A minha filha começou o tratamento com leuprorrelina a 4 meses, nesse período ela mestruou todos os

2 respostas
A minha filha começou o tratamento com leuprorrelina a 4 meses, nesse período ela mestruou todos os meses, isso é normal ou será q não tá fazendo efeito.
O tratamento inicial com leuprorrelina pode " bagunçar" o eixo hormonal e causar sangramentos. O mais normal é que dentro de 06 meses do inicio do tratamento tenda a normalizar

A utilização da leuprorrelina em tratamentos médicos, especialmente em contextos pediátricos, é uma abordagem cuidadosa que visa tratar condições específicas, ajustando-se às necessidades individuais do paciente. A leuprorrelina é um tipo de medicamento conhecido como agonista do GnRH (hormônio liberador de gonadotrofina), utilizado para tratar diversas condições relacionadas a hormônios, incluindo, mas não limitado a, puberdade precoce, endometriose, e certos tipos de câncer. Sua ação principal é reduzir a produção de certos hormônios sexuais (estrogênio e testosterona).

No caso de sua filha, que está utilizando leuprorrelina e continuou menstruando durante o tratamento, é importante considerar alguns aspectos. Primeiramente, dependendo da condição que está sendo tratada, pode haver variações na resposta individual ao medicamento. Em alguns casos, pode levar algum tempo até que o efeito completo do medicamento em suprimir a atividade hormonal seja alcançado. A continuação da menstruação pode indicar que o corpo ainda está se ajustando ao medicamento, ou que a dosagem pode precisar de ajustes.

Na prática da medicina integrativa, a abordagem a uma situação como esta seria holística e personalizada, considerando não apenas os sintomas físicos, mas também o contexto mais amplo da saúde da sua filha. Isso incluiria uma avaliação detalhada de sua condição de saúde geral, histórico médico, resposta ao tratamento até o momento, e quaisquer efeitos colaterais ou desafios enfrentados durante o tratamento.

É fundamental que essas observações sejam discutidas com o médico que prescreveu o tratamento. O médico pode avaliar se o padrão menstrual observado é esperado para o estágio atual do tratamento ou se ajustes na dosagem ou na estratégia de tratamento são necessários. Em alguns casos, pode ser recomendado realizar exames para monitorar os níveis hormonais e avaliar a eficácia do tratamento de forma mais precisa.

Lembre-se de que a comunicação aberta com os profissionais de saúde envolvidos no cuidado da sua filha é crucial para garantir que ela receba o tratamento mais adequado e eficaz. Cada indivíduo responde de maneira diferente aos tratamentos, e ajustes são comuns até que se encontre o regime mais efetivo.

A importância de um plano de cuidados realizado por um profissional com prática integrativa é fundamental, pois oferece uma abordagem personalizada e abrangente, visando não apenas tratar a condição específica, mas também promover o bem-estar geral do paciente.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.