A presença de comorbidades psiquiátricas torna o tratamento do Transtorno de Personalidade Borderlin

3 respostas
A presença de comorbidades psiquiátricas torna o tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) mais difícil?
Sim. A presença de comorbidades costuma tornar o tratamento do TPB mais complexo, pois adiciona camadas de sofrimento e diferentes formas de manifestação dos sintomas. Isso pode dificultar a regulação emocional, a adesão ao tratamento e a estabilidade nas relações. Ainda assim, com acompanhamento estruturado e contínuo, é possível avançar e alcançar melhora funcional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Regina Mello Quintino
Psicólogo
São José dos Campos
Na minha experiência o que torna difícil o tratamento desta patologia é a dificuldade de adesão ao tratamento por parte deste paciente e a falta do suporte familiar adequado às múltiplas necessidades que este indivíduo apresenta
Olá, como vai? Imagino que essa dúvida possa trazer preocupação sobre o caminho terapêutico. A presença de comorbidades pode tornar o cuidado mais complexo, pois há mais elementos psíquicos a serem acolhidos e trabalhados. No entanto, quando tratadas de forma integrada e sensível, podem até enriquecer o processo, permitindo compreender o sujeito em maior profundidade. O vínculo terapêutico firme é um aliado importante nesses casos. Uma orientação é comunicar ao terapeuta quando perceber mudanças no humor ou novos sintomas. Espero ter ajudado, fico à disposição.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.