Afogo muito quando estou dormindo, normalmente sonho que estou afogada e quando percebo acordo deses

Afogo muito quando estou dormindo, normalmente sonho que estou afogada e quando percebo acordo desesperada com muita falta de ar e afogada, antes dos meus 20 anos eu tinha dificuldade de acordar, sempre tinham que me levantar pra eu despertar e me recuperar. Agora consigo acordar sozinha. Porém hoje as 3:00 da manhã sofri um engasgo como nunca tinha sofrido antes, demorei muito para conseguir respirar, e foi horrível. O que pode ser? Qual médico procurar???

8 respostas


Oi, td bem? Procure um médico Otorrinolaringologista, especialista em Medicina do Sono. Muito provavelmente seu relato de "estar desesperada, com muita falta de ar e afo gada", está relacionada a 'apneia do sono', que é um distúrbio em que os músculos da garganta relaxam tanto, que restringe a passagem do fluxo de ar, tornando-o superficial ou mesmo interrompido por alguns segundos, privando assim o corpo e o cérebro de oxigênio. Esta obstrução (da passagem de ar) é a grande causa da dificuldade respiratória, ronco e engasgos. Espero tê-la ajudado. Atenciosamente, DENISE PUPPIN Fonoaudióloga - Prof de Oratória - Trainer de Apresentações, Discursos, Treinamentos - Gestão Emocional e Estratégica nas Exibições

Prof. Denise Puppin

Prof. Denise Puppin

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Realmente pelo seu relato, e como a colega respondeu, pode ser um caso de apneia do sono. Sugiro buscar os seguintes profissionais para avaliar o seu caso: Fonoaudiólogo, Neurologista e Otorrinolaringologista. Abração, Cassiano.

Dr. Cassiano Antunes

Dr. Cassiano Antunes

Fonoaudiólogo

São Carlos

Agendar consulta

Olá !! Eu sugiro passar em avaliação com Otorrinolaringologista para ver a possibilidade se Apnéia do Sono . E também com Gastroenterologista para ver a possibilidade de Refluxo .


Olá! Concordo com a Dra. Márcia Regina Lopes, há possibilidade de Apnéia do Sono e Refluxo, ambos têm tratamento.

Rosane Pinto Castelló

Rosane Pinto Castelló

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Olá, como vai? O ideal seria uma avaliação Médica, sugiro procurar um otorrinolaringologista e após a avaliação dele, também sugiro procurar uma avaliação Fonoaudiológica, para a partir daí iniciar um plano terapêutico direcionado para você.

Dra. Jordana de Lima

Dra. Jordana de Lima

Fonoaudiólogo

São Paulo

Agendar consulta

Procure uma fonoaudióloga especialista em Disfagia


Olá. Boa tarde. São vários os fatores que podem nos levar ao "afogamento". Saliva que vai acumulando na cavidade oral e escorre, pela ação da gravidade; mecânica da deglutição pouco eficaz; posicionamento no leito ao dormir; flacidez na musculatura. O Fonoaudiólogo é o profissional capacitado para te ajudar.


Otorrinolaringologista e ele pode avaliar a necessidade de intervenção fonoaudiológica.

Dr. Eduardo da Silva

Dr. Eduardo da Silva

Fonoaudiólogo

São Paulo

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.