Além da medicação Pregabalina, atividade física, acupuntura, para pessoa diagnosticada com fibromial

4 respostas
Além da medicação Pregabalina, atividade física, acupuntura, para pessoa diagnosticada com fibromialgia, mulher 47 anos, há mais alguma coisa no mercado que faça com que a pessoa sinta menos dor no corpo?
A fisioterapia é essencial na melhora do controle da dor, no aumento e/ou na manutenção das habilidades funcionais do paciente, fortalecimento muscular e alongamentos. Dentro das possibilidades de tratamento, além da fisioterapia convencional, é possível realizar tb a hidroterapia e Pilates.

O tratamento da Fibromialgia é sempre multidisciplinar e envolve, além da atividade física e do tratamento medicamentoso, psicoterapia. Já passou por um médico Fisiatra para abordar a doença de uma forma mais ampla?
A fibromialgia é uma doença crônica e complexa. Para alívio da dor e melhora da qualidade de vida requer na maioria das vezes um tratamento multidisciplinar (médico/fisioterapia/psicologia/terapias integrativas).
O tratamento interdisciplinar é a opção mais certa. A psicoterapia é parte essencial do tratamento porque o estilo de vida e os estados emocionais fazem parte da modulação da dor.
O tratamento da dor pela psicologia tem como objetivos identificar as necessidades, queixas e limitações dos pacientes, orientando-os no desenvolvimento de processos que geralmente envolvem:
* a regulação das emoções,
*treino de comunicação assertiva,
* avaliação dos transtornos ansiosos e técnicas de controle da ansiedade e melhora da concentração,
*avaliação e reabilitação (se necessário) das funções cognitivas como memória e atenção, geralmente prejudicadas pelos episódios de dor,
*avaliação dos transtornos de humor e tratamento da depressão seja em qual nível estiver. Os estados depressivos costumam estar presentes em portadores de dor crônica,
*fortalecimento da autoconfiança e autoestima que costumam afetar as relações interpessoais,
*identificação dos limites e relacionamentos abusivos,
*equilíbrio dos estados afetivos,
*técnicas para o alívio da tensão e das dores,
*outras questões subjetivas.
Independentemente dos objetivos relatados acima, são priorizadas as necessidades e urgências individuais. Espero ter ajudado.