A neuroplasticidade tem limites? .

6 respostas
A neuroplasticidade tem limites? .
 Karla Ito
Psicólogo
Fortaleza
A neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro tem de se adaptar, criar conexões e se reorganizar ao longo da vida. Ela é mais intensa na infância e adolescência, mas continua presente na vida adulta e até na terceira idade. O que pode variar é a velocidade e a intensidade dessas mudanças, que dependem de fatores como estímulos adequados, estilo de vida, saúde geral e intervenções terapêuticas. Ou seja, a neuroplasticidade não desaparece , mas pode ter limites de acordo com cada pessoa e contexto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de se modificar e se adaptar ao longo da vida, realmente apresenta alguns limites. Embora o cérebro seja muito flexível, principalmente nos primeiros anos de vida, com o passar do tempo essa capacidade tende a diminuir. Fatores como idade, gravidade de lesões, doenças neurológicas e até mesmo o ambiente e os estímulos recebidos podem influenciar até onde vai essa adaptação. Ou seja, é possível promover mudanças e melhoras em qualquer fase, mas o potencial máximo de recuperação pode variar de pessoa para pessoa, e nem sempre é possível restaurar todas as funções perdidas.
Sim, claro, tem limites. Entretanto, não é possível determinar com exatidão esses limites e o quanto o cérebro pode se adaptar. Cordialmente, espero ter ajudado. Domingos Fernandes
Compreende-se que sim. Percebe-se que a neuroplasticidade existe, é surpreendente, mas há um limite sim. O cérebro busca construir novas conexões para compensar outras atividades que foram perdidas, mas podem acontecer barreiras fisiológicas que impossibilitem da compensação ocorrer. Há a tendências de buscar fazer a compensação, mas a viabilidade irá esbarrar em muitas outras condições.
A neuroplasticidade é maior em fases precoces da vida (infância e adolescência), quando o cérebro está em desenvolvimento e mais receptivo a mudanças. Na vida adulta, ela ainda existe, mas tende a ser mais localizada e exigir estímulos mais intensos e prolongados, e algumas áreas podem se reorganizar melhor que outras. Limites principais incluem: idade, lesões extensas ou degenerativas (como no Alzheimer) energia e recursos metabólicos. Remodelar conexões neurais exige tempo, energia e condições fisiológicas adequadas (sono, nutrição, saúde cardiovascular). Espero ter esclarecido! Sempre às ordens!
Pá noite!
A neuroplasticidade é um processo contínuo e dinâmico, mas com limites que variam ao longo da vida e são influenciados por diversos fatores.
A neuroplasticidade tem limites. Embora o cérebro seja altamente adaptável e capaz de se reorganizar, essa capacidade não é infinita e varia ao longo da vida. A neuroplasticidade é mais pronunciada na infância, durante o desenvolvimento cerebral, mas continua a ocorrer ao longo da vida, embora em menor grau e com diferentes mecanismos, como apontam artigos científicos.

Especialistas

Tatiana de Faria Guaratini

Tatiana de Faria Guaratini

Psicólogo

Ribeirão Preto

Lilian Gonçalves

Lilian Gonçalves

Psicólogo

São Paulo

Camila Goularte

Camila Goularte

Psicólogo

Criciúma

Renata Henriques Frujuelle

Renata Henriques Frujuelle

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.