2 semanas tomando fluoxetina e a ansiedade só aumentou, faço tratamento pra TAG e já havia tomado es

3 respostas
2 semanas tomando fluoxetina e a ansiedade só aumentou, faço tratamento pra TAG e já havia tomado escitalopram. Até quando duram esses efeitos?
O antidepressivo, que é o que faz o tratamento da ansiedade, muitas vezes pode dar uma piorada na ansiedade antes de melhorar mesmo. Aí nesse caso por vezes usamos um calmante junto por alguns dias. Em média leva uns 21 dias pra medicação começar a fazer algum efeito, mas varia de paciente pra paciente. Sugiro que marque um retorno para avaliar se precisa de um calmante junto pra esse início de tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? A fluoxetina, assim como outros inibidores da recaptura da serotonina, podem aumentar os sintomas no início do tratamento, antes de apresentar uma melhora destes sintomas.
Geralmente os efeitos terapêuticos da fluoxetina começam a surgir após 4-6 semanas do início do tratamento.
Dr. Thiago Miranda Sales
Psiquiatra
São Paulo
Olá!

É comum que, nas primeiras semanas do tratamento com fluoxetina, especialmente em casos de transtorno de ansiedade generalizada (TAG), os sintomas de ansiedade piorem temporariamente. Isso acontece porque o cérebro está começando a se adaptar ao aumento de serotonina — e essa regulação inicial pode causar efeitos como agitação, insônia, aceleração dos pensamentos e aumento da ansiedade.

Até quando duram esses efeitos?
Em geral, esses efeitos colaterais duram de 1 a 3 semanas.
A melhora dos sintomas de ansiedade costuma começar a ser percebida por volta da 3ª a 4ª semana.
O efeito terapêutico completo pode levar de 6 a 8 semanas.

Se a ansiedade estiver muito intensa, o médico pode indicar alguma estratégia para aliviar esse desconforto nesse período de adaptação — como ajustes na dose ou uso temporário de outra medicação de apoio.

É importante manter o acompanhamento e não interromper por conta própria. Essa fase é comum e tende a passar. Você já passou por isso antes com o escitalopram, então é possível que também supere com a fluoxetina.

Fico feliz em ajudar, caso tenha alguma dúvida, marque um horário e vamos conversar.
Dr Thiago Sales

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1330 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.