A psiquiatra da minha mãe substituiu o escitalopram 20mg por Sertralina, e ela tem sofrido muito com

2 respostas
A psiquiatra da minha mãe substituiu o escitalopram 20mg por Sertralina, e ela tem sofrido muito com as crises de abstinência. Tem tontura, fraqueza, visão turva, dores de cabeça frequentes, inchaço nos olhos, pressão baixa, crises de choro e a quarentena tem piorado tudo isso, visto que não podemos levá-la pra sair pra espairecer um pouco. Esses sintomas são de abstinência ou ela não está se adaptando ao Sertralina? Tem um tempo médio para que esses sintomas passem? Ela poderia tomar os dois e ir reduzindo o Escitalopram aos poucos?
Medicações como o escitalopram, quando suspensas abruptamente, em alguns casos podem levar a sintomas de retirada, com inquietação, ansiedade, nervosismo, alterações de sono e irritabilidade. Quando ocorrem, geralmente duram poucos dias. Se ela está tomando sertralina, uma droga de ação semelhante, a probabilidade de que isto ocorra é menor. Assim, é possível que o que sua mãe sente não tenha relação com uma abstinência ao remédio, mas seja devido ao fato de a sertralina ainda não ter agido, a dose não ser suficiente ou ela não ser o melhor remédio para sua mãe. Assim, a conduta correta é expor esta situação à psiquiatra de sua mãe, que conhece o caso dela pessoalmente e poderá dar orientações seguras e personalizadas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, os sintomas indicam abstinência de escitalopram ou dificuldade de adaptação à sertralina. A transição entre os dois medicamentos pode ser feita de forma gradual, combinando ambos e reduzindo o escitalopram aos poucos, sob orientação médica. Os sintomas podem durar semanas, mas devem melhorar.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2422 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.