A pessoa border são geralmente irresponsáveis? Minha filha foi diagnosticada como boderline,ela norm

2 respostas
A pessoa border são geralmente irresponsáveis? Minha filha foi diagnosticada como boderline,ela normalmente desiste de seus objetivos, chega atrasada e é de dificil convivência,as pessoas com este transtorno conseguem levar uma vida profissional e ser mães responsáveis?
Pessoas com transtorno de personalidade borderline (TPB) frequentemente abandonam seus objetivos, ao longo da vida, pois seus afetos oscilam com frequência e facilmente se entusiasmam e, a seguir, se decepcionam. Atrasos não são, necessariamente, características do transtorno. A convivência com pessoas com TBP, via de regra, é difícil. Em relação à vida profissional, o TPB dificulta o bom desempenho e, certamente, isto pode ocorrer em outras áreas que exigem perseverança e estabilidade emocional, tal como ser mãe. Mas, não há como prever com segurança comportamentos de seres humanos e, assim, não há como dizer qual vai ser o desempenho de sua filha. O importante é ela se tratar e o(a) profissional encarregado(a) do tratamento poderá orientá-la em relação aos seus objetivos, inclusive se conseguiria ser mãe e o momento melhor de sê-la, em caso positivo.

Pessoas com transtorno de personalidade borderline possuem como principal marca a instabilidade do humor, mesmo diante de estímulos aparentemente pequenos. Tendem a sentir uma sensação crônica de vazio e abandono, além de relações instáveis e certa dificuldade com regras e limites. Obviamente isso não significa que essas pessoas não possuam nenhuma responsabilidade ou sejam incapazes de exercerem a maternidade ou paternidade. E, sabe-se também, que os sintomas tendem a ser mais intensos no início da idade adulta e irem diminuindo ao longo da idade e mediante acompanhamento psicoterápico regular.