A síndrome do intestino irritável pode dar um desconforto após defecar no reto e ânus como gases e

2 respostas
A síndrome do intestino irritável pode dar um desconforto após defecar no reto e ânus, como gases?
Como sempre: até mesmo por Ética, me é impossivel avaliar e orientar uma pessoa sem examina-la. E mesmo que a senhora quisesse, minha agenda pessoal, com Atendimentos Humanitários no Sertão, Universidade e Clínica em S. Paulo, além das inúmeras viagens impediria isso. Tive que suspender até mesmo as Consultas Online, que são uma forma muito efetiva de atendimento, devido a agenda completa.
O que posso fazer pela senhora e pelos mais de 100 mil leitores que tenho cada mês é EXPLICAR sobre o famoso Intestino Irritável(SII)
Claro que nao é uma resposta pessoal. Mas se ler, tenho certeza que aprenderá bastante.

INTESTINO IRRITÁVEL

====Síndrome do Intestino irritável pode apresentar dor em qualquer parte do abdomen(barriga), distensão abdominal, intestino preso, diarréia ou mesmo uma alternância entre diarréia e intestino preso.
Pode haver sensação de evacuação incompleta.
Como tudo em Medicina, cada paciente se apresenta de modo particular: alguns tem mais dor, outros se queixam de intestino preso e muitos reclamam de abdomen distendido. Já recebi moças que me falaram: "Doutor, minha barriga está tão grande que parece que estou grávida"

===O diagnóstico exige um Médico com raciocínio clínico adequado e que conheça as apresentações clínicas da Síndrome.

====Há critérios para estabelecer o diagnóstico, mas nenhum critério substitui um bom Médico que tenha um excelente preparo e um excelente relacionamento com seu paciente.

Há pontos que quero ressaltar:

===1. a dor do intestino irritável pode acontecer em qualquer local do abdomen

Mas é preciso saber se realmente a dor é de intestino irritável. Isso se chama DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL e um Médico de boa qualidade consegue faze-lo

====2. Se há perda ponderal importante, anemia ou sangramento digestivo, o diagnóstico raramente é intestino irritável

=====3. No tratamento do intestino irritável a confiança do paciente em seu Médico é um fator muito importante.

====4. Muitas vezes há associação entre problemas psicológicos e intestino irritável.
======Nesse caso, se for útil ao paciente, o bom Médico o encaminhará para tratar o problema encontrado. Pode ser depressão, pode ser ansiedade, ou mesmo uma mistura das duas. Mas, se preciso, deverá ser tratada.
5. nem sempre são precisos inúmeros exames para o diagnóstico de intestino irritável. Mas um Médico de alta qualidade saberá quando é preciso solicitar(ou fazer) exames, para afastar causas orgânicas (por exemplo, inflamações, doença diverticular dos intestinos e até mesmo câncer). Porém, os exames são apenas O COMPLEMENTO de um Raciocínio Clínico bem feito e de uma consulta de alto nível.

====== 5. Eu tive a sorte de, em quase 34 anos de prática médica aqui e no Exterior ver a evolução das medicações para Intestino Irritável. Houve uma melhora considerável desde quando eu era Residente, há muitos anos atrás. Hoje há medicamentos que focam mais a dor, outros a diarréia, outros o intestino preso. E há medicamentos que aliviam todos esses sintomas

E TAMBÉM

6. Aprendi também em todos esses anos, que no Intestino Irritável o melhor tratamento é um Médico atencioso e que infunda CONFIANÇA em seu paciente. Se o paciente tem confiança de que nada grave acontecerá, vai ter um tratamento muito melhor e mais eficaz.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.