A cafeína em excesso,pode diminuir o efeito da quetiapina, que uso para dormir?

4 respostas
A cafeína em excesso,pode diminuir o efeito da quetiapina, que uso para dormir?
A quetiapina não é uma droga aprovada para insônia, sobretudo pelos riscos de discinesia tardia. Cafeína em excesso certamente pode diminuir o efeito sedativo da quetiapina, assim como seu efeito antipsicótico e estabilizador do humor.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa tarde! Sim, o consumo excessivo de cafeína pode interferir no sono e, indiretamente, reduzir a eficácia da quetiapina como indutor do sono. A cafeína é um estimulante que pode anular parte do efeito sedativo da medicação, especialmente se for ingerida no fim do dia. Se estiver interesse podemos marcar um horário para rever seu tratamento e pensar em outras estratégias. Estou à disposição. Um ótimo dia!
O consumo elevado de cafeína pode interferir no sono e na qualidade do descanso, o que pode tornar mais difícil perceber o efeito de medicamentos usados para dormir, como a quetiapina.

No entanto, os efeitos podem variar de pessoa para pessoa, e não há uma regra absoluta de que a cafeína anule o medicamento. É sempre recomendável conversar com seu psiquiatra sobre hábitos de consumo de cafeína e ajustes no tratamento, caso necessário.
Claro! Aqui está uma resposta acadêmica com linguagem acessível, cerca de 1500 caracteres, sobre a interação entre cafeína e quetiapina:

A cafeína, um estimulante do sistema nervoso central presente em bebidas como café, chá, refrigerantes e energéticos, pode interferir no efeito sedativo da quetiapina, um antipsicótico frequentemente utilizado em doses baixas para auxiliar no sono. Embora não haja uma interação farmacocinética direta significativa entre a cafeína e a quetiapina, a cafeína pode antagonizar o efeito clínico sedativo da medicação devido ao seu efeito estimulante, dificultando o início e a manutenção do sono.

A quetiapina age bloqueando receptores de histamina H1 e serotonina 5-HT2A, promovendo sonolência e relaxamento, o que ajuda na insônia associada a transtornos psiquiátricos. Por outro lado, a cafeína bloqueia os receptores de adenosina, neurotransmissor que promove o sono, aumentando o estado de alerta e reduzindo a fadiga. Portanto, o consumo excessivo de cafeína, especialmente próximo ao horário de dormir, pode diminuir a eficácia da quetiapina como indutor do sono.

Além disso, a cafeína pode aumentar a ansiedade e a frequência cardíaca, efeitos que podem piorar sintomas psiquiátricos e interferir na qualidade do sono. Por isso, é recomendado limitar a ingestão de cafeína durante o tratamento com quetiapina, principalmente no período da tarde e noite, para otimizar os benefícios do medicamento e melhorar a qualidade do sono.

Em resumo, embora não haja contraindicação formal, o excesso de cafeína pode comprometer o efeito da quetiapina para dormir. Caso perceba dificuldades para dormir ou piora dos sintomas, converse com seu médico para avaliação e orientações personalizadas.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 234 perguntas sobre Seroquel
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.