A cirurgia de histerectomia é de alto risco de vida e muito complicada? Ou é uma cirurgia tranquila

3 respostas
A cirurgia de histerectomia é de alto risco de vida e muito complicada? Ou é uma cirurgia tranquila onde a paciente na maioria dos casos fica bem?
Olá. A cirurgia de histerectomia é uma cirurgia de porte intermediário. Com certeza, a maioria das mulheres que precisam realizá-la ficam bem. No entanto, existem riscos relacionadas a cirurgia: sangramento, transfusão de sangue, lesão de bexiga, lesão de intestino, lesão de ureter, infecção, dor pélvica, incontinência urinaria, disfunção sexual, etc, A maior parte das mulheres que realizam a cirurgia ficam muito bem sem o útero.
O risco da cirurgia está relacionado aos seus problemas de saúde: obesidade, hipertensão, diabetes, infarto, derrame, etc. Por isso, a realização de exames pré-operatórios e avaliação cardiológica e/ou anestésica é importante.
O risco da cirurgia está relacionado a patologia que indica necessidade de retirar o útero: mioma, adenomiose, sangramento uterino anormal câncer de colo uterino, câncer de endométrio, etc.
A melhor cirurgia é aquela que se pode evitar. Discuta o seu tratamento com o seu médico. Esclareça todas as suas dúvidas antes da cirurgia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A cirurgia de histerectomia é uma cirurgia de porte médio, com recuperação pós operatória tranquila na grande maioria das vezes.
Complicações podem ocorrer, o que é inerente a qualquer tipo de cirurgia, ou seja, sempre há riscos, mesmo que numa porcentagem mínima.
Desta forma a indicação da cirurgia deve ser precisa e correta, afim de se evitar riscos desnecessários.
Histerectomia é cirurgia de porte medio . Mas como existem diferentes tipos de histerectomia, a recuperacao dependera da via escolhida
A histerectomia vaginall , apesar de ainda ser realizada por poucos profissionais, tem uma recuperacao mais precoce e com menor tempo de internacao . Como nao tem cortes abdominais ou vaginas externos , as dores pos cirurgicas sao menores
Tem menor sangramento , menos chance de aderencias pos operatorias , hematomas ou lesoes de bexiga e ureteres . Mas como toda cirurgia, dependera muito da experiencia do profissional que a realizara

Especialistas

Sckarlet Biancolin

Sckarlet Biancolin

Ginecologista

São Paulo

Agendar uma visita
Thiago da Silva Mendonça

Thiago da Silva Mendonça

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico

Morrinhos

Agendar uma visita
Denise Leal

Denise Leal

Ginecologista

São José dos Campos

Agendar uma visita
José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3230 perguntas sobre Histerectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.