A úvula encostar na lingua é normal? E isso pode provocar algum efeito na dicção?

11 respostas
A úvula encostar na lingua é normal? E isso pode provocar algum efeito na dicção?
Não é normal a úvula encostar na língua . E pode causar alterações dos sons da fala. Além de alterações de fala pode causar ronco e apnéia. Se você apresentar esse tipo de alteração na úvula, procure um otorrinolaringologista para avaliação . E nas alterações de fala procure o Fonoaudiólogo!!!

Não é normal e precisamos verificar o porque disse estar acontecendo. Eu faria perguntas como: Sua úvula sempre foi assim? Você ronca muito? Sofreu algum trauma? Gritou muito ou se irritou nos últimos dias? Está doente?. Existem diversos fatores que podem desencadear isso. Sugiro que procure um otorrino para que ele possa te examinar e verificar o que realmente está acontecendo e te orientar melhor sobre o que fazer!
Como minhas colegas já falaram:não é normal. Uma avaliação do fonoaudiólogo e otorrinolaringologista é fundamental.
Olá. Não, não é normal. Se for um músculo maior que a média e encostar um pouco apenas na hora de articular sons nasais (quando sai ar pelo nariz e pela boca, exemplo: ã), mas tiver seus movimentos normais, não haverá prejuízo na fala, mas, em alguns casos pode sim prejudicar bastante a fala e voz, pois as mesmas ficam nasalizadas, além de prejudicar sons em que usamos o dorso da língua (parte posterior) para articular o som (exemplo: K).
Se o problema for hipotonia ( flacidez) no músculo de todo palato mole (essa parte posterior do "céu da boa" que se movimenta e contém a úvula) pode ainda gerar problemas maiores para você como ronco e apneia. Se estiver percebendo alguma alteração procure uma Fonoaudióloga especialista em Motricidade OroFacial para avaliação. Se for necessário ela te encaminha para exames complementares.
Precisa ser submetido a uma avaliação otorrinolaringológica, para se ter primeiramente uma avaliação clínica mais precisa e depois conforme for o próprio médico indicaria o tratamento fonoaudiológico caso seja essa a questão.
A avaliação clinica vai determinar am possível causa bem como morfofidiologia, ou seja, padrão de estrutura e funções.
Olá! não é normal a úvula encostar na língua e tal alteração deve ser avaliada pelo otorrinolaringologista e fonoaudióloga a fim de minimizar possíveis alterações na voz, fala, ronco e apnéia.
EMBORA NÃO SEJA NORMAL, É NECESSÁRIO VER EM QUE ISSO TE ATRAPALHA. MUITO IMPORTANTE A AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA E DO OTORRINOLARINGOLOGISTA.
Não é normal, procure um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo, caso apresente sintomas como ronco e apnéia, problemas vocais ou de fala.
Não, não é o normal. Procure por um otorrinolaringologista para a avaliação clínica. se necessário, ele encaminhará para uma avaliação fonoaudiológica.
Não é normal !!! É importante uma avaliação Otorrinolaringologista e com Fonoaudióloga.