A ansiedade social está ligado como foi a infância, juventude da pessoa, predisposição genética ou o

15 respostas
A ansiedade social está ligado como foi a infância, juventude da pessoa, predisposição genética ou os dois juntos só piora o caso?
A ansiedade social pode se dar por diversos fatores, incluindo esses que você citou, além de interações ambientais e experiências traumáticas. Muitas vezes é uma combinação desses fatores que contribui para o desenvolvimento do quadro e, se não tratado, de preferência com um profissional da saúde mental, pode acabar se agravando.

Olá.

Sim, a ansiedade social pode ter relação com ocorrências ao longo da vida, como eventos traumáticos, humilhantes, dificuldades e relações problemáticas com familiares e com pessoas próximas, o que inclui a infância e juventude.

Mesmo que a pessoa possua pré-disposição, o que desencadeia o quadro são suas relações sociais, com o meio. Entretanto esta, a pré-disposição, não necessariamente piora o quadro, o que ela faz é deixar a pessoa mais vulnerável a desenvolver quando o meio apresenta aspectos prejudiciais e favoráveis para o aparecimento do quadro, assim como também já colocado, a ocorrência de eventos desagradáveis.

Sendo necessário psicoterapia e, por vezes, acompanhamento psiquiátrico.

Espero ter ajudado.
Bom, ansiedade social pode estar relacionadas a fatores biopsicosociais. Fatores genéticos ou relacionados a eventos traumáticos. Lembrando que alguns fatores traumáticos podem advirem de situações intra-uterinas e ao longo do desenvolvimento humano. Pesquisas apontam que eventos traumáticos podem existir na vida intra-uterina. No entanto, traumas complexos podem ser desencadeares de ansiedade social e também outros tipos de processos ansiosos, como por exemplo, situações de inseguranças familiares prolongadas ou exposição continua a abusos psicológicos, abusos sexuais ou abusos emocionais. Fatores como intensidade e sutilidade de traumas também são variáveis importantes. Também pesa o fator idade. Quanto mais prematuro o trauma torna-
se mais difícil seu tratamento, provavelmente.
Olá! De maneira geral, os quadros psiquiátricos são ocasionados por fatores orgânicos (genéticos, por exemplo), eventos da história de vida da pessoa e do ambiente em que ela está inserida (família, trabalho por exemplo) e aspectos culturais. Dessa forma, a ansiedade social também resulta da combinação desses fatores e costuma piorar sem o tratamento adequado. Isso porque as dificuldades enfrentadas em contatos sociais costumam deixar a pessoa cada vez com mais dificuldade de se relacionar. Assim, a busca por um profissional da Psicologia e da Psiquiatria é o melhor caminho.
Olá! Independentemente da causa, sem tratamento adequado a ansiedade social tende a piorar e limitar a qualidade de vida. Para melhorar eu sugiro fazer terapia. Na psicologia junguiana trabalhamos as causas, seu emocional para encontrar uma introversão com sociabilidade. Espero ter ajudado. A disposição
Olá. Para a psicanálise o sintoma é uma forma do nosso inconsciente vir á tona, podendo sim ter relação com traumas vividos em algum momento da vida. O fator predisposição também pode ser considerado no viés psicanalítico, já que o sintoma diz também da maneira que encontramos para funcionarmos no mundo, então cada indivíduo terá tendências a determinados sintomas, como por exemplo, a ansiedade social. Podemos perceber a partir disso que questões inconscientes e predisposição andam juntas na formação do sintoma, então já que são uma junção natural não pioram o quadro. A piora geral do quadro acontece geralmente quando o indivíduo não busca ajuda ou não adere aos tratamentos. Espero ter ajudado, caso hajam maiores dúvidas, estou a disposição!
A ansiedade social pode ser influenciada por uma variedade de fatores, incluindo a infância, a juventude, a predisposição genética e outros fatores ambientais e sociais. Não existe uma única causa para a ansiedade social, mas sim uma interação complexa entre diversos elementos. É importante reconhecer que esses fatores não agem isoladamente, mas interagem entre si de maneiras complexas. Por exemplo, uma predisposição genética para a ansiedade social pode ser exacerbada por experiências negativas na infância ou juventude. Da mesma forma, um ambiente familiar acolhedor e apoio social podem atenuar os efeitos da predisposição genética. O tratamento da ansiedade social geralmente envolve uma abordagem multifacetada que pode incluir terapia cognitivo-comportamental, medicação, técnicas de relaxamento, apoio social e mudanças no estilo de vida. Procure ajuda de uma psicóloga para te auxiliar com suas dúvidas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Na verdade ansidade pode estar relacionada com predisposição genética e fatores ambientais. Contudo os dois juntos não são resultado de uma piora do paciente, porque temos que levar em conta a subjetividade da pessoa, como também não conseguimos identificar até onde vai um e outro. O diagnóstico pode limitar o conhecimento das pessoas, porque ele raramente é identico. Contudo a ansidade grave e não tratada pode encaminhar para um quadro depressivo, mais que fique bem claro, nem todo ansioso é depressivo. Um forte abraço
Ola! Independente da causa, importante ressaltar que cada pessoa que sofre com ansiedade social a ponto de atrapalhar seu dia a dia, precisa buscar ajuda pois um tratamento tem efeito a médio e longo prazo. Inclui psicoterapia e por vezes psiquiatria.
A ansiedade social é multifatorial, ou seja, há mais de um fator que influencia no quadro. Predisposição genética, vivências na infância e na juventude são exemplos desses fatores, assim como fatores ambientais e socias, eventos traumáticos. A interação desses fatores pode levar o desenvolvimento da ansiedade social e sem tratamento com um profissional da área da saúde mental pode ocorrer o agravamento dos sintomas. Independente dos fatores que levaram o surgimento do quadro, é possível trata-lo e ter uma vida com qualidade e bem-estar. Espero ter te ajudado. Abraços!
Olá! A ansiedade sociedade social caracteriza-se por diversos fatores. Tanto psíquicos e em contato com o meio em que a pessoa foi criada. As patologias mentais existem por não haver um único motivo que lhe causaram. Sugiro começar um percurso de análise para tratar dessa e outras questões que cercam essa ansiedade social.
Espero ter ajudado!
Olá, Muito obrigada pelo contato e por registrar sua dúvida!

Sim, a ansiedade social pode estar relacionada a eventos traumáticos ocorridos ao longo da vida e também a fatores genéticos, porém é necessário analisar além desses fatores, todo o contexto em que o paciente está inserido para que se obtenha um prognóstico do seu quadro clínico.

Fico a disposição para conversamos melhor sobre sua pergunta!
Boa noite,
Respondendo sua pergunta: pode ser por aprendizagem ou ambos.
Olá. Todos as possibilidades que você menciona podem, sim, estar associadas ao desenvolvimento de ansiedade, seja ela social ou não.
olá, tanto as experiências de vida quanto a genética contribuem para o quadro de ansiedade social. Em geral as experiências de vida levaram a pessoa a ter extrema preocupação e viés negativo sobre o que os outros vão pensar dela se ela se manifestar. O mais importante é tratar, pois é algo que causa muito sofrimento à pessoa, e faz ela ficar num ciclo viciosos pois a falta de interação com outras pessoas vai aumentando a depressão e a ansiedade fazendo com que cada vez mais a pessoa fica com dificuldade de interagir. É preciso quebrar esse ciclo. Converse com profissional de psicologia para ver o seu caso e começar a tratar o mais rapidamente possível.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!