Perguntas do paciente (35)
-
Estou no 14 dias do escitalopram ainda amanheci com enjôo e um pouco de tontura isso é normal?
Estou no 14 dias do escitalopram ainda amanheci com enjôo e um pouco de tontura isso é normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, é possível. Náuseas, tontura e desconforto gastrointestinal estão entre os efeitos colaterais mais comuns do escitalopram nas primeiras semanas de tratamento e, na maioria dos casos, tendem… Mais
-
Olá. Estou há 4 dias com Sertralina de 75mg, antes estava com 50mg. Minha psiquiatra aumentou para t
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É possível, sim. Após o aumento da dose da sertralina, algumas pessoas podem perceber uma sensação transitória de maior energia ou disposição enquanto o organismo se adapta à nova dose. Em muitos… Mais
-
Olá pessoa, tudo bem? Gostaria de tirar uma duvida conquanto ao medicamento Atentah. Estou usando a
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
lá! É possível, sim. A atomoxetina (Atentah) pode causar aumento da ansiedade, sensação de inquietação ou maior vulnerabilidade emocional, principalmente durante a fase de titulação da dose e nas… Mais
-
Existe flexibilidade no acompanhamento de TDAH com uso de estimulantes, permitindo intervalos maiore
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sua pergunta é muito pertinente e reflete uma preocupação legítima com a sustentabilidade do tratamento a longo prazo.
No acompanhamento do TDAH, especialmente com uso de estimulantes,… Mais
-
Meu filho é estudante de medicina do 3 período, e há uns dois meses teve crises fortes de ansiedade,
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A sua preocupação é muito compreensível, especialmente pela mudança de desempenho em alguém que sempre teve bom funcionamento cognitivo.
A venlafaxina é um antidepressivo bastante… Mais
-
Foi receitado pro meu filho 1/2 comprimido de Haldol de 5 mg pela manhã e mais a outra metade a noit
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É muito importante que você converse com o médico assistente do seu filho. O Haldol (haloperidol) é um antipsicótico potente, frequentemente utilizado para controlar agitação e agressividade, mas… Mais
-
Estou tomando Trazodona faz 1 mês e duas semanas e tive dores de cabeça todos os dias, porém não sen
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A Trazodona é um antidepressivo de ação gradual, com início de resposta esperado em torno de 2 a 4 semanas e efeito mais completo entre 6 a 8 semanas. No entanto, ela tem uma particularidade importante:… Mais
-
vou começar o tratamento com Sertralina e tenho medo de perder músculos e minha libido cair muito
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A sertralina é um antidepressivo bastante utilizado e, de modo geral, não está associada à perda de massa muscular. Ou seja, não é esperado que você “perca músculos” diretamente por causa da medicação.
Mais
-
Estou a 2 meses e 2 dias tomando sertralina ainda sentindo cabeça oca tonturas e formigamento nos pé
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A sertralina é um antidepressivo que costuma ter boa tolerabilidade, e muitos efeitos iniciais — como tontura ou sensação de “cabeça leve” — podem ocorrer nas primeiras semanas. No entanto, após… Mais
-
Tomei bupropiona por quatro meses com clonazepam 1 mg. Tive crises de ansiedade muito fortes. A psiq
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Entendo sua angústia — e é importante levar esses sinais a sério. O quadro que você descreve não é incomum em fases de ajuste medicamentoso, mas também indica que o tratamento atual precisa ser… Mais
-
Estou tomando olanzapina que o psiquiatra passou para tiques; já tomo sertralina de 100mg e,essa ola
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Esse efeito é relativamente comum com a olanzapina, que pode aumentar o apetite e favorecer o ganho de peso por alterações no metabolismo e na saciedade. Infelizmente, nem sempre melhora com o… Mais
-
Bom dia eu queria saber qual é o exame que realiza para descobrir problemas mental?
Bom dia eu queria saber qual é o exame que realiza para descobrir problemas mental?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Bom dia!
Não existe um único exame que, isoladamente, “descubra” um transtorno mental. O diagnóstico em saúde mental é clínico, ou seja, é feito principalmente por meio de uma avaliação… Mais
-
Olá, Dr. Tudo bem? Eu estou sofrendo com esses pensamentos de estar com uma doença. Já fiz dois exam
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá!
O que você descreve é relativamente comum e costuma estar relacionado à ansiedade, especialmente à ansiedade de doença. Mesmo com exames normais, a mente continua buscando sinais de… Mais
-
Tomo 40 mg de escitalopram tem algum risco para minha saúde? Já que o normal é 20 mg?
Tomo 40 mg de escitalopram tem algum risco para minha saúde? Já que o normal é 20 mg?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! A dose usual do escitalopram é de até 20 mg ao dia, mas em alguns casos muito específicos o médico pode indicar doses maiores. Doses acima do recomendado exigem acompanhamento mais próximo,… Mais
-
Tomava sertralina 25 mg, mas após ter minha bebê parei por conta. Após um ano e meio percebi retorno
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! A sonolência pode ocorrer em algumas pessoas no início do uso do escitalopram, mas quando interfere nas atividades diárias é importante reavaliar. Isso pode estar relacionado ao efeito da… Mais
-
Boa noite. Tomo sertralina 100mg há 15 anos e agora andava um pouco mal por morte de 1 colega de tra
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! A interrupção abrupta da sertralina após tantos anos de uso pode realmente causar sintomas intensos, como tonturas, ansiedade acentuada, tensão muscular e sensação de mal-estar. Esses efeitos… Mais
-
Tomo Losartana e ablok plus minha médica receitou amitriptilina pra ansiedade depressão. É segura es
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! A associação entre amitriptilina, losartana e ablok plus (atenolol + diurético) pode ser utilizada, mas requer acompanhamento médico. Em algumas pessoas, a amitriptilina pode baixar um pouco… Mais
-
Tive anorexia e bulimia laxativa por 14 anos, recentemente engordei mais de 40kg mesmo fazendo dieta
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pelo seu relato, trata-se de um transtorno alimentar ainda ativo, associado a desregulação emocional importante. O ganho de peso após anorexia/bulimia, somado ao uso prévio de algumas medicações,… Mais
-
Desde criança eu tenho muita dificuldade em permanecer em atividades paradas e monótonas. Na escola,
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Os sintomas que você descreve — dificuldade em manter o foco, inquietação, impulsividade, sensação intensa de tédio e prejuízo no trabalho e nos estudos — podem estar relacionados a um Transtorno… Mais
-
Bom dia! Na troca de antidepressivo eu posso voltar do zero a ter os sintomas da ansiedade?
Bom dia!
Na troca de antidepressivo eu posso voltar do zero a ter os sintomas da ansiedade?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, isso pode acontecer. Durante a troca de antidepressivo, é possível que os sintomas de ansiedade retornem ou até se intensifiquem temporariamente, especialmente nas primeiras semanas. Isso… Mais
Perguntas frequentes
-
foi prescrito pra mim 2 comprimidos do roacutan por dia mas a minha dermatologista esqueceu de avisa
Tanto faz: você pode tomar os dois juntos de uma vez ou separados em duas…