A manutenção do aparelho fixo deve ser feita de quanto em quanto tempo?

10 respostas
A manutenção do aparelho fixo deve ser feita de quanto em quanto tempo?
Olá! A manutenção do aparelho fixo geralmente ocorre de forma mensal, mas em alguns casos tratados com o aparelho fixo autoligado essa manutenção poderá ser feita a cada 2 meses.

A manutenção do aparelho ortodôntico fixo ou "apertar" o aparelho consiste na ativação do arco (o fio que passa nos braquetes) para que continue a ter o alinhamento dos dentes. Não é somente trocar o fio e as borrachinhas, ou apertar o fio, o dentista ativa o arco para que os movimentos dos dentes continuem. Existem vários tipos de arcos e formados de vários materiais, mas de um modo geral, o fio tem uma memória. Quando os dentes estão tortos, o fio ao entrar no braquete de cada dente, fica todo torto também. Ele tende a retornar a sua forma original, por isso ele vai se alinhando e, consequentemente, alinhando os dentes também. Em média, esse fio tem ação de 21 a 30 dias. Por isso, uma vez por mês temos que fazer a manutenção do aparelho para trocarmos por outro arco ou dar uma ativação no mesmo arco. Além disso, a cada mês, a cada fase do tratamento, são inseridos ou trocados acessórios como: elásticos, molas, ganchos e etc. É assim que vai desenvolvendo o tratamento, através de cada manutenção. Se o paciente apenas colocar o aparelho, o seu tratamento não vai ter efeito algum! Como profissional, digo que é muito importante acompanhar a evolução do caso de cada paciente, que é muito individual. Para isso e para que haja evolução do seu tratamento, não falte às manutenções! Procure manter a frequência o mais regular possível! AS FALTAS INTERFEREM DIRETAMENTE, NEGATIVAMENTE, NA EVOLUÇÃO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO!
Para os pacientes que viajam, ou não tem possibilidade de comparecer ao consultório todo mês, existem fios que tem o tempo de ativação maior, podendo a manutenção ser feita a cada 2 meses, 3 meses, ou até mesmo 4 meses!
Nesses casos, geralmente utilizamos o sistema de braquetes auto-ligados, que não usam a borrachinha, já que esta não vai ser trocada todo mês. Existem casos ou até mesmo acessórios utilizados nos casos em que não podemos ficar mais de um mês sem controle do paciente, portanto consulte seu dentista para saber se o seu caso é indicado para esse sistema.
Claro que, por sua maior comodidade, o custo deste tratamento é mais alto que o convencional.
Bom dia.
Não existe um intervalo fixo entre manutenções. Normalmente, acontece um vez por mês. Porém, seu dentista pode realizar procedimentos, em que precise acompanhar com intervalos menores ou maiores.
Geralmente mensalmente...
Mas depende muito da técnica que foi ou será utilizada
De 21 a 30 dias
No tratamento com aparelho fixo convencional, o intervalo de tempo devem ser maior que 21 dias.
Em média 1 vez ao mês. Mas a frequência de ativação podem variar conforme os objetivos e indicação do tratamento, idade do paciente, dentre outros fatores.
Podem ser feita de 15, 21 a 30 dias, depende da movimento que é necessário e o tipo do aparelho preconizado.
Olá!
A manutenção geralmente é feita mensalmente, mas, a depender da movimentação necessária e/ou técnica aplicada, podem ser necessários intervalos maiores ou maiores entre as consultas.
A manutenção de um aparelho fixo, como um aparelho ortodôntico, geralmente requer consultas regulares com o ortodontista. A frequência das consultas de manutenção pode variar de acordo com o plano de tratamento, as necessidades do paciente e o tipo de aparelho ortodôntico usado. No entanto, em geral, as consultas de manutenção são agendadas a cada 4 a 8 semanas.