A Neurastenia tem algum tratamento? E tem alguma influencia na vida sexual?
Bem interessante sua pergunta. Antigamente a neurastenia era tratada por eletrochoque ou o paciente era afastado da família por no mínimo dois meses, permanecia em quarto fechado.
A Neuratenia é uma patologia pouco reconhecida , manifesta-se principalmente em indivíduos que pouco procuram assistência e dessa forma são pouco comuns nos ambulatórios e hospitais especializados em psiquiatria.
Existem variações consideráveis para a apresentação desse transtorno, como fatigabilidade, que ocorre após esforços mentais frequentes, associada a uma certa diminuicao do desempenho profissional e da capacidade de executar tarefas cotidianas, ou seja intrusão desagradável de associações ou lembranças que distraem, dificuldade de concentração e pensamento ineficiente ou ainda sensações de fraqueza corporal ou física e um sentimentos esgotamento por mínimo esforço, acompanhado por dores musculares e incapacidade para relaxar.
Espero ter ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Dra. Elenir Paro
Dra. Elenir Paro
Psicanalista, Psicólogo
Fortaleza
Olá, sim a neurastenia pode ter influência na vida sexual já que os indivíduos acometidos apresentam, geralmente, impossibilidade de realizar atividades físicas, depressão, tremores sem causa aparente e dores musculares. A doença tem tratamento e acompanhamento e por ser feito por meio da psicoterapia psicanalítica e uso de medicamentos, como antidepressivos. O ideal é que se evite situações que agravem o nível de estresse e que se procure viver em ambientes mais tranquilos.
Procure sempre um profissional especializado.
Abraço!

Dr. Thiago Reis
Dr. Thiago Reis
Psiquiatra
Teresina
Como síndrome, neurastenia ainda é reconhecida, mas habitualmente para tratamento leva-se em contra outros diagnósticos associados à síndrome. Entre seus sintomas são previstos problemas sexuais, inclusive porque muitos dos outros sintomas dificultam a realização de atividades sexuais a contento.

Dra. Dulce Dedino
Dra. Dulce Dedino
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
É um conjunto de signos que foi chamado neurastenia, ligado também a vida moderna, a uma vida atribulada. É uma forma de sofrer. Um esgotamento. Pode influenciar a vida sexual assim como outros aspectos da vida.

A neurastenia é um estado de extremo cansaço físico e psicológico. Afeta diversas áreas da vida do indivíduo, incluindo sexual, pois a energia está esgotada.
Você precisa iniciar psicoterapia para elaborar. Saibas que quando a boca cala os órgãos falam.

Sob o ponto de vista psicanalítico a neurastenia tem uma íntima relação com o sexual, mas não se restringe a essa área, pois ela é apenas a raiz do problema. O que acontece é que a partir disso os sintomas começam a aparecer e é justamente aí que passa a incomodar o dia a dia de quem sofre de neurastenia. Há tratamento sim! Pode ser feito com psicoterapia e ter bons resultados.

Dra. Mariana Abreu Mayerhoffer
Dra. Mariana Abreu Mayerhoffer
Psicanalista
Rio de Janeiro
oi, tem sim, tem tratamento, que pode ser psicanalítico inclusive, comumente se trata a neurastenia em análise. a neurastenia, como dito pelos colegas, afeta toda a libido do sujeito, libido é nossa energia para realizar as coisas do nosso interesse, então afeta a vida sexual.

Especialistas em Neurastenia

Julio Cesar Spehar

Julio Cesar Spehar

Psicanalista

Santo André

Vanda Maria Ferrari

Vanda Maria Ferrari

Psicólogo

Curitiba

Laura Pinheiro

Laura Pinheiro

Psicanalista, Psicólogo

Uberlândia

Amélia Sayuri Tanji Grande

Amélia Sayuri Tanji Grande

Psicanalista

Curitiba

Eliana Baebosa dos Santos Beggo

Eliana Baebosa dos Santos Beggo

Psicanalista, Psicólogo

Jundiaí

Juliana Formigari Gil

Juliana Formigari Gil

Psicanalista

Valinhos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Neurastenia

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.