Perguntas do paciente (84)

  • Boa noite! Acabei de saber que minha mãe tem essa doença: polimiosite! Devo me preocupar? Como começ

    Boa noite! Acabei de saber que minha mãe tem essa doença: polimiosite! Devo me preocupar? Como começar o tratamento? Onde irei? Me ajudem pelo amor a Deus! Minha mãe e tudo para nos! Obrigada

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Bom dia!!! A polimiosite é um tipo de miopatia inflamatoria que cursa com fraqueza muscular. O reumatologista é o medico quem acompanha. Há tratamento especifico para a doenca com medicacoes imunosspressoras…


  • Boa noite, eu tive febre reumática com 6 anos, tomei benzetacil até aos12 anos, e as dores nas perna

    Boa noite, eu tive febre reumática com 6 anos, tomei benzetacil até aos12 anos, e as dores nas pernas persistem até hoje, com meus 55 anos. Nunca melhoraram. Já me disseram que é sequela, e que vou ter a vida inteira. As vezes é insuportável as dores. Existe cura?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Normalmente a febre reumatica é uma doença autolimitada, não deixa sequelas articulares. A maior complicacao da doenca para quem nao trata adequadamente é a lesao da valvula cardiaca que pode gerar…


  • Fui diagnosticada com arterite a um ano, sinto muitas dores nas pernas e braços, chegando a ficar do

    Fui diagnosticada com arterite a um ano, sinto muitas dores nas pernas e braços, chegando a ficar dormente e roxo, mesmo assim posso fazer exercícios?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Boa noite, com relacao a arterite de Takayasu, arterite de celulas gigantes...precisa avaliar se você tem sequela da obstrucao vascular ou se esta em atividade. Seria bom consultar um reumatologista…


  • Quando estou tomando Tandrilax, de 12 em 12 horas, para dor na coluna lombar. Posso tomar dorflex, e

    Quando estou tomando Tandrilax, de 12 em 12 horas, para dor na coluna lombar. Posso tomar dorflex, em horários diferentes?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Sao medicacoes diferentes!
    O tandrilax tem o diclofenaco na composicao.
    Com relacao a sua dor lombar, se ela estiver prolongada ha mais de 3 meses, seria melhor investigar possíveis…


  • Boa tarde fui diagnisticada com bursite, tendite no glúteo, inflamação da pata de ganso no joelho e

    Boa tarde fui diagnisticada com bursite, tendite no glúteo, inflamação da pata de ganso no joelho e também fibromialgia eu estou um pouco assustada pois só consigo ficar deitada quase o dia todo porque sinto muitas dores estou passando por tratamento de remédios e comecei fisioterapia mas aí…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    O paciente que tem fibromialgia tem essa queixa de dores cronicas, amplificadas, e essa dor é real. Associadamente, você tem essas condições (ex: bursite, tendite no glúteo, inflamação da pata…


  • Minha vitamina D está 16,39 levei na médica e ela me receitou a vitamina, mas não consegui comprar,

    Minha vitamina D está 16,39 levei na médica e ela me receitou a vitamina, mas não consegui comprar, da algum problema se eu não tomar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Boa noite, esse valor mostra que ela esta com nivel baixa. Um nivel satisfatorio de vitamina D é ela estar acima de 30.
    A principal fonte de vitamina D é a exposição solar; entretanto, existem…


  • Boa tarde minha esposa estar fazendo uso de 2 predsim de 5mg ao dia totalizando 10mg, o reumatologis

    Boa tarde minha esposa estar fazendo uso de 2 predsim de 5mg ao dia totalizando 10mg, o reumatologista aumentou a dose para 20mg ao dia, pode tomar 4 predsim de 5mg juntos totalizando 20mg ao dia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Pode sim , é a mesma coisa 4 comp 5 mg ou 01 comp de 20 mg. Procura tomar os 4 comp num mesmo horario, não divide a dose. Um abraço


  • Meu ácido úrico está em 6,9, tenho 31 anos. Já está alto ou tem como reverter a situação ? Estou pas

    Meu ácido úrico está em 6,9, tenho 31 anos. Já está alto ou tem como reverter a situação ? Estou passando por uma reeducação alimentar para tentar baixar e com quantos dias posso repetir o exame de sangue para verificar se baixou?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Bom dia
    Nem sempre ácido úrico elevado significa que voce tenha gota, se nunca crise de gota. Nesses casos, falamos na hiperuricemia assintomática. A dieta pode contribuir com 30% para o…


  • Boa tarde! Estou tomando a injeção de dexa-citoneurin NFF! Tenho que tomar 3 vezes no intervalo de 3

    Boa tarde! Estou tomando a injeção de dexa-citoneurin NFF! Tenho que tomar 3 vezes no intervalo de 3 dias p cada! será que vai deixar meu rosto redondo!?????

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    corticoide pode ter como efeito colateral retenção de líquido, aumento de peso. Ma acredito que essa dose por esse curto tempo não lhe causará grandes problemas. Importante saber a causa do seu…


  • Sou Míriam, tenho 29 anos, venho a 3 anos com inchaços dos olhos, boca, urticárias pelo corpo inteir

    Sou Míriam, tenho 29 anos, venho a 3 anos com inchaços dos olhos, boca, urticárias pelo corpo inteiro e tive trombose em outubro. Minha médica reumatologista, solicitou exames e entre eles deram alteração: exame sangue TGP 39 U/L e a referencia é inferior à 35U/L / exame EQU Hemoglobina positivo…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Boa noite, olhando assim fica dificil orientar alguma coisa, mas com certeza acomoanharia e investigaria melhor esse quadro de urticária.
    Que tal marcar um especialista para ser melhor avaliada?


  • Eu tenho febre realmatica posso tomar a vacina do covd

    Eu tenho febre reumatica, posso tomar a vacina do covid?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Concordo com o colega. A febre reumatica nao contra indica a vacina contra o covid. Mas me certificaria quanto a esse diagnostico, independente de tomar a vacina.
    Um abraco


  • Olá, o hipotiroidismo pode ser um dos fatores para crises frequentes de gota nós tornozelos ?

    Olá, o hipotiroidismo pode ser um dos fatores para crises frequentes de gota nós tornozelos ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Não tem relação entre hipotireoidismo e crise de gota. Para melhor tratamento da gota tem que rever o tratamento medicamentoso e orientações dietéticas e de hábitos de vida, com o objetivo de reduzir…


  • Estou a um mês com dor no corpo, é uma dor latejante nas articulações, a dor vai piorando ao passar

    Estou a um mês com dor no corpo, é uma dor latejante nas articulações, a dor vai piorando ao passar o dia, fui em reumatologista me receitou Predsim 20mg, mas não está me ajudando, a dor continua. O que eu devo fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Precisa investigar melhor a causa dessa dor e medicá-lo melhor!


  • Em um pedido médico, meu reumatologista colocou como observação: dorsiflexores plantares à direit

    Em um pedido médico, meu reumatologista colocou como observação:

    dorsiflexores plantares à direita, extensão do quadril à esquerda, com hiperreflexia simétrica em membros inferiores.

    O que isso significa na prática?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Ele descreveu parte de um exame neurologico talvez queira que o colega neurologista investigue melhor mediante esses achados no exame físico.


  • Boa noite.fiz uma tomografia de coluna lombar deu uma lesão hipodensa renal 2.0 cm . isso quer dizer

    Boa noite.fiz uma tomografia de coluna lombar deu uma lesão hipodensa renal 2.0 cm . isso quer dizer o que? Estou sentindo muita dor nas pernas e joelho.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    No exame que você relatou não há lesão em coluna (artrose com compressão radicular ou hérnia discal) para justificar a dor que você sente. Entretanto, essa queixa pode ser uma dor referida.


  • Olá, estou há 22 dias com dor nas articulações, dor no corpo, febre constante, tontura, desmaios, do

    Olá, estou há 22 dias com dor nas articulações, dor no corpo, febre constante, tontura, desmaios, dor de cabeça. Fiz 2 exames um para chikungunya/dengue deu negativo, e outro hemograma, deu infecção. Eu já tentei ser atendida no posto de saúde mais não consegui, e no hospital pior. O que devo…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Afastar alguma infeccao aguda é importante. Sugiro procurar um infectologista para melhor investigar sua febre!


  • Tenho esclerodermia, sarcopenia e osteoporose. Estou praticamente a 2 meses sem tratamento de escler

    Tenho esclerodermia, sarcopenia e osteoporose. Estou praticamente a 2 meses sem tratamento de esclerodermia, já que estão tentando o desmame de corticóide. Meus médicos não liberam atividade física devido a esclerodermia estar na fase ativa, porém percebo avanço da sarcopenia. Posso tomar Ensure…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Recomendaria exercicio físico supervisionado. Pela osteoporose o maior cuidado que você deve ter é com as quedas. A osteoporose em si não contraindica a atividade física. Com relação à esclerodermia,…


  • Tomei uma injeção de Diprospan, nos próximos dias, se necessário poderei tomar Alliviun de 600mg?

    Tomei uma injeção de Diprospan, nos próximos dias, se necessário poderei tomar Alliviun de 600mg?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Pode sim.
    Interessante ver a causa da sua dor para para tratá-la adequadamente. Procure um especialista!


  • Porque os novos padroes do exame fan são considerados complexos e só existem no Brasil?

    Porque os novos padroes do exame fan são considerados complexos e só existem no Brasil?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Bom dia!
    Os novos padrões de FAN é uma padronização universal! Não existe só no Brasil


  • Olá.Tenho crises de gota apenas no dedão do pé. Tenho artrose no joelho e está doendo muito. A gota

    Olá.Tenho crises de gota apenas no dedão do pé. Tenho artrose no joelho e está doendo muito. A gota pode ter alojado no joelho? Obrigado.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Uma crise de gota pode acometer qualquer articulação, sendo que as mais comuns são as do pés e tornozelos e, com frequência, os joelhos. Entretanto, nada impede de você ter uma lesão prévia em…


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.