Perguntas do paciente (84)

  • Tenho fibromialgia. Devo suspender meus remédios para tomar a vacina? A que está prevista para meu g

    Tenho fibromialgia. Devo suspender meus remédios para tomar a vacina? A que está prevista para meu grupo (sou professora) é a AstraZeneca.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Nao ha problemas com a vacina, nao ha necessidade de suspensao de medicacao.


  • Tenho fadiga, eritema no rosto sem dor, perda de cabelo, dores nas articulações das mãos, cotovelos,

    Tenho fadiga, eritema no rosto sem dor, perda de cabelo, dores nas articulações das mãos, cotovelos, joelhos, pés, fotossensibilidade, PCR 5,1, FAN 1.80 reagente (antinuclear e citoplasmático), fraca presença de anticorpos anticoagulante lúpico, cardiolipina indeterminada (24), leucócitos aproximadamente…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    O reumatologista seria o especialista mais adequado para avaliar seus exames e correlacionar quadro clinico com exames que voce tem em maos.


  • Fiz uma tomografia da coluna lombo-sacra e deu alteraçoes degenerativas lombossacrais descreta protr

    Fiz uma tomografia da coluna lombo-sacra e deu alteraçoes degenerativas lombossacrais descreta protrusao discal no interespaço L4 - L5 isso quer o

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Boa noite, essas descricoes que estao no seu exame a principio pode nao ter relacao com algum sintoma.
    O ideal seria avaliacao pelo especialista e correlacionar achados de imagem com historia…


  • Boa noite. Tenho 58 anos e osteoporose muito avançada para minha idade. Não tomo leite pq tenho fort

    Boa noite. Tenho 58 anos e osteoporose muito avançada para minha idade. Não tomo leite pq tenho forte intolerante a lactose, tenho cefaléia crônica diária e SII. O Risedross e as vitaminas D e cálcio mexem demais com minha enxaqueca. Meu reumato transcreveu a Prolia. É perigosa para fratura de…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Boa noite, nao tenho nada contra o PROLIA, alias acho uma medicacao excelente da osteoporose! Seria interessante lhe avaliar, comparar as massas osseas previas, bem como ver a bioquimica ossea…


  • Boa noite,meu marido a muito tempo faz tratamento para dores na coluna,entre elas fisioterapia, nata

    Boa noite,meu marido a muito tempo faz tratamento para dores na coluna,entre elas fisioterapia, natação, muitos remédios e nada resolve. Acho que estão tratando sem descobrir de fato o que é.... Qual especialista procurar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Concordo com o colega, acho interessante diferenciar essas causas de dores na coluna para entao tentar direcionar um tratamento mais adequado. Acredito que o reumatologista consiga lhe ajudar.


  • Tenho o acido uruco alto 7,5 .Tomo injeção de Citoneurin 5000 todo mês por causa da anemia. Isto au

    Tenho o acido uruco alto 7,5 .Tomo injeção de Citoneurin 5000 todo mês por causa da anemia.
    Isto aumenta o Acido urico?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    nao tem relacao o citoneurim com a elevacao do acido urico, seria interessante ver o porque do aumento do acido urico, quer seja ingesta em excesso de alimentos ricos em purinas ou a medicacao…


  • Tenho Arterite de takayasu ativa e vou fazer uma abdominoplastia em setembro. Quais são os riscos?

    Tenho Arterite de takayasu ativa e vou fazer uma abdominoplastia em setembro. Quais são os riscos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Concordo com o colega.
    Seria interessante conversar com o reumatologista que a acompanha , ver se a doenca esta em atividade ou nao , e ponderar a real necessidade do procedimento. Qualquer…


  • Gostaria de saber dados estatísticos sobre medicamentos biológicos no tratamento da espondilite anqu

    Gostaria de saber dados estatísticos sobre medicamentos biológicos no tratamento da espondilite anquilosante? Se é o tratamento mais indicado atualmente e o índice de rejeição do organismo ao tratamento.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Medicamentos biologicos sao uma boa opcao para paciente que tem a doenca em atividade. Melhora progressao da doenca e qualidade de vida.
    Sao seguros, mas precisa ser acompanhado com o reumatologista…


  • boa tarde.....tem problema tomar uma cervejinha tomando ciprofibrato?

    boa tarde.....tem problema tomar uma cervejinha tomando ciprofibrato?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Bom senso acima de tudo. Cerveja pode aumentar o triglicerides. Nao oriento dietas tao restritivas, mas precisa ter essa consciencia de que pode ser que seu triglicerides demore mais para baixar…


  • Comprei um tratamento de criolipolise e fui informada que era contra indicado para quem usa anti inf

    Comprei um tratamento de criolipolise e fui informada que era contra indicado para quem usa anti inflamatórios, informei que tenho AR e uso metotrexato classificado como imunussupresor, a fisio informou que nao teria contra indicação neste caso e eu poderia seguir o tratamento, no entanto diferente…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Nao acho que interfira.
    A criolipolise esta contraindicada para quem tem fenomeno de raynaud, esclerodermia, crioglobulinemia,


  • Olá, tenho tendinopatia e peritendinite do glúteo mínimo, sem rotaras e tendinopatia junto a origem

    Olá, tenho tendinopatia e peritendinite do glúteo mínimo, sem rotaras e tendinopatia junto a origem dos isquiotibiais,sem roturas!
    Posso fazer pilates?
    Quais exercícios que posso fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Pode fazer pilates e exercicios de alongamento. Ajudam bastante.


  • Boa Tarde,estou tomando arpadol 400 mg e fiz cocô com sangue é normal?

    Boa Tarde,estou tomando arpadol 400 mg e fiz cocô com sangue é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Sugiro investigar essa alteracao!
    Nao acredito que seja da medicacao


  • A espondilite anquilosante causa somente inflamação nos olhos ou causa cegueira?

    A espondilite anquilosante causa somente inflamação nos olhos ou causa cegueira?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Uma das manifestacoes da espondilite anquilosante é a uveite anterior que pode ser recidivante e deixar sequelas se nao tratada adequadamente.
    Importante ter um oftalmologista , de preferencia…


  • Bom dia tenho muita queda de cabelo tenho fibromialgia ja estou me tratando mas gostaria de saber se

    Bom dia tenho muita queda de cabelo tenho fibromialgia ja estou me tratando mas gostaria de saber se a queda de cabelo tem aver com a fibromialgia

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    A fibromialgia em si não causa queda de cabelo. Entretanto, ansiedade, alimentacão inadequada, anemia podem causar a queda de cabelo.
    Sugiro consultar um especialista para lhe avaliar.


  • Tenho esclerodermia localizada, com manchas, mas não sinto absolutamente nada. Faço depilação a lase

    Tenho esclerodermia localizada, com manchas, mas não sinto absolutamente nada. Faço depilação a laser a um ano na virilha e axila, apareceu manchas escuras na msm, pode ser pelo fato do laser ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Boa tarde, interessante saber se o local onde voce faz o laser tem lesao cutanea. Precisa avaliar se a doenca de pele esta ativa.
    Que tal procurar um dermatologista para lhe ver melhor?


  • Boa tarde estou tomando o trazodona 50 mg de 12 em 12 hrs, tem problema se eu passar a tomar soment

    Boa tarde
    estou tomando o trazodona 50 mg de 12 em 12 hrs, tem problema se eu passar a tomar somente
    uma vez por dia ? O máximo que vai acontecer demorar mais o tratamento, é isso ?
    Outra coisa , posso parar por uma semana ? Estou tomando para fibromialgia.
    Agradeço se…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Boa Tarde. Tratamento para fibro não é uma receita de bolo. Cada um tem um tratamento personalizado, ja que cada um responde de um jeito a determinado tratamento.
    Dessa forma, como voce…


  • Olá, tomo metrexato à 8 meses, 6 comprimidos por semana e estou desenvolvendo verrugas perianais cau

    Olá, tomo metrexato à 8 meses, 6 comprimidos por semana e estou desenvolvendo verrugas perianais causadas pelo vírus hpv, já fiz 3 procedimentos de retirada e elas sempre voltam, agora terei que retirar cirurgicamente com um proctologista, tem algum feito de eliminar isso sem parar com a medicação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Pelo fato de o metotrexato ser um imunossupressor, precisa avaliar se é ele que está favorecendo o reaparecimento dessas verrugas.
    Interessante saber porque voce esta tomando metotrexato,…


  • Minha mãe 86 anos está com ácido úrico 11.2 já tomou alopurinol 300mg e teve reação grave ao remédio

    Minha mãe 86 anos está com ácido úrico 11.2 já tomou alopurinol 300mg e teve reação grave ao remédio, outro médico mesmo informando da reação alérgica receitou o remédio narcaricina, pode tomar sem medo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Boa tarde, as vezes alopurinol pode sim dar reacao alergica. A conduta mesmo é suspender a medicacao.
    Com relação à narcaricina, a medicacao tem outro mecanismo de acao, ela ajuda a eliminar…


  • Sou portadora de artrite reumatoide (em remissao) e doenca de graves (ainda descontrolada), meu FAN

    Sou portadora de artrite reumatoide (em remissao) e doenca de graves (ainda descontrolada), meu FAN sempre deu reativo (núcleo pontilhado fino 1/80), só que há uns 4 meses ele apresenta negativo, gostaria de saber pq esse exame agora está dando negativo mesmo sendo auto imune?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    Boa tarde, a depender de onde foi feito o exame de sangue, pode haver erro na interpretação.
    O FAN é apenas um anticorpo que pode estar alterado em algumas doenças autoimunes. Ele não é…


  • Olá boa noite!meu exame aslo está em 400 e tenho sintomas como dores nas articulações,no peito devo

    Olá boa noite!meu exame aslo está em 400 e tenho sintomas como dores nas articulações,no peito devo me preocupar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Monica Duarte Costa

    ASLO positivo não é sinonimo de febre reumatica. Acho interessante que vc consulte o especialista para lhe orientar melhor e investigar essas dores articulares.


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.