Perguntas do paciente (41)

  • Bom dia fiz uma oforectomia no ovário direito e uma oforectoplastia no ovário esquerdo , posso engra

    Bom dia fiz uma oforectomia no ovário direito e uma oforectoplastia no ovário esquerdo , posso engravidar? quanto tempo depois da cirurgia volto a menstruar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    Com a realização da ooforoplastia à esquerda, o tecido ovariano é mantido e por isso você continua com capacidade de ovular e engravidar.

    A manipulação cirúrgica do ovário pode alterar…


  • Fiz o papa e estou sangrando a nove dias e cada vez aumenta mais o sangramento é normal

    Fiz o papa e estou sangrando a nove dias e cada vez aumenta mais o sangramento é normal

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    Após a realização do papanicolau pode ocorrer sangramento com aspecto de borra de café em pequena quantidade, porém um sangramento mais intenso deve ser investigado por uma avaliação médica com…


  • O que é corpo uterina? E ovário com Características coberto gas ?

    O que é corpo uterina?
    E ovário com
    Características coberto gas ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    Corpo uterino é porção do útero que se encontra na cavidade pélvica, trata-se de uma divisão anatômica. O útero pode ser dividido em corpo e colo uterino, sendo que o colo uterino está localizado…


  • Meu exame preventivo citou as seguintes alterações. Metaplasia escamosa e Anormalidade das células

    Meu exame preventivo citou as seguintes alterações.
    Metaplasia escamosa e Anormalidade das células epiteliais. Retorno somente daqui um mês, devo me preocupar e antecipar a consulta?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    A metaplasia escamosa é uma alteração benigna que ocorre no tecido do colo uterino, sendo normal a ocorrência dela no resultado do papanicolau.

    A presença de anormalidade de células…


  • Quantos dias devo ficar sem fazer sexo antes de fazer uma conização ?

    Quantos dias devo ficar sem ter relação antes de fazer uma conização ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    A abstinência sexual não é obrigatória, porém pode ser recomendada por 1 semana, a depender do profissional que irá realizar o procedimento.

    Nesse caso o ideal é você conversar com…


  • Tomei minha primeira dose da injeção trimestral em janeiro, a data para a segunda dose era dia 26 de

    Tomei minha primeira dose da injeção trimestral em janeiro, a data para a segunda dose era dia 26 de abril porém eu acabei não tomando. Tive relação alguns dias depois sem a proteção, eu corro risco de engravidar? Depois da primeira injeção, quanto tempo leva pra ovular novamente?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    A proteção garantida pela injeção trimestral é dependente do uso periódico e adequado das mesmas. Ao não realizar a nova dose não existe garantia do efeito contraceptivo, existindo o risco de gravidez…


  • Coloquei o DIU, há um ano e meio, e tenho sentido cólicas, como se fosse menstruar. É normal ?

    Coloquei o DIU, há um ano e meio, e tenho sentido cólicas, como se fosse menstruar. É normal ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    Depende do tipo de DIU que você utiliza.
    Os DIUs não hormonais, aqueles de Cobre ou Cobre+prata, podem aumentar as cólicas em algumas mulheres, bem como aumentar o volume sanguíneo menstrual.…


  • Coloquei o Diu de cobre e já faz 7 meses,e estou sentindo um incomodo no lado direito da virilha e m

    Coloquei o Diu de cobre e já faz 7 meses,e estou sentindo um incomodo no lado direito da virilha e mais encima um pouco, isso é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    O DIU de cobre é um dispositivo que fica localizado no interior do útero, trata-se de um método contraceptivo de longa duração e a sua presença não é sentida pela mulher.

    Dificilmente…


  • É possivel engravidar tomando injeção nas data certa?

    É possivel engravidar tomando injeção nas data certa?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    As injeções mensais ou trimestrais são métodos contraceptivos com alta eficácia. A taxa de falha da injeção mensal varia de 0,1% a 0,6% e da trimestral é de 0,3%, conferindo uma alta proteção…


  • Gostaria de saber se é necessário a drenagem cirúrgica da glandula de batolinine ou ela se drena exp

    Gostaria de saber se é necessário a drenagem cirúrgica da glandula de batolinine ou ela se drena expontanemente. Se sim....A partir de quantos dias inflamada ocorre essa drenagem.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    Nem sempre é necessária a drenagem cirúrgica da glândula de bartholin, a drenagem espontânea pode acontecer. A abordagem cirúrgica tem como objetivo reduzir o período de inflamação e muitas vezes…


  • Olá bom dia parei de tomar anticoncepcional no mês de março .a minha mestruacao veio no mês de abril

    Olá bom dia parei de tomar anticoncepcional no mês de março .a minha mestruacao veio no mês de abril e ficou nove dias agora em maio ainda não veio tá com atraso de 9 dias .pode ser o efeito ainda do anticoncepcional ou Gravidez?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    O atraso menstrual não está associado ao uso da pílula anticoncepcional, devendo ser avaliado para a identificação das possíveis causas.

    A gravidez é a principal causa do atraso menstrual,…


  • Faz 11 dias q tomo anticoncepcional e tive relação com camisinha e ela não estourou nem nada ,meu pa

    Faz 11 dias q tomo anticoncepcional e tive relação com camisinha e ela não estourou nem nada ,meu parceiro até encheu ela pra ver se tinha furado mas não saiu ar algum.
    Mesmo assim corro risco de gravidez?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    A associação de dois métodos contraceptivos (pílula anticoncepcional e camisinha) aumentam a proteção contra gravidez. O importante é fazer uso correto do medicamento.

    Como não houve…


  • Tomei mesigyna um mês somente, e parei Estou 57 dias sem vir a menstruação, é normal?

    Tomei mesigyna um mês somente, e parei
    Estou 57 dias sem vir a menstruação, é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    Olá, não é o efeito esperado da medicação. O atraso menstrual deve ser investigado.
    A principal causa do atraso menstrual é a gravidez, porém existem muitas outras causas, como alterações…


  • O Diu de cobre pode causar manchas vermelhas no corpo?

    O Diu de cobre pode causar manchas vermelhas no corpo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    Não, o DIU de cobre é um método contraceptivo não hormonal de ação local, ou seja, dentro do útero. As manchas no corpo podem ser secundárias a um processo alérgico, avalie se você iniciou uso…


  • Terminei o antcoopicinal num dia, no outro tive relações. Posso engravidar?

    Terminei o antcoopicinal num dia, no outro tive relações. Posso engravidar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    No período de pausa da cartela a proteção contraceptiva se mantém.
    Então se você fez o uso correto da pílula anticoncepcional o risco de gravidez é mínimo.


  • Estou com o DIU de cobre há meses. Mais ou menos 10 dias antes da menstruação ocorre uma dor embaixo

    Estou com o DIU de cobre há meses. Mais ou menos 10 dias antes da menstruação ocorre uma dor embaixo do umbigo, onde a barriga fica dura e com sintomas significativos de cólica. Isso é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    O DIU de cobre pode ter como efeito colateral a maior ocorrência de cólica menstrual e aumento do volume menstrual. Esses sintomas tendem a amenizar após os primeiros 6 meses de uso do método.


  • Minha laqueadura foi feita na cesarioa 7 anos, como saber se foi cortada ou amarrada já que no pront

    Minha laqueadura foi feita na cesarioa 7 anos, como saber se foi cortada ou amarrada já que no prontuario só diz LT bilateral?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    A avaliação da técnica cirúrgica após 7 anos pode ser muito difícil, mesmo se realizada cirurgia para investigação. O ideal é checar na descrição cirúrgica da época ou conversando com o médico…


  • Calcificacoes de 8.3 cm é preocupante? Indica que terá metástase?

    Calcificacoes de 8.3 cm é preocupante? Indica que terá metástase?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    As calcificações mamárias devem ser avaliadas quanto a sua apresentação, formato, distribuição, sendo necessária a avaliação detalhada do exame de mamografia.
    Com calcificações mamárias…


  • Coloquei o implanon há 6 meses e ainda sinto muitas cólicas. Será que pode melhorar depois desse tem

    Coloquei o implanon há 6 meses e ainda sinto muitas cólicas. Será que pode melhorar depois desse tempo todo ou já passei da fase de adaptação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    Os 6 primeiros meses são considerados como período de adaptação. A ocorrência de cólica intensa deve ser avaliada, a fim de identificar outras possíveis causas.
    O implanon é um método contraceptivo…


  • Boa noite eu tomei a injeção no mesmo dia tive relações sexuais tem algum problema de gravidez

    Boa noite eu tomei a injeção no mesmo dia tive relações sexuais tem algum problema de gravidez

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Stephanye Mariano

    O início da proteção do método anticoncepcional depende de alguns fatores:
    - em qual fase do ciclo menstrual você iniciou o uso do mesmo
    - qual método contraceptivo você utilizava antes…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.