acupuntura e um tratamento bom para distonia laringea?

12 respostas
acupuntura e um tratamento bom para distonia laringea?
Dra. Mayara Dela Costa Altomari
Médico acupunturista
São Paulo
Olá! A acupuntura pode ajudar sim. Qualquer que seja a causa da sua distonia, é preciso sempre procurar um especialista de confiança para avaliação e proposição do tratamento mais adequado para você. Boa sorte!!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Keity Abi Ackel
Fonoaudiólogo
Teresina
Sim, a acupuntura pode tratar a distonia e, de fato, existem acupontos (ou pontos de acupuntura) específicos para tal.
Dr. Jorge Rodrigues da Silva
Ginecologista
Cotia
Sim.
Dr. Celso Vidolin
Médico acupunturista, Otorrino
Curitiba
A distonia laringea ou disfonia espasmódica é um distúrbio dos músculos da laringe. As contrações involuntárias de um ou mais músculos podem interromper a voz, a fala pode se assemelhar a gagueira. Os espasmos são normalmente ausentes quando a pessoa canta. O stress pode ocasionar ou potencializar os sintomas. A causa da distonia é incerta. Supõem-se que a maioria é de origem neurológica. O tratamento com injeção de pequenas doses de botox na musculatura envolvida pode beneficiar em muito os sintomas, melhorando a contração muscular por bloquear a transmissão do impulso nervoso. A acupuntura poderá sim trazer benefícios, equilibrando o organismo de um modo geral. Os resultados são incertos, porém vale a pena tentar.
A partir da realização de uma anamnese (entrevista clínica) e o levantamento dos pontos que refletem os desequilíbrios bioenergéticos dos meridianos apontados como resultado das informações coletadas pela entrevista, além do estabelecimento de pontos específicos para a disfunção com a utilização não somente do tratamento clássico da acupuntura, mas também a utilização de moxabustão e a eletroacupuntura, pode-se obter uma expressividade nos resultados que queremos alcançar, no caso a diminuição dos espamos e contrações da musculatura da face e da musculatura responsável pela fonação.
Dr. Eduardo Trujillo
Terapeuta complementar
São Bernardo do Campo
A depender da causa da causa da distonia e do grau de acometimento. Sempre é necessária uma boa investigação do que está causando esta distonia. Pela acupuntura e sua filosofia tradicional devemos fazer uma regulação da energia circulante pelos meridianos, observando qual o desequilíbrio energético de base. Desta forma, os sintomas tendem a cederem ou desaparecerem, mas com a cautela de se observar se o sintoma é tratável. Para isto, somente uma boa avaliação, distinguindo se o desequilíbrio é energético, fisiológico ou morfológico.
Dr. David Câmara
Especialista em dor, Anestesiologista, Médico acupunturista
Fortaleza
Após uma investigação diagnóstica boa, é uma boa opção integrar tratamentos, combinando a acupuntura clássica com a eletroacupuntura. Em alguns casos pode ser indicada a toxina botulínica (botox).
Dr. André Nogueira
Fisioterapeuta
Rio de Janeiro
Esta faz parte das Distonias Cranianas que podem comprometer a fala e caracteriza-se por contrações involuntárias e sustentadas, provocando movimentos repetidos, torções e posturas anormais. A Acupuntura encara esses sintomas como uma Síndrome de Excesso podendo ter origem no desequilíbrio dos meridianos de PI, GAN e SHEN além da estase dos meridianos locais. A Acupuntura tem ótimos resultados em muitas enfermidades mas em especial as Síndromes de Excesso ela é extremamente eficaz e que pode ser aliada a Magnetoterapia
 William Amaral
Psicanalista
São Pedro Da Aldeia
O Importante é identificar a origem, se é de origem emocional ou neurológica. Em ambos os casos a acupuntura pode auxiliar no tratamento mas será ainda mais eficaz se for de origem emocional. Forte abraço!
Dr. Daniel Tenuta Guedes
Médico acupunturista
São Paulo
Boa tarde, a distonia pode ser tratada com acupuntura e principalmente com a eletroacupuntura, além disso o uso de toxina botulínica (Botox) também gera bons resultados.
Dra. Marta Jusioli Tagliolatto do Val
Homeopata, Médico acupunturista, Pediatra
São Lourenço da Serra
Olá, pode sim . A acupuntura é um excelente tratamento para fortalecer e relaxar musculatura.
Dr. Paulo Terzian
Neurocirurgião
São Paulo
Sim, a acupuntura pode tratar a distonia.

Especialistas

Sheila Trentin

Sheila Trentin

Neurologista

Porto Alegre

Rosana Ferreira

Rosana Ferreira

Neurologista

Santos

Luiza Tazo

Luiza Tazo

Neurologista

Sarandi

Thaiza Agostini Córdoba de Lima

Thaiza Agostini Córdoba de Lima

Neurologista

São Paulo

Dalva M Salgado Machado

Dalva M Salgado Machado

Neurologista

Belo Horizonte

Yuri Ferreira Felloni Borges

Yuri Ferreira Felloni Borges

Neurologista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 73 perguntas sobre Distonia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.