Perguntas do paciente (15)

  • Fiz PR em nov/2003, ou seja, 15 anos passado. até 2016 meu PSA estava em 0,9, em jan/2018 3,92( fiquei

    Fiz PR em nov/2003, ou seja, 15 anos passado. até 2016 meu PSA estava em 0,9, em jan/2018 3,92( fiquei assustado e repeti o exame num intervalo de uma semana cada, 4,29 e 4,92), agora em junho 50, 1. Ph baixo tem influencia no PSA?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Corradi

    O pH não tem influência no resultado do PSA neste caso. Para seguimento pós cirurgia, o PSA apresenta grande sensibilidade e especificidade e, no seu caso, o valor do mesmo sugere fortemente uma…


  • Minha mãe fez nefrectomia parcial, no laudo conta que a lesão se estende até o limite cirurgico. Pode

    Minha mãe fez nefrectomia parcial, no laudo conta que a lesão se estende até o limite cirurgico. Pode reoperar para aumentar a margem ou esperar seis meses? Ou tem tratamento alternativo? Ainda é possível cura?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Corradi

    Acredito que a melhor conduta no caso seja acompanhar sem a necessidade de reoperar no momento. É muito importante o acompanhamento pós operatório de pacientes que foram tratados cirurgicamente…


  • Um homem com 78 anos, pode fazer cirurgia de próstata, corre algum risco ?

    Um homem com 78 anos, pode fazer cirurgia de próstata, corre algum risco ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Corradi

    pode sim, a depender do estado físico e saúde do paciente.


  • Melancia maracujá limão laranjas banana são bom pra quem ta de cirurgia de pedras no rins estou com

    Melancia maracujá limão laranjas banana são bons pra quem ta de cirurgia de pedras no rins? estou com duplo J

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Corradi

    Nao fazem diferença para tratamento dos cálculos.


  • Bia tarde ! Meu PSA total 1,14 e o livre 0,14 ! Devo me preocupar , tenho 65 anos !

    Bia tarde !
    Meu PSA total 1,14 e o livre 0,14 !
    Devo me preocupar , tenho 65 anos !

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Corradi

    Os valores estão bons mas sugiro a realização tambem doe xame de toque retal.


  • Boa tarde, meu psa livre ta 0.270 e o total 0.5 é normal? Tenho 39 anos.

    Boa tarde, meu psa livre ta 0.270 e o total 0.5 é normal? Tenho 39 anos.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Corradi

    Sim, os valores estão bons mas recomendo tambem exame de toque retal a partir de 45 anos.


  • Boa noite!! Meu marido está usando sonda ah uma semana e ontem começou sair sangue junto com a urina

    Boa noite!! Meu marido está usando sonda ah uma semana e ontem começou sair sangue junto com a urina isso é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Corradi

    Sim, isso pode acontecer pois a sonda pode machucar a bexiga e uretra.


  • Boa tarde! Tenho 35 anos e o resultado do PSA total deu 4,97 ng/mL e o PSA Livre/-PSA Total deu 12,1

    Boa tarde! Tenho 35 anos e o resultado do PSA total deu 4,97 ng/mL e o PSA Livre/-PSA Total deu 12,1%. Fiz o exame com cerca de 36 horas de abstinência sexual. Já fiz um novo exame de PSA, mas ainda não saiu o resultado. Existem relatos de pessoas com 35 anos e com PSA acima de 4, é isso não…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Corradi

    Sim, o PSA pode estar alterado e a pessoa não ter câncer de próstata, sugiro que você consulte um urologista para uma consulta mais detalhada para realização de um toque retal e exames complementares…


  • olá, tenho 65 anos e gostaria de saber qual as desvantagens entre a cirurgia de próstata e a radiote

    olá, tenho 65 anos e gostaria de saber qual as desvantagens entre a cirurgia de próstata e a radioterapia.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Corradi

    Ambos tratamentos são eficazes no controle oncológico da doença e estão relacionados a efeitos colaterais como disfunção erétil e incontinência urinária em graus variados. Estes efeitos colaterais…


  • Como é a vida de quem retira a bexiga e no lugar se tem uma neobexiga?

    Como é a vida de quem retira a bexiga e no lugar se tem uma neobexiga?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Corradi

    O paciente pode, muitas vezes, ter uma vida normal e se adaptar à nova realidade com ajuda de uma equipe multidisciplinar.


  • É normal sentir cheiro forte da urina após 57 dias de prostatectomia radical?

    É normal sentir cheiro forte da urina após 57 dias de prostatectomia radical?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Corradi

    Não é normal, pode se tratar de uma infecção urinária, sugiro a realização de um exame de urina.


  • Meu marido fez a retirada da próstata em outubro de 2022, após 45 dias da cirurgia o Psa estava em 0

    Meu marido fez a retirada da próstata em outubro de 2022, após 45 dias da cirurgia o Psa estava em 0,06.
    Após 3 meses 0,01 e hoje está em 0,03.
    Essa variação do PSA é normal?
    Obrigada!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Corradi

    É normal sim , essas pequenas variações muitas vezes não tem importância prática.


  • Fiz uma nefrectomia parcial do rim esquerdo. Quantos dias sem dirigir?

    Fiz uma nefrectomia parcial do rim esquerdo. Quantos dias sem dirigir?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Corradi

    Geralmente entre 30 e 45 dias a depender da sua recuperação, de qualquer maneira, vale a pena ouvir a recomendação do cirurgião que te operou.


  • Ola! Fiz uma cirurgia de nefrectomia radical laparoscópica mas com corte grande lateral para retirad

    Ola! Fiz uma cirurgia de nefrectomia radical laparoscópica mas com corte grande lateral para retirada do rim devido a um tumor, fazem 4 semanas, ainda é normal sentir um pouco de dor e desconforto no local da incisão maior?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Corradi

    Sim, é normal, a dor pode persistir por um tempo após a cirurgia. Deve-se ficar atento a sinais de infecção como dor intensa e sinais de inflamação.


  • Posso tomar combodart em dias alternativos. Dia sim dia não ?

    Posso tomar combodart em dias alternativos. Dia sim dia não ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Corradi

    Geralmente o tratamento é contínuo e o medicamento deve ser tomado diariamente, a melhor forma de tomar é conforme seu médico te orientou.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.