A Síndrome de Boderline pode ser o gatilho para o surgimento de uma Esquizofrenia?

24 respostas
A Síndrome de Boderline pode ser o gatilho para o surgimento de uma Esquizofrenia?
Olá!
Gatilho é um termo usado na psicologia, principalmente as mais positivistas, para falar de algo (situação, vivência etc...) que desencadeia uma reação (geralmente um transtorno, sintoma etc...). Não dizemos que um transtorno cause outro, mas sim que existem comorbidades - quando há mais de uma doença relacionada. Neste caso, me parece que trata-se mais de uma dúvida diagnóstica, se é um transtorno boderline ou psicótico (ou até comorbidades, apesar de raras), pois em alguns quadros de boderline os sintomas são bem próximos de quadros psicóticos.
Entretanto, independente do diagnóstico, buscar entender o que acontece, como surgiu os sintomas e o adoecimento ajuda a dar sentido aquilo que até então só tem uma ideia de transtorno e pode auxiliar na lida com o adoecimento. A psicoterapia pode ser uma boa ferramenta neste sentido. O acompanhamento com profissionais da saúde mental é fundamental.
Espero ter esclarecido a sua dúvida o suficiente.

Cabe ressaltar a importância da equipe multidisciplinar para fazer o diagnóstico adequado. Pois um sintoma por si só não fecha um diagnóstico. Depressão grave também pode manifestar sintomas psicóticos ou similares. Além do que, somente um gatilho ou um sintoma, não desencadiado um transtorno grave. Há fatores internos e externos relevantes para cada caso.
Olá! Na minha forma de ver e pensar o borderline, não necessariamente! O borderline, como o próprio nome já diz, esta na borda. Pode ter momentos e estar psicótico, mas não ficar psicótico. Tudo depende da quantidade e não da qualidade. Ou seja, a pessoa pode ter uma crise psicótica intensa, mas não ficar na crise. E é claro que quem tem essas dificuldades psicológicas deve ter um acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Portanto busque ajuda para evitar crises.
Não, o diagnóstico de um transtorno descreve os sintomas apresentados por um paciente. Uma classificação não pode ser tida como causa dos sintomas, ela só os organiza de modo compreensível possibilitando uma intervenção. Na verdade os sintomas são resultados de diversos fatores, como fatores geneticos, psicologicos, culturais. É possível que o paciente apresente sintomas de ambos os transtornos. No DSM-V consta que o transtorno de personalidade borderline possa predispor o desenvolvimento do transtorno psicotico breve. A ideia de "predisposição" seria mais um indicativo de que os sintomas e tendencias comportamentais de uma pessoa diagnosticada como borderline poderiam favorecer o aparecimento de outros sintomas (talvez por conta de eventos ambientais estressores, deficits repertoriais, comportamentos disfuncionais), que ai poderiam ser encaixados dentro do espectro esquizofrenico.

De todo modo, sempre que surgir duvidas é importante consultar um profissional psicologo ou psiquiatra devidamente habilitado.
Olá, uma pessoa que é diagnosticada com o borderline também pode ter outros transtornos, o que chamamos de comorbidade. Cada caso é muito particular e deve ser discutido com um psicólogo e o médico psiquiatra, assim a pessoa estará amparada de profissionais que poderão ajudar na qualidade de vida desta pessoa.
Vale lembrar que os transtornos de personalidade como o Borderline não tem cura, por outro lado é possível melhorar a vida cotidiana da pessoa com a psicoterapia e acompanhamento médico.
Espero ter ajudado, obrigada!
O transtorno boderline tem alguns sintomas parecidos com a esquizofrenia em momentos de crises,porém se diferencia em todas as outras características.Sugiro fazer avaliação com médico psiquiatra para compreender melhor as manifestações de seus sintomas e hipotese diagnóstica.
Veja, apesar do Transtorno de Personalidade Borderline chegar muito próximo da estrutura de subjetividade psicótica (na qual situamos a esquizofrenia) ela não está situada dentro de uma estrutura predominantemente psicótica, sendo assim, o o Borderline não desenvolve esquizofrenia, por mais que ele forme pequenos delírios (que inclusive se dissolvem muito mais rápidos que os complexos delírios dos esquizofrênico).
Um grande abraço!
Bom dia!
A mudança de humor não serve como gatilho, ela deve ser tratada com psicólogo e psiquiatra. A esquizofrenia tem outras questões que envolvem a vida do paciente.
Olá, boa tarde! Tanto a esquizofrenia como borderline são dinâmicas complexas, e devem ser analisadas caso a caso. A principio não há uma relação direta com a qual a pessoa precise se preocupar.

Mas, grandes sofrimentos, como aqueles que as pessoas com diagnóstico de borderline (entre muitos outros diagnósticos e dificuldades), sentem, eventualmente podem ser alguns dos fatores que contribuem para um processo complexo de "quebra com a realidade" em algum nível, que ocorre na esquizofrenia.

Nos dedicarmos ao autoconhecimento e a lidar com nossas dificuldades na psicoterapia, é uma forma de trabalharmos a prevenção de sofrimentos, além de transformarmos/superarmos aqueles que já estamos vivendo.

Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito. Abs!
Olá,
Não o transtorno de personalidade borderline não é um gatilho para esquizofrenia.
O transtorno de personalidade borderline é um transtorno na personalidade do indivíduo.
O border é emocionalmente instável, o que muitas vezes prejudica as suas relações.
Já na esquizofrenia o indivíduo tem delírios, alucinações...
Particularmente gosto muito de atender border e também gosto de estudar sobre esse transtorno.
Se você é border ou convivi com um, recomendo a leitura do livro: A parte que falta.
Atenciosamente,
Borderline e Esquizofrenia são transtornos mentais diferenciados. Na personalidade borderline, o transtorno se apresenta com instabilidade emocional, transtorno de humor, depressão e ansiedade. Na esquizofrenia, as características são psicoses (perda de contato com a realidade), delírios (crenças falsas), comportamentos desorganizados, embotamento afetivo. O tratamento de ambos os transtornos são importantes, com acompanhamento de psiquiatra e psicólogo, associado a medicamentos estabilizadores do humor, antidepressivos e antipsicóticos.
Fundamentalmente é de suma importância a realização de um trabalho em conjunto entre o psiquiatra e o psicólogo, cada qual com sua expertise para chegarem a um diagnóstico em conjunto.
É preciso levantar o histórico do paciente em relação às doenças psiquiátricas dela e familiares, quais os fatores podem estar ou não relacionados entre si.
Às vezes os gatilhos surgem de uma maneira que podem, inclusive, dificultar o diagnóstico, por isso da importância do trabalho multiprofisisonal.
Olá,
Não há ligação um com o outro. Borderline se refere a um quadro de Transtorno de Personalidade (Em geral, um modo permanente de ser, pensar, agir) e a Esquizofrenia se refere a um transtorno Psicótico (Ruptura com a realidade).

Grande abraço.
Olá! Geralmente não há ligação entre ambos os transtornos. Em todo caso, seria interessante realizar um acompanhamento tanto com um psiquiatra quanto um psicólogo. Boa sorte.
É impossível responder a esta questão sem considerar o caso em si. Portanto diria que é necessário acompanhar o caso para saber como as duas coisas podem se relacionar ou não.
Olá, são patologias diferentes, não é possível afirmar que quem tem personalidade borderline irá desencadear esquizofrenia. Mas em graus elevados o Borderline pode apresentar delírios que são comuns em pacientes esquizofrênicos. No mais indico que busque um psiquiatra para entender seu caso. Espero ter ajudado. Att, Gabrielle Lazari
Olá. Não é possível afirmar que o transtorno borderline é um gatilho para o surgimento do transtorno esquizofrênico. Assim como colegas pontuaram, há uma possibilidade da sua dúvida se tratar do próprio diagnóstico e dos sintomas que possam se manifestar no transtorno borderline, pois neste transtorno existem sintomas que são semelhantes aos transtornos psicóticos, como: episódios de despersonalização e perda da percepção da realidade, com episódios transitórios e circunscritos de ilusões e alucinações baseadas na realidade. Te recomendo buscar um profissional que possa avaliar melhor a sua dúvida e te esclarecer sobre o diagnóstico. Espero ter ajudado!
Olá! São distintos. Ambos os casos quando tratados em psicoterapia e psiquiatria geram grandes benefícios ao paciente. Espero que encontre bons profissionais e que vc tenha disponibilidade para um tratamento, de forma que minimize os prejuízos causados em suas relações e em sua vida.
Não, apesar de alguns sintomas parecidos, são transtornos diferentes. Para ambos os casos sugiro acompanhamento multidisciplinar de Psiquiatra e Psicólogo. Um processo psicoterapêutico vai ter ajudar a entender o que acontece contigo e a resignificar crenças, medos, inseguranças sobre a vida, os transtornos em questão e as possibilidades de tratamento. Você será ouvida sem julgamentos e criticas, em um ambiente acolhedor, de confiança e sigiloso. Acredite você é mais do que um diagnóstico. Cuide-se e ficará bem.
Olá, como vai? Primeiro, parece importante esclarecer que estamos nos referindo a quadros (conjunto de sintomas e estruturas de personalidade) diferentes. Dentre os tipos de Transtorno de Personalidade, tem-se o dito "Borderline". A palavra borderline se refere à ideia de estar na borda, ou seja, pelas suas características, em alguns momentos pode parecer que há características psicóticas (que associamos corretamente à Esquizofrenia). Bom, o que ocorre é que se trata de alguém marcadamente instável e que pode apresentar pensamentos, sentimentos e comportamentos que soam estranhos, como se a pessoa estivesse vivendo em um "planeta paralelo", em outras palavras, rompido com a realidade. Entretanto, como a pessoa não é assim 100% do tempo, pode acabar dando a impressão de que ela passa por "surtos" e aí, de novo, quem com ela convive, pode associar a situação à Esquizofrenia. Então, não cabe aqui pensar em um ser gatilho para o outro, o que ocorre é que o Borderline, por suas características pode dar essa impressão de que está se encaminhando para um Transtorno Psicótico (que inclui a Esquizofrenia). Muito boa sua percepção e dúvida. De qualquer modo, seja para um quadro ou outro cabe a assistência por profissionais da saúde mental. Espero que tudo se encaminhe da melhor forma. Abçs, Jaqueline.
Olá,
Não. Um transtorno não necessariamente se torna um gatilho para outro transtorno.
Ao mesmo tempo, é possível identificar vários transtornos na mesma pessoa.
Abs
não, um transtorno não serve de gatilho para outros. São independentes. Se precisar de aguma ajuda, tenho horários disponíveis Um abraço.
A síndrome de borderline (Transtorno de Personalidade Borderline - TPB) e a esquizofrenia são considerados distúrbios distintos com diferentes conjuntos de sintomas e padrões de desenvolvimento. O TPB está classificado como um transtorno de personalidade, enquanto a esquizofrenia é um transtorno psicótico.

Embora alguns dos sintomas desses dois transtornos possam se sobrepor, como pensamento desorganizado ou paranóia, não há evidências diretas que sugerem que o TPB possa desencadear a esquizofrenia. No entanto, uma pessoa pode ter ambos os transtornos ao mesmo tempo, que é um fenômeno conhecido como comorbidade.

É importante ressaltar que o diagnóstico e o tratamento de qualquer condição de saúde mental devem ser realizados por um profissional de saúde qualificado. Se você ou alguém que você conhece está experimentando sintomas de qualquer um desses transtornos, por favor procure ajuda profissional.
Olá!Não, a Síndrome de Borderline (Transtorno de Personalidade Borderline) não é um gatilho direto para o surgimento da Esquizofrenia. São transtornos distintos com características diferentes. A Esquizofrenia é um transtorno psicótico que envolve alucinações, delírios e pensamento desorganizado, enquanto o Transtorno de Personalidade Borderline está relacionado a instabilidade emocional, impulsividade e problemas de identidade. Embora ambas as condições possam coexistir em algumas pessoas, uma não causa diretamente a outra. Cada uma tem suas próprias causas e características. Se você ou alguém que você conhece está preocupado com esses transtornos, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada.