a anemia pode complicar a recuperação de um pós operatório de abscesso cerebral?

2 respostas
a anemia pode complicar a recuperação de um pós operatório de abscesso cerebral?
Dr. Alexandre Meluzzi
Neurocirurgião
São Paulo
É como um círculo vicioso. A anemia pode ser consequência ao quadro consumptivo de origem infecciosa que consome células sanguíneas para defesa e reduz a produção (na medula óssea) de células de linhagem vermelha e privilegia a produção de células brancas destinadas a defesa celular. Assim quanto mais ativa a infecção , mais anemia, maior consumo, menor defesa. Mais anemia, menor oxigenação celular, menor nutrição, menor defesa. Existe um limite para isso tudo, que é frequentemente avaliado pelo médico assistente e quando o quadro clínico e os exames laboratoriais indicam este quadro deve ser tratado a tempo e revertido. Em geral sempre ocorre consumo em quadro infecciosos e haverá anemia, que pode ser tratada com reposição de ferro e acido fólico ou em casos extremos com transfusão de células sanguíneas doadas ou ferro biodisponível intravenoso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
Sim, a anemia pode complicar a recuperação no pós-operatório de um abscesso cerebral. A hemoglobina baixa significa que o sangue transporta menos oxigênio para os tecidos do corpo, incluindo o cérebro, que precisa de oxigênio suficiente para se recuperar após a cirurgia e a infecção. A anemia pode causar cicatrização mais lenta, aumentar o risco de infecções, causar cansaço intenso e dificultar a recuperação física, além de reduzir a imunidade, o que pode dificultar o controle da infecção. Em casos mais graves, pode até piorar o quadro neurológico. Por isso, é muito importante tratar a anemia com orientação médica, que pode indicar suplementos de ferro, ferro intravenoso ou transfusão, dependendo do caso. O acompanhamento deve ser feito por um especialista, e para uma avaliação mais detalhada você pode agendar uma consulta com a Dra. Jéssica Primitivo pela plataforma Doctoralia.

Especialistas

Tulia Mara Fadel Andrade

Tulia Mara Fadel Andrade

Pediatra

Nova Lima

Mauricio Monteiro

Mauricio Monteiro

Médico clínico geral

São Paulo

Mônica Souza Figueiredo

Mônica Souza Figueiredo

Generalista

Rio Das Ostras

Luíza Ruschel Pitrez

Luíza Ruschel Pitrez

Pediatra

Porto Alegre

Kleber Araujo

Kleber Araujo

Médico clínico geral

Recife

Leonardo da Vince

Leonardo da Vince

Pediatra

São Luís

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 597 perguntas sobre Anemia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.