Alguém portador do transtorno de personalidade antisocial pode ao mesmo tempo ter transtorno Opositi

18 respostas
Alguém portador do transtorno de personalidade antisocial pode ao mesmo tempo ter transtorno Opositivo desafiador?
Olá, o Transtorno Desafiador Opositivo (TDO) é observado em crianças, através do comportamento delas. Este diagnóstico não deve ser visto como um distúrbio circunscrito, mas sim como um indicador de problemas de base que podem precisar, no futuro, de investigação e tratamento. O Transtorno de Personalidade Antissocial (TPAS) é diagnosticado em adultos que podem ter outros transtornos atrelados, como Transtorno de controle de impulsos, TDAH e Borderline. Se uma criança de até 10 anos de idade desenvolve Transtorno de Conduta e TDAH, o risco é maior de desenvolver o TPAS na idade adulta.
A psicoterapia, junto de fármacos de antipsicóticos e antidrepessivos, ajudam o paciente a ter uma vida funcional e equilibrada.

Olá. A resposta é sim, apesar de não ser comum.
Olá! Existem casos, busque ajuda de um Profissional para ser avaliado(a).
O melhor é deixar os rótulos de lado, se observar e ter consciência dos pensamentos e condutas inadequadas, ou seja, que causam mal estar, constrangimento e sofrimento. A partir daí, escolher melhores pensamentos e comportamentos, ou seja que causem bem estar. Se a pessoa não consegue realizar esse trabalho sozinha, um profissional poderá ajuda-la a desenvolver essa capacidade,
Um abraço,
Lea
Concordo com Léa.
O interessante é não antecipar conclusões, atrapalha mais do que ajuda, se há algo que está te incomodando e não consegue dar conta sozinho, procure ajuda. Paz!
Olá! Sobre a possibilidade, sim é possível, no entanto, o ideal não é que você tente buscar um diagnóstico inicialmente e sim que busque psicoterapia, para te auxiliar nesse processo e trabalhar as questões que possam estar surgindo.
Olá! que bom que você está procurando ajuda!
O Transtorno Opositor Desafiante (TOD), GERALMENTE, é mais observado em crianças e adolescentes. No entanto, pode ocorrer em adultos.
Porém, crianças que apresentam o diagnóstico de TOD, tendem a, na vida adulta, apresentar uma mudança no diagnóstico, sendo que muitas passam a apresentar o Transtorno de Personalidade Antissocial (TPAS), TDAH e outros. Mas isto não é uma regra.
Para uma melhor avaliação do seu caso, o melhor seria realizar algumas sessões de avaliação com um psicólogo.
Espero que você encontre o que busca!
Fique Bem!
Bom dia amigo! Respondendo sua pergunta, tecnicamente não é possível ao mesmo tempo devido ao prognóstico do Transtorno Opositor Desafiante. O DSM-V irá compreender que um indivíduo que estiver em suas fases de infância ou adolescência e que apresentar sintomas característicos de TOD deverá receber o diagnóstico em questão, porém, se após receber tratamento, depois de atingir a adultez e maior idade, continuar demonstrando os mesmos sintomas aí passará a ser considerado Transtornos de Personalidade Antissocial de fato. De qualquer forma, o ideal sempre é investigar caso a caso para realizar um bom diferencial entre outros transtornos possíveis, além de dificuldades de regulação emocional da raiva por exemplo. Grande abraço e fique bem!
Como alguns dos meus colegas sugeriram, o mais importante não é nomear os transtornos, somos mais do que isso.

É preciso buscar mais qualidade de vida, acolhendo aquilo que nos afeta. Procurar ajuda psicoterapêutica é o primeiro e mais importante passo para essa jornada de autoconhecimento.
Olá boa tarde, estes dois transtornos estão relacionados, contudo geralmente o que ocorre de forma mais cronológica é o transtorno opositor desafiador se apresenta mais na infância, enquanto transtorno de personalidade antissocial está mais relacionada na faixa etária adulta, então o que pode ocorrer, não sendo algo comum, são comportamentos semelhantes que estejam presentes como sintomas segundo o DSM-V (com isso no CID também) no momento de classificar e nomear tipo de patologia que a pessoa esteja apresentando. Vale lembrar que para saber se realmente tem algum desses distúrbios é necessário passar por uma avaliação feita por psicólogo ou psiquiatra que tenha conhecimento sobre tal temática, além de claro posteriormente a busca por tratamento também com a mesma classe de profissionais, para conseguir uma evolução na melhora e diminuição dos sintomas patológicos. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
O Tx antissocial é um diagnóstico de personalidade em adultos. O TOD é um diagnóstico para crianças, e é um antecedente importante que faz possível o diagnóstico de Tx de personalidade antissocial em adultos. Esses 2 Tx têm caraterísticas descritivas em comum relacionadas com a dificuldade para ler os sentimentos e necessidades alheios, para "compreender" a necessidade de "obedecer" proibições e regras sociais diversas, entre outras.
Sim, é possível que alguém portador do transtorno de personalidade antisocial também possa ter transtorno opositivo desafiador. O transtorno opositivo desafiador é caracterizado por comportamentos desafiadores, como desobediência, raiva, desafio à autoridade e desrespeito. Esses comportamentos podem ser vistos em alguém com transtorno de personalidade antisocial, já que eles também podem ser desafiadores e desrespeitosos. No entanto, o transtorno de personalidade antisocial também inclui outros sintomas, como falta de empatia, manipulação e falta de remorso.
Sim, é possível que uma pessoa tenha tanto o transtorno de personalidade antissocial (TPA) quanto o transtorno opositivo desafiador (TOD) ao mesmo tempo. O TPA é um transtorno de personalidade caracterizado por um padrão de comportamento persistente e generalizado de desconsideração pelos direitos dos outros, falta de empatia, comportamento impulsivo e violação das normas sociais. Já o TOD é um transtorno do comportamento na infância e adolescência,caracterizado por um padrão de comportamento desafiador, teimoso, hostil e desobediente em relação a figuras de autoridade.

Embora o TPA e o TOD sejam diferentes em termos de idade de início, características clínicas e diagnóstico, eles podem coexistir em uma mesma pessoa. Na verdade, a presença de TOD na infância pode ser um fator de risco para o desenvolvimento posterior do TPA na idade adulta. Além disso,algumas características comportamentais e traços de personalidade, como impulsividade, tendências antissociais e dificuldades de autorregulação emocional, podem estar presentes tanto no TPA quanto no TOD, o que pode levar a um diagnóstico duplo ou coocorrência dos dois transtornos.

É importante ressaltar que o diagnóstico de transtornos mentais, incluindo o TPA e o TOD, deve ser realizado por um profissional de saúde mental qualificado, como um psiquiatra ou psicólogo, com base em uma avaliação clínica completa, considerando a história médica, o contexto de vida e os sintomas apresentados pela pessoa. O tratamento adequado geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar que pode incluir terapia individual, terapia familiar, manejo de comportamento e, em alguns casos, medicação. Cada caso é único e requer uma avaliação cuidadosa para um plano de tratamento individualizado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! Sim, alguém diagnosticado previamente com transtorno de personalidade antissocial pode, também, apresentar diagnóstico referente ao transtorno opositivo desafiador. O transtorno opositivo desafiador é considerado um transtorno comportamental que geralmente começa na infância e está associado a comportamentos desafiadores, desobediência e hostilidade em relação a figuras de autoridade. Enquanto isso, o transtorno de personalidade antissocial é considerado um transtorno que geralmente começa na adolescência ou na idade adulta e associa-se a um padrão de desrespeito pelos direitos dos outros, falta de empatia e tendência a comportamentos impulsivos. Tudo isso, em linhas gerais... Entretanto. é importante lembrar que o diagnóstico desses transtornos (e de qualquer outro) deve ser feito por um profissional de saúde mental capacitado, após uma avaliação e acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Espero ter contribuído para compreensão! Fico à disposição.
Olá! O mais importante é esta pessoa a quem você se refere tratar-se clinicamente pois em tratamento contínuo essa e outras perguntas poderão ser respondidas com assertividade tendo por base o diagnóstico realizado durante o atendimento clínico.
Olá. Sim, é possível. Abraço.
Olá! Sim, é possível que uma pessoa com Transtorno de Personalidade Antissocial também apresente características do Transtorno Opositivo Desafiador. Ambos os transtornos compartilham alguns sintomas semelhantes, como comportamento desafiador, impulsividade e dificuldade em seguir regras. No entanto, cada transtorno é distinto e pode apresentar características específicas que os diferenciam.
Olá! Pode ser que apresentem semelhanças que se confundem ou pode sim ser diagnosticado com ambos. Com técnicas que auxiliam a pessoa e a família a reforçar comportamentos assertivos, desejados ou positivos é possível ter respostas satisfatórias a mudanças de comportamento no dia a dia. Estou à disposição.