A Mirtazapina tem efeito sobre a dopamina?

3 respostas
A Mirtazapina tem efeito sobre a dopamina?
A mirtzapina é um antidepressivo cuja ação primordial se exerce sobre a serotonina e a noradrenalina, aumentando a presença destas no espaço entre as células nervosas (sinapse neuronal) e bloqueando a inibição da produção de noradrenalina e de serotonina (portanto, aumentando indiretamente sua produção). Não há descrita nenhuma ação direta sua sobre a dopamina, mas os diversos neurotransmissores cerebrais interagem de variadas formas. Por exemplo, há receptores para serotonina nos neurônios (células nervosas) produtoras de dopamina.

Na maioria das vezes em que nossos pacientes fazem este tipo de perguntas, é porque ouviram ou leram sobre o papel de um dado neurotransmissor (no caso, a dopamina) em algum problema psiquiátrico ou neurológico. Infelizmente, este tipo de informação é enganosa, justamente porque há uma grande interação entre os diversos transmissores e não há nenhuma correlação direta entre um determinado neurotransmissor e algum transtorno psiquiátrico ou seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Rita Cytryn
Psiquiatra
Salvador
Prezado internauta. O que importa em usar esta ou aquela substancia é que se consiga eficácia para o tratamento desejado. Todas substancias são excelentes, sem exceção. Alguns pacientes se adaptam melhor com uma e outros com outras. Converse com o seu médico assistente.
Dr. Luiz Antônio de Paiva
Psiquiatra
Goiânia
A mirtazapina aparentemente não tem ação sobre a dopamina, mas sabemos que os neurotransmissores tem influência entre si. Por isso, acredita-se que acabe por influenciar o sistema da dopamina e os sintomas ligados à este importante neurotransmissor. A mirtazapina é um excelente antidepressivo.

Especialistas

Thais Peixoto Maldonado

Thais Peixoto Maldonado

Psicólogo

São Caetano do Sul

Thaísa Madeira

Thaísa Madeira

Psicólogo

Sorocaba

Livia Andrade

Livia Andrade

Psicólogo

Itu

Idania B. Peña Grass

Idania B. Peña Grass

Psicólogo

Rio Claro

Natália Pedó

Natália Pedó

Médico de família, Generalista

Passo Fundo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 135 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.