Perguntas do paciente (13)

  • Tenho 17 anos, faz mais de 2 anos que não tomo leite devido aos meus problemas com acne. Ouvi dizer

    Tenho 17 anos, faz mais de 2 anos que não tomo leite devido aos meus problemas com acne. Ouvi dizer que posso ter um problema no desenvolvimento ósseo e muscular por conta da falta de cálcio. Isso é verdade? Devo me preocupar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Vivian Simoes

    Olá,
    Alguns fatores são importantes para um pico de massa óssea adequada e prevenção futura de osteoporose: atividade física regular, exposição solar adequada (15 minutos/dia), ingesta adequada…


  • Boa tarde! Tive coronavirus e após o tratamento meu triglicerides subiu pra 1223,colesterol 363 e

    Boa tarde!
    Tive coronavirus e após o tratamento meu triglicerides subiu pra 1223,colesterol 363 e glicemia 167. O covid pode ter contribuído pra o aumento dessas taxas? Tenho diabetes?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Vivian Simoes

    Bom dia,
    O tratamento do coronavírus muitas vezes inclui o uso de corticoide que pode contribuir para a piora especialmente da glicemia. Isso acontece especialmente naqueles que já tem alguma…


  • Tomo puram t4 de 50 mg , mais acabou e tenho o de 25mg . Posso tomar 2 comprimidos de 25 mg pra subs

    Tomo puram t4 de 50 mg , mais acabou e tenho o de 25mg . Posso tomar 2 comprimidos de 25 mg pra substituir o de 50 mg . Tem algum problema ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Vivian Simoes

    Olá, boa tarde
    Pode sim usar os dois comprimidos de 25 mg de PuranT4. Devem ser tomados juntos, em jejum, e esperar 30 min para se alimentar.
    Abraços


  • Estou tomando sibutramina, meu endócrino aumentou a dosagem agora no segundo mês de 10mg para 15mg e

    Estou tomando sibutramina, meu endócrino aumentou a dosagem agora no segundo mês de 10mg para 15mg e passou o Orlistate como complemento neste segundo mês. Não estou indo mais ao banheiro diariamente defecar, e quando vou coloco sangue nas fezes. É NORMAL?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Vivian Simoes

    A sibutramina pode contribuir com a piora da constipação intestinal, e isso pode estar atrelado ao aumento da dose da medicação. O Orlistate pode ajudar a melhorar a frequência do hábito intestinal.…


  • Bom dia. Diabetes tipo 2. Com que valores me devo preocupar? Tenho por vezes a 214 após duas hor

    Bom dia.
    Diabetes tipo 2. Com que valores me devo preocupar?
    Tenho por vezes a 214 após duas horas de almoçar é normal?
    Só tomo medicação de manhã e á noite. Obrigada

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Vivian Simoes

    Boa tarde,
    Durante o tratamento do diabetes tipo 2, as metas a serem atingidas com o tratamento são:
    - Em jejum: glicemia deve ficar até 130 mg/dl
    - 2 horas após as refeições:…


  • Tomo levotiroxina sódica 50 mcg faz um ano, no meu exame de sangue mais recente deu o resultado T4 l

    Tomo levotiroxina sódica 50 mcg faz um ano, no meu exame de sangue mais recente deu o resultado T4 livre 1,43 e TSH 2,66. Estes resultados não indicam uma possibilidade de baixar a dose do remédio? Ou os valores são normais?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Vivian Simoes

    O hipotireoidismo é uma doença auto-imune e por isso o tratamento deve sempre ser mantido. Os exames citados estão normais, isso sugere que a sua tireoide está compensada com a dose de Levotiroxina…


  • Gostaria de saber se um pessoa que tem diabete pode tomar Dipirona

    Gostaria de saber se um pessoa que tem diabete pode tomar Dipirona ou é uma contraindicação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Vivian Simoes

    Não há contra-indicação ao uso de dipirona em pacientes com diabetes.


  • Fiz um exame e constatou hipertireoidismo o médico me receitou tapazol 10mg... passou 3 anos e agora

    Fiz um exame e constatou hipertireoidismo o médico me receitou tapazol 10mg... passou 3 anos e agora fiz exame de novo e deu dentro das normalidades devo continuar tomando o medicamento? Ou posso parar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Vivian Simoes

    O tratamento do hipertireoidismo com tapazol deve durar em média 18 meses, mas é importante o acompanhamento médico para orientação do desmame da medicação e acompanhamento da função tireoidiana,…


  • Fiz 2 vezes o exame de sangue de prolactina. Na primeira deu aprox. 62,60 ng/mL, na segunda 6 ng/mL

    Fiz 2 vezes o exame de sangue de prolactina. Na primeira deu aprox. 62,60 ng/mL, na segunda 6 ng/mL (fiz em laboratorios diferentes). Seria normal uma flutuação assim?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Vivian Simoes

    Boa tarde,
    Alguns medicamentos podem influenciar nos níveis de prolactina como inibidores de bomba de prótons ou procinético (omeprazol, ranitidina) e alguns antidepressivos (sibutramina…


  • Quando a pessoa tem alterações nos hormônios da tireóide por causa do uso de lítio e a pessoa para d

    Quando a pessoa tem alterações nos hormônios da tireóide por causa do uso de lítio e a pessoa para de usar o lítio em quanto tempo os hormônios da tireóide normalizando?
    É possível uma pessoa ter hipotireoidismo mesmo quando os exames de sangue de hormônios da tireóide São normais?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Vivian Simoes

    O hipotireoidismo secundário ao uso de medicamentos como lítio e ou amiodarona pode melhorar ou até normalizar a função tireoidiana após suspensão da medicação, mas esse tempo é variável, depende…


  • Bom dia... Meu exame de TSH deu 2,010 e o T4 livre deu 1,83. Tenho algo?

    Bom dia... Meu exame de TSH deu 2,010 e o T4 livre deu 1,83. Tenho algo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Vivian Simoes

    Olá boa tarde,
    Provavelmente você não tem nenhuma doença da tireoide
    O TSH está normal
    O T4 livre está discretamente alterado, mas é um exame mais suscetível a erro laboratorial…


  • Quando tomar xigduo XR pode comer doces normal ? Ou não?

    Quando tomar xigduo XR pode comer doces normal ? Ou não?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Vivian Simoes

    Os doces não estão proibidos no paciente que faz uso do xigduo, mas deve ser consumido em pequena quantidade, para não comprometer o tratamento do diabetes. Não adianta tomar o remédio para controlar…


  • fiz exames e meu TPO Deu 930 ui/ml,tsh 2,07,e o hipertireoglobina 7,02,posso está cm tireóide?

    fiz exames e meu TPO Deu 930 ui/ml,tsh 2,07,e o hipertireoglobina 7,02,posso está cm tireóide?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Vivian Simoes

    Olá,

    O Anti-TPO é um marcador de auto-imunidade da Tireoidite de Hashimoto que é uma doença auto-imune que pode levar ou não hipotireoidismo a longo prazo.

    Como o TSH…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.