A retificação da lordose cervical volta ao normal?

21 respostas
A retificação da lordose cervical volta ao normal?
Depende muito da causa da retificação.
Muitas são só alterações posturais e estas são passíveis de correção mas principalmente a mudança de hábitos de postura.
Exemplo: uso do celular. Em geral, as pessoas usam o celular abaixando a cabeça quando o certo seria levado-lo mais próximo da altura dos olhos.

O tratamento para retificação da coluna cervical deve ser feito com exercícios corretivos, realizados na fisioterapia. Podem ser utilizados diversos métodos de tratamento, de acordo com a necessidade que o indivíduo apresenta, como o método Pilates ou a RPG - reeducação postural global, por exemplo. O uso de compressas quentes e de aparelhos de eletroestimulação podem ser recomendados em caso de dor.
A Lordose cervical pode sim ser corrigida, um tratamento bem eficaz é o RPG (Reeducação postural global).
Olá! O quadro de retificação lombar é um achado radiológico que pode ou não causar consequências ao indivíduo. Impossível afirmar sem uma avaliação clínica. Contudo realizar exercícios posturais podem ser feitos para que não haja restrições de movimentos. Espero ter ajudado.
A retificação Cervical, pode ocorrer devido a má postura da cabeça (atualmente mais comum devido o posicionamento inadequado da cabeça ao uso do celular), excesso de esforço físico, atividades laborais ou cotidianas realizadas de forma inadequada (leituras, uso do computador, assistir TV, vídeos, atividade profissional que exige atenção e imobilidade da cabeça por muito tempo, etc).
Pode ser assintomática inicialmente, não causando dor ou desconforto .
Porém pode gerar compressão nos espaços intervertebrais e desgastes articulares, gerando artrose, hérnia, e provocando fortes dores, sensação de "choque" e formigamento e até parestesia (perca ou alteração da sensação local).
Pode ser corrigida, dependendo de fatores tais como, tempo de instalação, idade, condição atual, genética , mudanças de hábitos, atraves técnicas terapêuticas adequadas, orientações direcionadas e mudanças de hábitos .

A retificação da lordose cervical é apenas um achado radiológico, e de maneira alguma é determinante para que você tenha um problema devido a isso.
A quiropraxia pode auxiliar na manutenção da função e movimento normal das vértebras da sua coluna, com ou sem dor é possível identificar o conjunto articular com movimento diminuído (CID M99.1 - Compexo de Subluxação Vertebral).
Sim, normalmente se tem bons resultados com Reeducação Postural Global (RPG), porém, deve se atentar aos profissionais com RPG Souchard
Dependendo da causa e da idade do paciente, consigo bons resultados com o RPG!
A Reeducação Postural Global vai trabalhar o corpo como um todo , aliviando dores e tensões , além de ser um dos melhores métodos para a correção postural!
Depende. Cada caso é um caso. Busque tratamento especializado.E com disciplina sim.
Sim! Ela pode voltar à posição "neutra" com a Fisioterapia. Entretanto, alterações posturais como essa são comuns e não necessariamente tem consequências para o indivíduo.

Atenciosamente, Vítor Dias Ferreira.
Olá! A principio sim, mas é importante ressaltar história de trauma do tipo chicote cervical, alterações na bascula do quadril e hipermobilidade articular.
Muito comum em bailarinos!
O primeiro passo é avaliar a causa, se é por má postura por exemplo, depois investigar se ela trás repercussões negativas ao corpo como dor.
Existem algumas opções de tratamento para correção da retificação, seja da cervical, seja da lombar, onde encontramos a RPG (Reeducação Postural Global), exercícios corretivos e terapia manual entre outros.
Essa retificação é normal e muito comum de ser encontrada em exames radiológicos. Na maioria das vezes volta ao normal sim, quando a causa é um vício ruim postural ou uma deformação recente. Existem algumas alternativas de tratamento que seu fisioterapeuta pode lhe ajudar, como alguns exercícios e manipulações (quiropraxia), ambos para melhorar a deformidade, além de uma reeducação em vícios posturais abusivos.
Depende ...
Não é uma coisa tão “ anormal “
Mas seria válido uma avaliação !!!
Fique tranquila !
Sim, existem técnicas que conseguem obter um bom resultado sobre desvios posturais. Técnicas essas que podem ser da Ginástica Holistica, RPG e até o Pilates, além de protocolos específicos para escoliose. Sugiro que procure pelo projeto escoliose Brasil, que pode te encaminhar à bons profissionais
Boa tarde! Hoje, a Fisioterapia dispõe de inumeras tecnicas de Recuperação Funcional que podem lhe ajudas. Ex: RPG; Mulligam: Conceto Sohier...
Não se importe tanto com a estrutura, o importante é ter componentes capazes de suportar e estabilizar a região.
Caso precise, posso ajudar.
Interessante observar quais consequências a retificação cervical ocasionou em vc, dor? Limitação de movimento?
Com a fisioterapia direcionada podemos diminuir suas principais queixas, esse direcionamento consiste em: mudança de hábitos, exercícios direcionados, fisioterapia manual e eletroterapia.
Mais importante do que pensar se "ela volta ao normal" é observar se você é capaz de realizar todos os movimentos desta região: olhar para cima, para baixo, para um lado, para o outro, inclinar o pescoço e os movimentos associados. Independente da diminuição ou aumento da curva da nossa coluna o mais importante é termos função e isso será dado através da prática de atividade física que aumenta a variabilidade de movimentos; com isso aumenta a capacidade de se adaptar a diferentes estímulos.
Importante destacar também que: evitar potenciais estressores como: permanecer por muito tempo em uma postura relaxada, olhando para baixo mexendo no celular ou computador... atividades como estas contribuem para o aumento da rigidez da coluna e promovem a retificação da coluna
A postura não tem a ver só com o sistema músculo-esquelético. A postura reflete aspectos do emocional também. Boa parte das pessoas com retificação cervical, passaram por dificuldades na infância / juventude, onde tiveram que ser fortes, amadurecer muito rápido. Não necessariamente tinham uma força literal, mas precisavam parecer fortes para afastar algo que temiam. Nós fisioterapeutas trabalhamos com a redução das dores relacionadas com a retificação. Mas se você tiver um aspecto de fundo emocional, por trás dessa retificação, seu sistema nervoso não vai aceitar correção, por que a perda da retificação simbolizaria te colocar em uma posição de vulnerabilidade em sentido emocional. Então, nesse caso, você pode fazer fisioterapia e vai continuar retificado. Mas não fique preocupado com o nome que apareceu no seu laudo. A postura é como seu inconsciente expressa tudo que você já viveu. Nem tudo dá para mudar. Se você se permitir relaxar, tirar a armadura, levar a vida de uma forma mais leve, com menos preocupações, já vai ajudar a diminuir sua retificação. Agora, se ela estiver te causando dores, aí sim entre com a fisioterapia. Vai ser um prazer te ajudar.
Sim, dependendo da causa, podemos reverter o quadro através de exercícios específicos e terapias manuais. Mas, antes de tudo, é preciso uma avaliação minuciosa e realização de alguns testes antes de iniciar qualquer abordagem.