite excesso de álcool.


  • Eu estou grávida e tenho diagnóstico de TOC, TAG e transtorno da personalidade esquizotipica, tá aco

    Eu estou grávida e tenho diagnóstico de TOC, TAG e transtorno da personalidade esquizotipica, tá acontecendo uma coisa comigo que nunca aconteceu na vida, estou tendo a sensação de um pensamento, uma palavra que se repete fora da cabeça do lado do ouvido, estou com muito medo. O que fazer? Qual…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Isso não é normal e precisa ser avaliado.
    Pode ser sintoma ansioso grave ou perceptivo, especialmente na gestação.
    Procure psiquiatra com urgência (ou emergência se piorar).


  • Tenho sii e sinto dor abdominal e diarreia só pela manhã todososdias, há um mês tive gastroenterite

    Tenho sii e sinto dor abdominal e diarreia só pela manhã todososdias, há um mês tive gastroenterite com febre baixa e fiz calprotectina fecal deu 72mg e agora repeti calprotectina fecal deu5,5mg, será que é preciso fazer enterorressonancia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Provavelmente não.
    Com calprotectina normal (5,5) e quadro compatível com SII, não há indicação rotineira de enterorressonância, na ausência de sinais de alarme (sangramento, anemia, perda…


Autor

Médico clínico geral, Generalista

Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.