A terapia cognitivo comportamental é eficaz no tratamento do TOC religioso?

23 respostas
A terapia cognitivo comportamental é eficaz no tratamento do TOC religioso?
Boa noite, A Terapia Cognitivo Comportamental - TCC apresenta bons resultados no tratamento do TOC, pois é uma Psicoterapia focado em técnicas, exercícios e tarefas que são realizadas em casa. Lembrando que para o tratamento ser eficaz é essencial que o paciente faça as tarefas que foram estabelecidas.

Sim, a TCC oferece um dos tratamentos mais eficazes em conjunto com o uso de medicamentos.
Sem dúvidas a TCC melhor abordagem de entrada para o TOC, pois oferece muitos recursos, informações e estratégias para diminuição do sofrimento (remissão dos sintomas). Feito o tratamento dos sintomas agudos, as abordagens de terceira onda em TCC podem complementar e avançar o tratamento em sua fase final.
Bom dia para o tratamento do TOC sugiro as terapias de processamento de trauma como EMDR, Brainspotting e ou AIM, se quer saber um pouco mais sobre isso podemos conversar no privado
Olá! A TCC se mostra bastante eficaz no tratamento do TOC. Os sintomas deste transtorno pode se manifestar de diversas maneiras. Sendo a manifestação do TOC com pensamentos intrusivos (obsessões) com conteúdo religioso ou blasfemo, um dos mais comuns.
O tratamento em TCC para o TOC tem como objetivo ajudar o paciente a lidar melhor com seus pensamentos intrusivos, aprendendo a analisá-los de forma mais racional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
A terapia cognitivo comportamental pode ajudar sim , com as estratégias e exercícios , porém há traumas que precisam ser ressignificados , ligados a realidade psiquica do paciente , memórias muito anterior da ordem do inconsciente . Vejo que a Psicanálise tem excelentes resultados neste caso .
Ótima pergunta! Os pensamentos repetitivos (obsessão) e comportamentos repetitivos (compulsão), quando caracterizado um transtorno (TOC) podem durar a vida inteira.
A Terapia Cognitivo- Comportamental utiliza tanto o histórico clínico do paciente quanto estratégias específicas para auxiliar o cliente a lidar e diminuir os sintomas de pensamentos e medos irracionais que surgem durante o TOC. Estes sintomas sinais surgem antes de ser caracterizado um Transtorno mental e vão se desenvolvendo gradualmente e, com a psicoterapia e medicamento (quando necessário) estes sintomas vão diminuindo de modo gradual. Em um movimento contrário ao inicial.
Em termos bem objetivo, não é somente a Terapia Cognitiva Comportamental que têm estudos comprovando a sua eficácia, como há também a Terapia Comportamental (Behaviorismo) que tem a sua eficácia também comprovada. De forma simplista, as duas abordagens se diferenciam em termos de compreensão do homem e seu mundo.
Caso quem fez a pergunta tenha interesse, há muitos estudos científicos sobre ambas as terapias no manejo do TOC disponíveis e publicadas na internet.
Lembrando que a técnica eficaz é um dos fatores no tratamento, assim como há outros fatores no trabalho terapêutico que precisam ser considerados pelo especialista.
Olá! A TCC tem sido considerada a melhor abordagem para o tratamento de TOC, inclusive, a mais recomendada pelos psiquiatras.
Através de recursos como Psicoeducação, Técnicas, Tarefas de casa além de outros, a TCC tem como um dos principais objetivos no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo ajudar o paciente a identificar e analisar os pensamentos intrusivos, para possibilitar a readequação de conduta, levando a uma vida mais saudável e funcional.
Sugiro o acompanhamento psicoterápico, além da avaliação com um médico psiquiatra.
Que tal conversar sobre isso?
Te convidamos para uma consulta: Aconselhamento psicológico - R$ 150
Olá! A Terapia Cognitiva-comportamental tem se mostrado muito eficaz no tratamento dos transtornos mentais como Ansiedade, TOC, Depressão, Fobias Específicas, Transtorno do Pânico e Estresse Pós-Traumático. Ela é um tratamento eficaz para adultos e crianças com TOC. Pesquisas mostram que certos tipos de psicoterapia, incluindo a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) podem ser tão eficazes quanto a medicação para muitos indivíduos. A terapia é eficaz na redução de comportamentos compulsivos no TOC, mesmo em pessoas que não respondem bem à medicação. Procure um psicólogo, esse profissional poderá ajudá-lo a controlar as obsessões e compulsões. É importante trabalhar as crenças e o medo presente neste quadro. Fico à disposição! Abraço!
Olá! Obrigada por sua pergunta! A terapia cognitivo comportamental é eficaz e é uma forma de psicoterapia cuja aplicação vem alcançando excelentes resultados nos problemas e alterações psicológicas, o que inclui o tratamento do TOC religioso. Como qualquer especialidade, contudo, precisa de um especialista capaz e idôneo e, sobretudo, que o paciente se sinta à vontade para proceder o tratamento. Cuide-se! Tudo de bom!
A terapia cognitiva comportamental e a Análise do Comportamento — Terapia Comportamental (Behaviorismo). São bastante uteis sim, no tratamento do transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). No tratamento se utiliza analises funcionais dos comportamentos e diferentes tarefas para casa.
Sugiro que você procure um profissional psicologo para analisar detalhadamente o que esta te angustiando e começar logo o tratamento psicológico.
Sim, a Terapia Cognitivo Comportamental é considerada padrão ouro para o tratamento de TOC. É importante certificar-se que o profissional tem experiência com essa demanda.
Olá, bom dia. A resposta é sim. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma das abordagens dentro da psicologia e tem sua eficácia científica comprovada para o tratamento do TOC. Um abraço.
Sim é a que tem maiores evidências científicas para o tratamento do TOC
Olá! A TCC é muito eficaz para o tratamento de TOCs, pois além de avaliar os comportamentos envolvidos, os pensamentos intrusivos, trabalha com os sentimentos que o cliente desenvolve sobre si e seu entorno. A terapia é um ato corajoso, que pode reestruturar questões que estão gerando sofrimento. Cuide-se! :)
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 230
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) tem um papel importante no tratamento do TOC, seja qual for o subtipo, pois é uma psicoterapia que trabalha focada no problema através de técnicas, exercícios e tarefas para serem realizadas no consultório e em casa. O paciente aprende a identificar suas obsessões, compulsões, evitações, neutralizações e pensamentos catastróficos, e assim junto ao terapeuta listar e realizar tarefas para que gradualmente os sintomas percam sua intensidade. A avaliação de um psiquiatra e aderência ao tratamento medicamentoso, podem potencializar os recursos oferecidos em psicoterapia.

Sim, pois a TCC irá partir de premissas importantes para agir sobre transtornos que envolvem compulsão, como no caso do TOC. Os pensamentos obsessivos que levam a determinados comportamentos e ações compulsivas são resultados de cognições ou interpretações da realidade em torno da pessoa que acaba agindo com base em crenças de desvalor, desamor ou desamparo, impulsionando o sujeito para determinada ação compulsiva.

No caso do TOC Religioso, estas ações persistentes acabam sendo direcionadas para rituais fixados na religião, geralmente movidas por medo ou sentimento de insuficiência.

A partir das técnicas da TCC, por meio de reestruturação cognitiva, é possível o sujeito encontrar um equilíbrio entre suas crenças religiosas e suas crenças nucleares (desamor, desvalor ou desamparo), podendo vivenciar sua religiosidade de maneira mais saudável.

Sem dúvida alguma a TCC é uma excelente abordagem.
Olá. Atualmente, a Terapia Cognitivo Comportamental é o tipo de psicoterapia com maior comprovação científica no que tange a eficiência e a eficácia para o TOC. Um forte abraço e melhoras
Sim! A Terapia Cognitivo Comportamental é a abordagem mais indicada e eficaz para o tratamento de TOC, pois intervém diretamente na obsessão dos pensamentos e compulsão dos comportamentos, além dos sentimentos que estão envolvidos nos rituais praticados pela pessoa. Atuando principalmente na ansiedade gerada, utiliza-se também, algumas técnicas como a psicoeducação e a exposição de prevenção de respostas e a identificação de crenças disfuncionais que intensificam o sofrimento a pessoa, entre outras.
Olá! Sim a teoria cognitiva comportamental é muito eficaz no tratamento de TOC, pois vai auxiliar o paciente a identificar suas obsessões, compulsões, evitações neutralizações e pensamentos catastróficos. Desta forma, junto com seu psicólogo o paciente irá encontrar estratégias para diminuir a intensidade dos sintomas. Duvidas, fico à disposição. Abraço.
O indivíduo com TOC de conteúdo religioso possui altos níveis de ansiedade em relação ao cumprimento das crenças religiosas. Sofre com rituais,escrúpulos, evitações, preocupações excessivas, dúvidas, medo, desconfiança, aflição e culpa. A terapia cognitivo-comportamental compõe uma ferramenta extremamente eficaz para o tratamento de pensamentos obsessivos e de comportamentos compulsivos. De forma sucinta, o tratamento consistirá em: psicoeducação sobre o TOC, entendimento da origem do transtorno, técnicas de relaxamento, modificação de interpretações irreais, exame de evidências, experimentos comportamentais, exposição imaginária e real aos eventos temidos e retirada dos comportamentos que fazem manutenção do toc. Flexibilizar as regras mentais ajudará muito nesse processo. Fico à disposição!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!