Perguntas do paciente (11)

  • Minha filha nasceu com meningemeningocele e hidrocefalia, colocou a valvula, hoje ela tem 38 anos e

    Minha filha nasceu com meningemeningocele e hidrocefalia, colocou a valvula, hoje ela tem 38 anos e a válvula já não tem mais utilidade há anos, e vai precisar fazer uma ressonância magnética? Tem alguma complicação, ou pode fazer normalmente a ressonancia.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Mazzuia Guimarães

    Olá,

    geralmente a ressonância pode "desregular" as válvulas que são do tipo programável.
    No seu caso, como diz que a válvula já não está mais funcionante (imagino que seu médico avaliou e provavelmente ela está fora do ventrículo), não teria problema, já que ela já não tem mais a função de drenar.
    Mas fique atenta, pois as vezes essas válvulas ditas "não funcionantes" podem ser na verdade pouco funcionantes e sua filha pode ter sintomas após a ressonancia. Nesse caso, procure um hospital sem demora.
    Outra coisa, se a válvula for do tipo programável, pode deixar artefato (como se fosse uma mancha) na imagem da ressonancia e prejudicar a captação da imagem.

    Abraços,
    Mariana Mazzuia


  • Boa noite, fiz a retirada de um meningioma através de cirurgia no crânio, tenho 20 dias de operação,

    Boa noite, fiz a retirada de um meningioma através de cirurgia no crânio, tenho 20 dias de operação,quanto tempo para a cicatrização completa dessa cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Mazzuia Guimarães

    Olá, a pele pode demorar cerca de 2-3 semanas para fechar de forma confiável.
    Se no seu caso foi ressecado o osso também (o que é comum em alguns casos de meningioma), provavelmente foi colocado uma prótese para substitutuir o osso. Nesse caso, o tempo de cicatrização "interna" pode demorar de 3 a 6 meses até a prótese estar bem fixa ao seu crânio, então é importante evitar traumas nesse período.

    Desejo boa recuperação!

    Dra Mariana Mazzuia
    Neurocirurgiã


  • Após a cirurgia da chiari qual alimentos não devemos comer e por quanto tempo

    Após a cirurgia da chiari qual alimentos não devemos comer e por quanto tempo

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Mazzuia Guimarães

    Uma das complicações mais temidas da cirurgia de Chiari (descompressão de fossa posterior) é a fístula liquórica, que consiste no vazamento do líquor (liquido que banha o sistema nervoso central) pela pele, o que pode predispor a meningite (infecção do sistema nervoso central), portanto deve-se evitar alimentos constipantes (que prendam o intestino) e priorizar ingesta de liquidos, fibras e alimentos que estimulem o intestino.
    Desejo boa recuperação !

    Dra Mariana Mazzuia,
    Neurocirurgiã


  • Tenho um cisto aracnoide de 14cm faço acompanhamento não tenho sintomas, mas tenho algumas duvidas.

    Tenho um cisto aracnoide de 14cm faço acompanhamento não tenho sintomas, mas tenho algumas duvidas. Posso ter muita sonolência e irritabilidade?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Mazzuia Guimarães

    Olá,
    cistos de aracnoide temporais desse tamanho geralmente são classificados como tipo III e comumente dão sintomas e exigem tratamento cirurgico, porém o usual é ocorrer essa descompensação logo na infância.
    Acho interessante você procurar um neurocirurgião para te avaliar.

    Boa sorte no tratamento!


  • Fiz uma cirurgia de minigioma frontal mais continuo tomando remédio pra não ter convulsão é normal e

    Fiz uma cirurgia de minigioma frontal mais continuo tomando remédio pra não ter convulsão é normal esse tipo de sequela

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Mazzuia Guimarães

    Olá,
    sim, infelizmente, pode acontecer.
    Mesmo com a retirada do tumor, a região do cérebro pode ficar com uma cicatriz que tem o poder de gerar crises.
    Sgora em caso de descontrole de crises, pode ser um sinal de recidiva (retorno) do tumor, por isso é importante fazer controle esporadico com seu médico.

    Abraços


  • Pode ser colocado mais uma válvula em.um paciente que tem uma funcionando ?quais riscos?

    Pode ser colocado mais uma válvula em um paciente que tem uma funcionando ?quais riscos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Mazzuia Guimarães

    Em geral sim, quando temos uma hidrocefalia complexa, em que os ventriculos estão septados/separados, então é necessário passar um cateter em cada cavidade. Assim, eles funcionam de forma isolada.
    Mas pode acontecer de um cateter parar de funcionar e o médico passar outro cateter (as vezes do outro lado) e optar por deixar implantado o cateter que parou de funcionar, pois as vezes a retirada desse cateter que não está funcionando pode ocasionar sangramentos.

    Abraços
    Mariana Mazzuia


  • Tenho hidrocefalia e coloquei a válvula há 8 anos atrás. E comecei a sentir muitas dores de cabeça,

    Tenho hidrocefalia e coloquei a válvula há 8 anos atrás.
    E comecei a sentir muitas dores de cabeça, náuseas e muita dor onde está a válvula, as vezes queima onde está a válvula, recentemente fiz uma tomografia e acusou ventrículo colabado.
    Será que terei passar por uma troca da válvula?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Mazzuia Guimarães

    Olá, você pode estar fazendo a Síndrome dos ventrículo em fenda.
    Esse é um diagnóstico dificil de ser feito e merece passar por um bom neurocirurgião.


  • Boa tarde. Tenho uma bebê de 2 meses com hidrocefalia e na tomografia deu ma formação de chiari tipo

    Boa tarde. Tenho uma bebê de 2 meses com hidrocefalia e na tomografia deu ma formação de chiari tipo 1. Ao invés de fazer a cirurgia DVP não seria ideal fazer logo a cirurgia de chiari?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Mazzuia Guimarães

    Olá,

    quando o Chiari I está associado à hidrocefalia, o indicado é mesmo tratar a hidrocefalia como primeira escolha. Esse tratamento pode ser realizado com a colocação de válvula de DVP ou com endoscopia cerebral (que tende a ser o método preferido nos estudos). A melhor opção será proposta pelo seu médico.
    No site da SBN Ped você consegue ter acesso ao último consenso sobre esse assunto.
    Espero ter ajudado,

    Mariana Mazzuia
    Neurocirurgiã Pediátrica


  • Minha bebé de 19 meses pôs 1 válvula dvp a quase 1ano, e desde esta data tem constantemente quadros

    Minha bebé de 19 meses pôs 1 válvula dvp a quase 1ano, e desde esta data tem constantemente quadros febris sem outros sinais e sintomas de disfunção da válvula, o neurocirurgião diz q está tudo bem com a válvula, e q pode se tratar de adaptação do organismo, o que faço?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Mazzuia Guimarães

    Olá,

    as crianças apresentam múltiplos quadros infecciosos nos primeiros anos de vida, porém, caso descartados outros focos de infecção (pulmão, urina, etc), uma criança que possui DVP deverá ter seu líquor (líquido que banha o cérebro) coletado para excluir-se meningite. No caso de meningite confirmada, outras intervenções cirúrgicas serão necessárias.
    Importante ressaltar que não necessariamente a válvula com infecção para de funcionar e dá sinais de disfunção (sonolência, abaulamento da moleira, cefaléia, vômitos, alteração de consciência).
    Criança que possui hidrocefalia e válvula de DVP deve ser acompanhada de perto pelo seu médico.
    Espero ter ajudado,

    Mariana Mazzuia
    Neurocirurgiã Pediátrica


  • Minha filha nasceu a 2 dias e foi diagnosticado um furinho a cima do coquis no resultado do ultrasso

    Minha filha nasceu a 2 dias e foi diagnosticado um furinho a cima do coquis no resultado do ultrassom saiu o seguinte:

    “ observa se fusão incompleta do arco posterior de S2 a S5 e aparente comunicação do tecido subcutâneo com a duramater.
    Não há definição de formações patológicas císticas ou sólidas, meningocele e lipoma.

    IMPRESSAO:
    Fusão incompleta do arco posterior de S2 a S5 e aparente comunicação do tecido subcutâneo com a duramater ( seio dérmico?)
    Sugiro acompanhamento.

    Estamos preocupados, será pode ter alguma complicação a coluna da minha filha??

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Mazzuia Guimarães

    Olá,

    a fusão incompleta do arco posterior significa que o osso da coluna apresentou uma falha em sua formação e permaneceu aberto na parte posterior da coluna - isso, isoladamente, não costuma trazer repercussões, porém é um sinal de alerta para outras possíveis malformações, como o seio dérmico.
    O seio dérmico também é uma alteração do fechamento e consiste em um canal que pode comunicar o meio externo (ambiente) com o sistema nervoso central.
    É necessário sim passar em avaliação, em especial por conta do seio dérmico, que pode ocasionar meningite (infecção do sistema nervoso central). Além disso, deve-se ficar atento à Síndrome da Medula Ancorada, que pode ocasionar alteração nos esfíncteres e na função sensitivo-motora das pernas, principalmente.
    Espero ter ajudado,

    Mariana Mazzuia
    Neurocirurgiã Pediátrica


  • Bom dia Tenho um cisto aracnoide temporal esquerdo 29×7 É considerado grande? Minha consulta aind

    Bom dia
    Tenho um cisto aracnoide temporal esquerdo 29×7 É considerado grande?
    Minha consulta ainda vai demorar.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Mazzuia Guimarães

    Olá,

    os cistos de aracnóide temporais podem ser enquadrados em 3 classificações a depender do tamanho. Porém mais importante que o tamanho é a presença ou não de sinais e sintomas relacionados ao cisto. Fazer essa diferenciação nem sempre é fácil, por isso é necessário passar em consulta com seu médico.
    No entanto, os estudos demonstram que os cistos nessa localização tendem a crescer até os 5 anos de vida, permanecendo estáveis após. Portanto, caso você tenha iniciado sintomas na vida adulta, é bastante improvável que sejam atribuídos ao cisto.
    Estimo melhoras,

    Mariana Mazzuia


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.