Perguntas do paciente (102)
-
Remédios contra hipertensão podem perder a eficácia após mais de 20 anos de uso?
Remédios contra hipertensão podem perder a eficácia após mais de 20 anos de uso?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola
Isso nao costuma ocorrer, nao existem evidencias que apontem para perda de eficacia por tempo de uso.
Entretanto, muitas vezes a pressao arterial fica mais dificil de tratar,…
-
Tenho 37 anos e sou hipertenso, tomo Acertil 10 mg 1x ao dia, posso fazer exercício de alta intensidade
Tenho 37 anos e sou hipertenso, tomo Acertil 10 mg 1x ao dia, posso fazer exercício de alta intensidade como hiit?...já fiz eletro, ultrassom e teste de esteira e está tudo normal.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola
A hipertensão por si só nao impede a realização de atividades físicas. Muito pelo contrário, a atividade física pode ser inclusive benéfica e ajudar no controle. É importante no entanto…
-
Estou fazendo caminhada por conta própria , pois sou muito ansiosa e as vezes minha pressão sobe um
Estou fazendo caminhada por conta própria , pois sou muito ansiosa e as vezes minha pressão sobe um pouco por causa disso , gostaria de saber se posso continuar fazendo caminhada de 30 minutos diário sem passa no médico , ou preciso de um acompanhamento ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola
Sempre vale a pena uma avaliação médica com o cardiologista. A pressão alta em si não é uma contra-indicação à atividade física. Muito pelo contrário, a atividade física regular pode…
-
O que significa déficit de relaxamento do ventrículo esquerdo em ecocardiograma?
O que significa déficit de relaxamento do ventrículo esquerdo em ecocardiograma?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O nosso coração é um músculo que contrai e relaxa, de 60 a 100 vezes por minuto.
Assim como a contração, o relaxamento é importante para que o coração desempenhe a sua função normalmente.
-
Fiz uma ablação por cateter a 5 anos e agora comecei a sentir falta de ar e meu coração está acelerado
Fiz uma ablação por cateter a 5 anos e agora comecei a sentir falta de ar e meu coração está acelerado as vezes principalmente pela manhã, será que voltei a ter arritmia?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pode ter voltado a ter a mesma arritmia ou pode ser outra arritmia diferente ou pode ser um sintoma de alguma outra cardiopatia.
Desta forma o melhor a fazer é procurar um bom médico cardiologista…
-
Sinto dor no peito depois de um revascularizacao cardiaca com dois enxertos, um mamaria e uma safena,
Sinto dor no peito depois de um revascularizacao cardiaca com dois enxertos, um mamaria e uma safena, contudo segundo cateterismo perdi a safena. Qual a providência a ser tomada ? Tenho uma hérnia de hiato que contribui para a dor.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola.
Voce precisa ter um cardiologista para fazer seguimento. É comum os enxertos, especialmente no caso da safena, perderem-se com o tempo. O que nao é um problema, desde que o paciente…
-
Não entendo comprei um aparelho bioland de pulso já fiz alguns exames cardiológicos alguns ECG ums
Não entendo comprei um aparelho bioland de pulso já fiz alguns exames cardiológicos alguns ECG ums 60 tudo normal colesterol bom ecocardiograma normal teste ergométrico também minha PA sempre foi 12x08 11x 08 agora neste aparelho da 17x11 16 x 10 sentando calmo , ai olho deitado da 12x07 12x08.…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sugiro que volte à consulta com seu cardiologista de confiança.
Pode estar desregulado o aparelho ou haver alguma causa secundaria de hipertensao.
-
Investigando um possível quadro de hipertensão secundária, fiz o exame de aldosterona/renina. A aldosterona
Investigando um possível quadro de hipertensão secundária, fiz o exame de aldosterona/renina. A aldosterona está normal, dentro da referência do laboratório, mas a retina apresenta-se muito alterada. Essa alteração pode ser por consequência do Enalapril 10mg que uso para o controle da pressão?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim
O ideal é suspender algumas medicaçoes, como o enalapril antes do teste.
-
Bom dia fiz exame de Holter e deu arritmia ventriculares 33 isoladas 0 em episódios de bigeminismo 0
Bom dia fiz exame de Holter e deu arritmia ventriculares 33 isoladas 0 em episódios de bigeminismo 0 em episódios pares e 0 taquicardia.
A arritmia supraventricular deu 16 isoladas 4 pareadas 0 taquicardia, alguem pode me ajudar o que quer dizer?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá!
Extrassistoles sao batimentos “extras” do coração. Na maioria das vezes são benignas e não causam maiores problemas. Entretanto, quando o paciente tem alguma cardiopatia subjacente ou…
-
Mais quem tem arritmia cardíaca pode tomar bebida de vez enquando? E fumar narguilé?
Mais quem tem arritmia cardíaca pode tomar bebida de vez enquando? E fumar narguilé?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola
Existem diversos tipos de arritmias, que podem ser mais ou menos graves.
É importante saber de que arritmia se trata, bem como se existe alguma outra doença cardíaca associada.
-
O que causa um volume sistólico baixo no exame cardíaco? com o passar do tempo ele pode evoluir? o
O que causa um volume sistólico baixo no exame cardíaco? com o passar do tempo ele pode evoluir? o que pode causar sua evolução?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O volume sistolico baixo resulta de uma baixa capacidade do coraçao de ejetar (“jogar”) o sangue para a circulaçao.
Isso pode ser provocado por diferentes doenças cardiacas, como problema…
-
Para que serve o AAS para pessoa que tem hipertensão e problemas nas valvulas ?
Para que serve o AAS para pessoa que tem hipertensão e problemas nas valvulas ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O AAS (ácido acetil-salicílico) é um antiagregante plaquetário. Sua ação consiste em dificultar a formação de coágulos - "afinar o sangue". Normalmente é utilizado em pacientes que já…
-
Estou com dores no peito frequentes e do nada não sei oq pode ser tô com muito medo já fiz exames
Estou com dores no peito frequentes e do nada não sei oq pode ser tô com muito medo já fiz exames do coração e não deu nada o que pode ser?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Existem varias causas de dor no peito.
Problemas cardiacos, pulmonares, problemas musculares e das costelas, refluxo esofagico, ansiedade e estresse, entre outras causas.
É importante…
-
O que é discreto aumento de câmeras esquerdas?
O que é discreto aumento de câmeras esquerdas?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O coração é dividido em 4 câmaras, 2 direitas e 2 esquerdas.
Essas câmaras podem sofrer aumento devido a alguma doença.
Pressão alta, miocardite, bebidas alcoólicas, Chagas, problemas…
-
Tomo Atenolol á um ano, quando tento parar, fico uma semana semana, aí volto a ter angústia a noite
Tomo Atenolol á um ano, quando tento parar, fico uma semana semana, aí volto a ter angústia a noite e perco o sono, o que devo fazer? Não queria ficar tomando esse tipo de medicamento.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola
Deixar de tratar a pressão é o mesmo que pedir problemas sérios de saúde... Muito melhor tratar a pressão e fazer prevençao... existem medicaçoes melhores do que o atenolol para a pressao...…
-
É possível sentir palpitações (em repouso) com a frequência cardíaca normal 80bpm?
É possível sentir palpitações (em repouso) com a frequência cardíaca normal 80bpm?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim. As palpitações não são provocadas apenas pela frequência cardíaca elevada (acima de 100 bpm). Pode ocorrer sensação de palpitações em frequências mais baixas, como ocorre por exemplo no caso…
-
Tenho refluxos discretos nas válvulas sempre faço eco e nunca detetou FOP e ontem fiz um eco que detetou
Tenho refluxos discretos nas válvulas sempre faço eco e nunca detetou FOP e ontem fiz um eco que detetou FOP com shunt 3mm, o eco pode estar errado ? ja que a três anteriores nunca havia dado nada. É grave fop com shunt discreto? Um fop pode surgir num adulto ou é ja de nascença?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola
O forame oval patente é dificil de ser visuslizado no eco toracico. Pode ser que os outros nao viram pela dificuldade do exame, mas tambem pode ser erro do ultimo exame.
Para…
-
Meu filho fez um ecocardiografia aos 3 anos e aos 4 e deu sopro a Dra disse que era normal, que o sangue
Meu filho fez um ecocardiografia aos 3 anos e aos 4 e deu sopro a Dra disse que era normal, que o sangue batia nas cordas e fazia barulho falou que ele nasceu com isso é hj 27/07/17 recebi outro eco e deu refluxo valvar tricúspide discreto, o restante das partes do coração está normais, é grave…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá!
O refluxo tricuspide discreto costuma ser normal e na maioria das vezes não costuma piorar.
Mas é fundamental uma boa avaliação para excluir alterações estruturais cardíacas, especialmente…
-
O que ou que parâmetro caracteriza uma arritmia como benigna? Sou portador de arritmia ventricular benigna
O que ou que parâmetro caracteriza uma arritmia como benigna? Sou portador de arritmia ventricular benigna de via de saída de ventrículo direito. Após esse diagnóstico, ela pode se tornar maligna ao longo do tempo ou não mais? O que torna ela benigna?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola
Existem varias questões a ser consideradas.
É importante saber a causa da arritmia, o que esta por trás dela.
Geralmente quando são benignas não tem nenhuma doença grave…
-
Tive dois quadros de fibrilação atrial, e meu cardiologista receitou 450mg de Ritmonorm por dia (300mg
Tive dois quadros de fibrilação atrial, e meu cardiologista receitou 450mg de Ritmonorm por dia (300mg manhã e 150mg noite) e 600 mg de Pradaxa por dia (300 mg manhã e 300mg noite). Até quando precisarei tomar esses medicamentos?
Existem exames para detectar potenciais crises futuras?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola
Pelo que vc disse, parece um quadro de fibrilaçao atrial paroxistica.
Nesses casos, é calculado um escore e caso o paciente tenha alto risco de AVC (derrame) e outros eventos,…
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…