A pneumocefalia cura por si só ?

2 respostas
A pneumocefalia cura por si só ?
Caro internauta,
Este é um achado radiológico: indica que existe ar dentro do seu crânio. Geralmente esse ar não representa ameaça; pode ser resultado de uma bolha que tenha entrado após um procedimento como a anestesia raquidiana ou uma punção lombar. Se este for o caso, o ar deve se dissolver. Caso a perfuração que proporcionou a entrada da bolha não seja fechada, pode haver formação de outras bolhas. Esses procedimentos feitos na coluna servem ao propósito de atingir o espaço em que se encontra a medula espinal, banhada pelo líquido cefalorraquidiano. Eles acabam no cérebro, sendo que esse líquido se divide em câmaras. É por isso que o ar no cérebro é visto como bolha: existe um líquido junto ao cérebro.
Em raras ocasiões e acompanhado de outros sintomas, esse achado radiológico pode demonstrar infecção de bactérias, que produzem gases. Por isso, a discussão sobre achados deve ser feita junto ao médico que solicitou o exame. Procure um neurologista para esclarecer a situação.

É importante entender que pneumocefalia significa ar dentro do crânio, em lugares onde ele não é normalmente encontrado. Pode ser resultado de uma cirurgia cerebral ou de coluna, uma punção lombar ou um trauma, por exemplo.
A resposta para sua pergunta é sim, desde que não exista alguma comunicação persistente entre o conteúdo intracraniano e o ar, da atmosfera ou dos seios da face.
Em alguma situações esse ar pode continuar entrando no lugar do líquido intracraniano, chamado de LCR. Isso representa um risco elevado para infecção e outras complicações. É importante comunicar esse achado ao seu médico, que saberá interpretar o achado dentro do contexto clinico.