A alguns meses venho apertando meus dentes, mas eu não fico segurando, eu aperto e solto na mesma ho

3 respostas
A alguns meses venho apertando meus dentes, mas eu não fico segurando, eu aperto e solto na mesma hora e fica assim ao longo do dia. isso é considerado bruxismo de vigilia? em vez de colocar a placa pra proteger eu coloquei aparelho fixo
O que você descreveu parece sim estar relacionado ao bruxismo de vigília, que é esse hábito inconsciente de apertar ou encostar os dentes durante o dia, mesmo que por curtos períodos.

Ele é diferente do bruxismo do sono, que acontece à noite e geralmente envolve ranger os dentes. Mesmo que você não fique “segurando” por muito tempo, esse movimento repetitivo ao longo do dia pode causar sobrecarga nos dentes, músculos e articulação.

O aparelho ortodôntico pode ajudar no alinhamento dentário, mas ele não substitui a função de proteção da placa — especialmente se a intenção for proteger os dentes e aliviar os músculos. A placa (ou “placa de bruxismo”) tem uma função diferente: ela amortece o impacto e distribui melhor a força.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, isso é chamado apertamento dentário, aparelho ortodôntico não resolve isso. Tratamento pode ser realizado com toxina botulínica, placa miorelaxante e terapias alternativas para relaxamento. Pode procurar um dentista especializado em DTM.
Dra. Tatyana Farias
Dentista
Recife
Olá. O bruxismo tem vários níveis, sendo o de vigília caracterizado pelo ranger de dentes no período noturno, em que você só perceberá o desgaste dos dentes e dor muscular pela manhã.
De acordo com o que você está relatando, você tem apertamento dentário. Se tiver algum problema na abertura e fechamento da boca, o aparelho resolverá, mas caso ainda sinta dor e os sintomas continuem, é importante planejar a confecção de uma placa oclusal.

Espero ter tirado a sua dúvida!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.