A pessoa border são geralmente irresponsáveis? Minha filha foi diagnosticada como boderline,ela norm

2 respostas
A pessoa border são geralmente irresponsáveis? Minha filha foi diagnosticada como boderline,ela normalmente desiste de seus objetivos, chega atrasada e é de dificil convivência,as pessoas com este transtorno conseguem levar uma vida profissional e ser mães responsáveis?
Pessoas com transtorno de personalidade borderline (TPB) frequentemente abandonam seus objetivos, ao longo da vida, pois seus afetos oscilam com frequência e facilmente se entusiasmam e, a seguir, se decepcionam. Atrasos não são, necessariamente, características do transtorno. A convivência com pessoas com TBP, via de regra, é difícil. Em relação à vida profissional, o TPB dificulta o bom desempenho e, certamente, isto pode ocorrer em outras áreas que exigem perseverança e estabilidade emocional, tal como ser mãe. Mas, não há como prever com segurança comportamentos de seres humanos e, assim, não há como dizer qual vai ser o desempenho de sua filha. O importante é ela se tratar e o(a) profissional encarregado(a) do tratamento poderá orientá-la em relação aos seus objetivos, inclusive se conseguiria ser mãe e o momento melhor de sê-la, em caso positivo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pessoas com transtorno de personalidade borderline possuem como principal marca a instabilidade do humor, mesmo diante de estímulos aparentemente pequenos. Tendem a sentir uma sensação crônica de vazio e abandono, além de relações instáveis e certa dificuldade com regras e limites. Obviamente isso não significa que essas pessoas não possuam nenhuma responsabilidade ou sejam incapazes de exercerem a maternidade ou paternidade. E, sabe-se também, que os sintomas tendem a ser mais intensos no início da idade adulta e irem diminuindo ao longo da idade e mediante acompanhamento psicoterápico regular.

Especialistas

Daniela Gomes Cardoso

Daniela Gomes Cardoso

Psicólogo

Canoas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

João Carlos Artismo

João Carlos Artismo

Psicólogo

Criciúma

Carlos Aquino

Carlos Aquino

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.