Alergia e ou intolerância a alguns alimentos, podem causar Diabetes tipo 2 e Obesidade?

2 respostas
Alergia e ou intolerância a alguns alimentos, podem causar Diabetes tipo 2 e Obesidade?
Olá,
tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui!

Não há relacão entre isso que está falando. A etiologia da obesidade e diabetes não são por alergia...

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda especializada de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400

A relação entre alergias ou intolerâncias alimentares e o desenvolvimento de condições como diabetes tipo 2 e obesidade é complexa e multifatorial. Embora alergias e intolerâncias alimentares por si só não causem diretamente diabetes tipo 2 ou obesidade, elas podem contribuir indiretamente para o desenvolvimento dessas condições através de vários mecanismos.

Alergias alimentares envolvem uma resposta imunológica do corpo a proteínas específicas encontradas nos alimentos, enquanto as intolerâncias alimentares estão mais relacionadas à dificuldade do corpo em digerir certos alimentos ou componentes alimentares, como a lactose, encontrada no leite. Ambas as condições podem levar a sintomas desconfortáveis e, em alguns casos, a alterações no comportamento alimentar ou na absorção de nutrientes, que podem ter impacto no peso e na saúde metabólica.

Por exemplo, uma pessoa com intolerância a certos alimentos pode limitar sua dieta de maneira que exclua grupos alimentares inteiros, potencialmente levando a desequilíbrios nutricionais. Alternativamente, a substituição de alimentos não tolerados por opções menos saudáveis ou mais calóricas pode contribuir para o ganho de peso e o desenvolvimento de resistência à insulina, um precursor do diabetes tipo 2.

Além disso, a inflamação crônica, que pode ser exacerbada por alergias alimentares não gerenciadas, é um fator de risco conhecido tanto para obesidade quanto para diabetes tipo 2. A inflamação sistêmica pode afetar o metabolismo da glicose e a função das células que produzem insulina, além de promover o acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal.

Na prática da medicina integrativa, é crucial reconhecer essas conexões e abordar a saúde do paciente de maneira holística. Isso inclui a avaliação de possíveis alergias ou intolerâncias alimentares como parte de um plano de cuidados abrangente para prevenir ou tratar a obesidade e o diabetes tipo 2. Estratégias podem incluir testes para identificar alergias ou intolerâncias específicas, aconselhamento nutricional para garantir uma dieta equilibrada e saudável, e intervenções para reduzir a inflamação e melhorar a saúde metabólica.

Portanto, enquanto alergias e intolerâncias alimentares não são causas diretas de diabetes tipo 2 ou obesidade, elas podem influenciar indiretamente o risco de desenvolver essas condições. Uma abordagem integrativa, que considera todos os aspectos da saúde do paciente, incluindo sua dieta e reações alimentares, é essencial para promover um estado de bem-estar geral e prevenir doenças crônicas.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.