Perguntas do paciente (26)

  • Minha filha fez cirurgia de intestino,está com a bolsa de colostomia,faz dois dias que não evacua só

    Minha filha fez cirurgia de intestino,está com a bolsa de colostomia,faz dois dias que não evacua só elimina gases é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    Sim! Lembre-se que a colostomia, assim como o intestino normal, varia seu hábito conforme a alimentação. Caso não tenha alterado em nada a alimentação e mesmo assim não continue a funcionar (principalmente…


  • Boa tarde,minha tia retirou a , cabeça do pâncreas e agora n tá conseguindo parar o vômito ,o q faze

    Boa tarde,minha tia retirou a , cabeça do pâncreas e agora n tá conseguindo parar o vômito ,o q fazer ?!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    Existem diversas causas que podem acarretar a esse problema, entre elas: infecção, distúrbios hidroeletrolíticos (como deficiência de sódio e potássio), questões de técnica cirúrgica - após retirada…


  • Fiz retosigmoidectomia há 20 dias. Estou constipada e uso laxantes prescritos pelo cirurgião. Mesmo

    Fiz retosigmoidectomia há 20 dias. Estou constipada e uso laxantes prescritos pelo cirurgião. Mesmo assim sinto sensação de empachamento e evacuação incompleta, o que me faz ir ao banheiro mais de 10x ao dia, sem evacuação importante. É normal o intestino assim até que ele se adapte?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    Alterações no hábito intestinal após cirurgias no intestino, principalmente após a retirada de uma porção, são comuns. Quanto a questão da constipação, isso deve ser avaliado junto ao seu médico,…


  • Meu marido fez uma operação da retirada de dois câncer no intestino, teve infecção ficou 47 dias int

    Meu marido fez uma operação da retirada de dois câncer no intestino, teve infecção ficou 47 dias internado, teve alta sábado passado, estava com uma bolsa de sucção para drenar o pus , essa semana tinha diminuído muito, mas hoje saiu muito pus do local, como devo proceder?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    Essa variação na quantidade de secreção é normal. A avaliação deve contar não somente a quantidade mas as características da secreção e quadro clínico do paciente (febre, dor, alteração intestinal,…


  • A retirada de um carcinoma basocelular pode ser feita por um dermatologista cirurgião? Ou precisa se

    A retirada de um carcinoma basocelular pode ser feita por um dermatologista cirurgião? Ou precisa ser feito por um cirurgião oncológico?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    Como qualquer procedimento cirúrgico, o mais importante é fazer com um profissional bem formado. Nesse caso, um cirurgião oncológico ou dermatológico podem realizar o procedimento.


  • Fiz uma cirurgia no colo do reto adenocarcinoma, usei a bolsa iostomia em 2020 faço acompanhamento e

    Fiz uma cirurgia no colo do reto adenocarcinoma, usei a bolsa iostomia em 2020 faço acompanhamento e meu retorno é em setembro,fiquei 5 dias sem defecar e comi pimenta do reino e açafrão com filé de peito de frango e hj fis com co e as fezes ainda está com sangramento,será o que está acontece…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    No seu caso vale a pena procurar atendimento médico especializado. Com a sua história pode variar desde uma alteração benigna, como hemorróida, secundária a radioterapia, até uma recidiva tumoral.…


  • Fiz uma histerectomia total por vídeo à 24 dias e está saindo uma água cor castanho a mais de uma se

    Fiz uma histerectomia total por vídeo à 24 dias e está saindo uma água cor castanho a mais de uma semana é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    A saída de secreção pela vagina após uma histerectomia é normal, podendo durar até 1 mês após o procedimento. Caso note aumento da quantidade ou alteração na secreção (aspecto, cheiro) procure…


  • Olá Minha sogra está soltando fezes verde e diarréia ela está com colostomia e faz quimioterapia

    Olá
    Minha sogra está soltando fezes verde e diarréia ela está com colostomia e faz quimioterapia isso pode ser efeito da quimioterapia ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    Sim, entre os efeitos colaterais mais comuns da quimioterapia é a alteração do hábito intestinal, como distensão abdominal, náuseas, vômitos, dor e diarreia. Existem outros sintomas também como…


  • Quanto tempo para sair um resultado de biópsia de vulva

    Quanto tempo para sair um resultado de biópsia de vulva

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    O tempo para sair o resultado de uma biópsia em geral demora de 14 a 20 dias, podendo demorar mais se for necessário exames complementares da biópsia.


  • Fiz conização a mais de um mês e não tive sangramento pós cirúrgico, isso é normal?

    Fiz conização a mais de um mês e não tive sangramento pós cirúrgico, isso é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    Sim. Nem todas as paciente apresentam sangramento após o procedimento.
    Caso permaneça a dúvida, procure seu médio para um avaliação ginecológica.


  • Qual a diferença entre traquelectomia, traquelectomia radical e conização?

    Qual a diferença entre traquelectomia, traquelectomia radical e conização?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    Sendo muito simplório, a diferença consiste na extensão da retirada do colo uterino: conização mais conservador e traquelectomia radical mais extensa.


  • É normal uma bolsa de dreno hepático cheirar tão mal?

    É normal uma bolsa de dreno hepático cheirar tão mal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    Não. Normalmente, mal cheiro esta relacionado a algum tipo de infecção. Mas é essencial a avaliação de um especialista para determinar a causa do mal cheiro.
    Não deixe de procurar seu médico


  • Sinto muita dor do lado esquerdo na barriga,fiz a gastrectomia faz 43 dias ,e normal essa dor consta

    Sinto muita dor do lado esquerdo na barriga,fiz a gastrectomia faz 43 dias ,e normal essa dor constante?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    Existem muitos fatores a serem considerados para determinar se essa dor é ou não normal, como: tipo de cirurgia realizada (gastrectomia total ou parcial, se teve retirada de mais algum órgão),…


  • Boa tarde uso a bolsa de colostomia a 1e8 meses o câncer foi curado graças adeus mais a fístula aind

    Boa tarde uso a bolsa de colostomia a 1e8 meses o câncer foi curado graças adeus mais a fístula ainda não fechou quanto tempo posso fazer a cirurgia de retorno

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    Antes de realizar a reconstrução de trânsito intestinal (fechamento da colostomia) é necessária a resolução do quadro de fístula. Isso dependerá do tamanho, localização e sintomas.


  • Boa tarde! Quando o lipossarcoma é entre a pele e o músculo do braço, as chances de sucesso na

    Boa tarde!


    Quando o lipossarcoma é entre a pele e o músculo do braço, as chances de sucesso na cura são maiores? Obrigado.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    As chances de cura não dependem da localização do tumor em relação a pele e o músculo, mas a uma cirurgia adequada e bem indicada. Por isso, é importante consultar com um especilista.


  • Fiz a colposcopia e biópsia,estou com nic2, minha dúvida e que estou com a barriga muito inchada e s

    Fiz a colposcopia e biópsia,estou com nic2, minha dúvida e que estou com a barriga muito inchada e sinto muitas dores, isso está relacionado por causa do nic2?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    O NIC 2 é uma lesão pré-maligna do colo do útero que precisa ser tratada para não evoluir para um câncer. Quanto ao "inchaço" no abdome, é uma queixa inespecífica que necessita de uma…


  • Minha irmã foi diagnosticada com um tumor na cabeça do pâncreas e hoje foi fazer uma biópsia Veio

    Minha irmã foi diagnosticada com um tumor na cabeça do pâncreas e hoje foi fazer uma biópsia
    Veio do hospital com muita dor,cólicas e vômito
    Isso é normal?
    Devemos nos preocupar?
    O que podemos fazer em casa?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    A complicação mais frequente após realização de biópsia pancreática é a pancreatite (inflamação do pâncreas). Para realizar o seu diagnóstico, é necessária a realização de exames. Por isso, procure…


  • fiz cirurgia de cancer no reto , retirou parte dele ,tem possibilidade de reversao da astomia , nao

    fiz cirurgia de cancer no reto , retirou parte dele ,tem possibilidade de reversao da astomia , nao foi amputado o anus, uso
    bolsa a mais de um ano , faco revisao periodicamente , mas o medico nao quer fazer a reversao porque diz que estou muito bem com a bolsa, e que a cirurgia foi muito…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    Para saber se é possível a reconstrução de trânsito intestinal (retirada da bolsa de colostomia) devemos levar em consideração o motivo que levou a colocação dela, como está o coto do reto remanescente,…


  • Quantas vezes é normal a pessoa ir ao banheiro após a reversão da colostomia fiz tem cinco dias nos

    Quantas vezes é normal a pessoa ir ao banheiro após a reversão da colostomia fiz tem cinco dias nos quatro dias fui mais de 8 vezes ao banheiro hoje no quinto dia fui duas vezes só no período da manhã à tarde e à noite ainda não é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    Após a reconstrução de trânsito (fechamento da colostomia) é esperado um quadro de diarreia, que pode durar em alguns casos até semanas. Conforme a flora intestinal vai se reestabelecendo, assim…


  • Olá bom dia. Minha mãe fez uma colonoscopia e o resultado de: Em colon ascendente extendendo-se po

    Olá bom dia.
    Minha mãe fez uma colonoscopia e o resultado de:
    Em colon ascendente extendendo-se por cerca da 10 cm até o ceco, observa-se extensa lesão vegetante, de limites mal definidos, ocupando mais de 75% da circunferência, envolvendo a válvula íleo cecal e com áreas de ulcerações.…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Leonardo Castaldi Franco Ribeiro

    Somente pelo aspecto da lesão à colonoscopia não é possível afirmar se é ou não câncer. Para isso, durante o procedimento, usualmente é realizada uma biópsia para, assim, definir com certeza se…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.