A ansiedade e a fobia, quando demoram para ser tratadas em níveis altos, existe o perigo de não sere

21 respostas
A ansiedade e a fobia, quando demoram para ser tratadas em níveis altos, existe o perigo de não serem tratáveis ou o tratamento não alcançar níveis bons?
Ansiedades e fobias podem ser tratadas em qualquer momento da vida do paciente. É importante assinalar alguns aspectos importantes para que ocorra de fato um processo psicoterapêutico, tais como o vínculo a ser estabelecido entre profissional e paciente e o desejo do próprio paciente para iniciar e permanecer em tais atendimentos. Deste modo, o trabalho será realizado por esta dupla (profissional e paciente), mesmo que os sintomas ansiosos e fóbicos estejam intensificados.

Sim, quando a ansiedade e a fobia não são tratadas em estágios iniciais ou quando estão em níveis elevados, existe a dificuldade em alcançar resultados satisfatórios. Isso pode acontecer devido à perpetuação dos sintomas, ao desenvolvimento de padrões de pensamento e comportamento disfuncionais, e à dificuldade em lidar com os sintomas de forma eficaz. No entanto, mesmo em casos mais avançados, o tratamento é possível e pode ser eficaz com a abordagem correta. É importante buscar ajuda profissional o mais cedo possível para iniciar o tratamento adequado e reduzir os impactos negativos da ansiedade e da fobia.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
É possível que se não for demandada a atenção necessária, esses quadros evoluam para outros que possam comprometer cada vez mais a vida da pessoa. Entretanto, é possível com a psicoterapia entender o porque esses medos/ ansiedades/ fobias acontecem; o que os mantém e auxiliar a pessoa no desenvolvimento de comportamentos que sejam mais funcionais, visando a promoção de saúde mental do paciente. É importante lembrar que esse processo pode demandar um tempo e que os sintomas podem se manifestar de forma bastante aguda e até prejudicar a autonomia do paciente e, por isso, sugiro a avaliação psiquiátrica para considerar ou não o uso de medicamentos concomitantemente.
Na psicanálise, entendemos que a ansiedade e as fobias são manifestações de conflitos internos e dinâmicas psicológicas profundas que podem se enraizar no inconsciente ao longo do tempo. Quando esses sintomas persistem e atingem níveis mais elevados, pode ser indicativo de que questões subjacentes não resolvidas estão contribuindo para sua intensificação e persistência.

No entanto, é importante ressaltar que, mesmo em estágios avançados, a psicanálise pode ser uma ferramenta eficaz para explorar e abordar as raízes profundas desses sintomas. Ao trabalhar em conjunto, paciente e psicanalista têm a oportunidade de investigar as origens inconscientes da ansiedade e da fobia, identificando padrões de pensamento, emoções reprimidas e experiências passadas que possam estar influenciando o presente.

Através da psicanálise, o paciente é encorajado a explorar sua história de vida, seus relacionamentos significativos e seus padrões de comportamento para ganhar insights sobre os fatores que contribuem para seus sintomas. Ao trazer à consciência esses conteúdos inconscientes, o paciente pode desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmo e de suas reações emocionais, possibilitando a elaboração de novas formas de lidar com a ansiedade e a fobia.

Além disso, a relação terapêutica na psicanálise proporciona um espaço seguro e acolhedor onde o paciente pode expressar livremente seus pensamentos, sentimentos e preocupações, sem julgamento. Essa relação terapêutica fortalece o vínculo entre paciente e terapeuta, facilitando o processo de cura e transformação.

Embora o tratamento psicanalítico possa demandar tempo e dedicação, ele oferece a oportunidade única de promover mudanças duradouras e significativas na vida do paciente. Ao compreender e resolver as questões subjacentes que alimentam a ansiedade e a fobia, o paciente pode experimentar uma melhora significativa em sua qualidade de vida e bem-estar emocional.

Portanto, mesmo em estágios avançados, a psicanálise oferece uma abordagem profunda e eficaz para o tratamento da ansiedade e da fobia, possibilitando a construção de um caminho para a cura e a transformação pessoal.
Espero poder ter te ajudado.
Grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
Quando a ansiedade e as fobias não são tratadas por muito tempo e alcançam níveis significativos, pode ser mais desafiador tratá-las com sucesso devido a várias razões: reforço dos padrões de comportamento associados, agravamento dos sintomas, impacto negativo na qualidade de vida e aumento do risco de desenvolver outras condições de saúde mental. No entanto, é possível tratá-las com sucesso por meio de uma combinação de terapia cognitivo-comportamental, medicação (se necessário) e outras técnicas de apoio. É crucial buscar ajuda profissional o mais cedo possível, pois isso aumenta as chances de sucesso no tratamento.
Espero ter ajudado.
Fique bem abraços
Olá! Ansiedade e Fobias já tem um padrão de tratamento, são tratáveis. Em níveis altos requer mais habilidade e experiencia do profissional, talvez uma psicoterapia intensiva (mais de 2x na semana). A questão do tratamento não alcançar um nível bom teria que avaliar o paciente para entender/confirmar diagnostico e plano de tratamento/psicoterapia. E para alcançar um nível bom 'e essencial comprometimento do paciente nas consultas.
Olá! Sintomas de ansiedade e fobia, quando não tratados, podem evoluir trazendo prejuízos significativos na qualidade de vida, afetando a saúde emocional e física. A psicoterapia é fundamental para a compreensão do que pode estar desencadeando este quadro e quais as formas de trazer uma vida com mais qualidade.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Acrescento às respostas e contribuições dadas pelas colegas, uma pergunta para você refletir: por que deixar a ansiedade fóbica alcançar níveis altos para buscar ajuda profissional de um psicólogo e
um psiquiatra ?
Há tratamentos sim. Não se machuque mais. Procure um(a) profissional de saúde mental.
Olá. Ansiedade e fobia para psicanálise têm a ver com questões inconscientes, os sintomas são uma forma do que está recalcado( mecanismo de defesa que mantém ideias ou situações que pareçam ameaçadoras fora da consciência) vir à tona, então quanto maiores os sintomas, maiores os conflitos e menor qualidade de vida, diante disso, é importante que se pergunte: por quê esperar e perder qualidade de vida? Caso queira marcar uma entrevista para que possa ter um espaço de escuta e acolhimento para esse sofrimento, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Tanto a ansiedade quanto as fobias são tratáveis, mesmo em estágios avançados. No entanto, quando não tratadas precocemente, pode ser mais desafiador e demorado alcançar resultados significativos. Embora o tratamento possa exigir um compromisso mais longo e profundo, a terapia cognitivo-comportamental, exposição gradual e técnicas de relaxamento são abordagens eficazes. É crucial procurar ajuda profissional assim que os sintomas surgirem para iniciar o tratamento o mais cedo possível, adaptando-o às necessidades individuais, com o apoio necessário para alcançar uma melhoria na qualidade de vida.
Olá! Com anos de prática, recomendo a terapia EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares) para o tratamento de ansiedade e fobias, pois há enraizamento de traumas. Esta abordagem, endossada pela Organização Mundial da Saúde, é eficazmente complementada pelo manejo da dor, uma especialidade focada no tratamento da dor (a experiência física também indicará caminhos fundamentais) e, consequentemente, nas estratégias mais eficazes de alívio, que frequentemente acompanham condições psicológicas complexas. Na minha prática, seguindo os mesmos protocolos internacionais, observo benefícios significativos desta combinação de tratamentos, amplamente adotada principalmente na América do Norte, Oceania e Europa, oferecendo um caminho para o alívio duradouro e a melhoria da qualidade de vida. A integração da EMDR com estratégias de manejo da dor (dor total/experiência) representa um avanço promissor no campo da saúde mental e bem-estar físico. Tudo de melhor!
Olá, tudo bem? Falar que é intratável é um equivoco, contudo se for dito que pode ser mais difícil o tratamento já se torna mais plausível, pois normalmente transtornos de ansiedade, e com estes incluindo fobias, quando não são tratados já no inicio ou não tem outros tipos de intervenção tentem a se agravar e piorar os quadros de sintomas do individuo. Ainda assim mesmo com o agravamento é possível obter bons resultados e um retorno de qualidade de vida mesmo que demore um pouco mais. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá!
A tendência com o passar do tempo é dos sintomas se reforçarem, caso não ocorra uma intervenção. Mas isso não significa que eles não podem mais serem tratados. Busque um profissional que lhe inspire confiança, não se acomode com o incômodo.
Espero ter lhe ajudado.
Olá! Tais sintomas são formas de defesa diante o interno ou externo. O mal estar em ambas as situações pode levar a reações cada vez mais fortes. Bom iniciar tratamento o quanto antes para ir afrouxando e gerenciando esta progressão . Pode não ser rápido, nem definitivo, mas necessário.
Há transtornos considerados crônicos e outros transitórios. Alguns exigem cuidados ao longo da vida do sujeito, outros podem ser tratados em Psicoterapia breve. A Ansiedade pode ser um sintoma presente em um transtorno agudo, causado por uma condição atual como estresse no trabalho, ou endividamento familiar, ou pode ser um transtorno recorrente associado a um trauma, ou ocorrer em comorbidade com Estresse Pós-Taumático. Em cada caso, a conduta do Psicoterapeuta será única e individualizada. No caso da Fobia, pode se tratar de um sintoma associado à uma condição neurológica provisória ou permanente, ou pode se tratar de um Transtorno crônico. Em todos esses casos é recomendável iniciar o tratamento o mais breve possível para ter um melhor resultado ou um melhor prognóstico. Procure um Psicoterapêuta!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
As doenças mentais ou transtornos são como qualquer outro tipo de doenças , quando tratadas precocemente as chances de êxito são maiores , no caso intervenções precoce ajudam a reduzir sintomas , prevenir complicações .O suporte adequado para quando mais cedo , maiores as chances de recuperação
A ansiedade patológica, e dependendo do tipo de fobia que a pessoa apresentar, podem ocasionar diversos prejuízos em várias esferas da vida da pessoa. Quanto mais tempo leva para tratar, maiores serão os prejuízos, sem contar que um transtorno de ansiedade não tratado pode levar a outras patologias, como a depressão, dentre outros. Quanto mais complexo for o diagnóstico, mais difícil e demorado será o tratamento.
Boa noite,
A fobia faz parte da ansiedade. Há tratamento para ambos níveis. Melhor não esperar ficar grave. Busque ajuda de um psicólogo cognitivo comportamental experiente e especialista em ansiedade
Olá! A ansiedade e a fobia podem ser tratadas em qualquer nível, a questão é que quanto mais o tempo passa, mais vai piorando a sua qualidade de vida. Seus relacionamentos pessoais, vida profissional, podem ser prejudicados pela falta de acompanhamento. A terapia é o início desse processo.
Como psicóloga, posso dizer que tanto a ansiedade quanto a fobia, quando não tratadas, podem se tornar mais enraizadas e desafiadoras para tratar. Contudo, é importante destacar que, independentemente do tempo que essas condições persistiram, elas são tratáveis. O tratamento pode envolver terapia, medicação, ou uma combinação de ambos, adaptados às necessidades individuais. Embora possa ser mais difícil alcançar uma melhora significativa em casos de longa duração, com o tratamento adequado e um compromisso com o processo terapêutico, é possível obter alívio significativo dos sintomas. Nunca é tarde demais para buscar ajuda.

Olá,

Compreendo suas preocupações em relação à ansiedade e fobias, e é importante destacar que o tratamento é eficaz em muitos casos, mesmo quando esses desafios são abordados em níveis mais elevados e após algum tempo. No entanto, cada pessoa responde de maneira única ao tratamento, e o tempo necessário para observar melhorias pode variar.

A demora no tratamento não significa necessariamente que se tornará irreversível. O processo terapêutico pode demandar mais tempo, especialmente quando os sintomas estão profundamente enraizados. A chave está na abordagem personalizada e na consistência durante o processo.

É fundamental discutirmos suas experiências e compreendermos a complexidade de seus desafios específicos. Juntos, poderemos estabelecer metas realistas e um plano de tratamento que atenda às suas necessidades.

Lembre-se, o primeiro passo para a melhoria é o reconhecimento da necessidade de ajuda, e estou aqui para apoiá-lo em sua jornada. Se surgirem dúvidas ou inseguranças ao longo do caminho, estamos aqui para explorá-las e ajustar nosso curso conforme necessário.

Estou comprometida em colaborar com você para alcançarmos níveis satisfatórios de bem-estar emocional. Vamos trabalhar juntos para superar esses desafios e construir um caminho mais tranquilo e equilibrado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!