Amitriptilina pode ser tomado com donarem ou pode fazer mau? Porque o médico mandou eu tomar os dois

2 respostas
Amitriptilina pode ser tomado com donarem ou pode fazer mau? Porque o médico mandou eu tomar os dois juntos e to com medo
Dr. Rafael Calzada
Psiquiatra
Brasília
Olá! A associação de antidepressivos é muito utilizada.
Só devemos ficar atentos à interações medicamentosas e aos possíveis efeitos colaterais que podem surgir.
Basta fazer um acompanhamento regular, próximo, com confiança em seu médico e na propedêutica prescrita que tudo correrá bem.
Converse com seu médico e sempre tire suas dúvidas. O diálogo aberto é de suma importância para um bom tratamento.
Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Dumont
Psiquiatra
Belo Horizonte
A amitriptilina e o Donaren (doxepina) são ambos antidepressivos tricíclicos, com ação ansiolítica e sedativa. Embora seja possível que um médico prescreva esses dois medicamentos juntos, isso deve ser feito com cautela e sob supervisão médica rigorosa, pois ambos podem ter efeitos semelhantes, como sedação, sonolência e risco de interação entre os medicamentos.

A combinação pode aumentar os efeitos sedativos e causar um grau maior de sonolência, tontura ou dificuldade de concentração, especialmente no início do tratamento. Dependendo da dose e da reação do seu corpo, isso pode ser desconfortável ou até perigoso, se interferir em atividades que exigem atenção, como dirigir.

É fundamental seguir as orientações do seu médico, pois ele pode ter prescrito esses medicamentos em conjunto para atingir um efeito terapêutico específico, levando em consideração suas necessidades. Caso você esteja sentindo efeitos colaterais excessivos, como sedação intensa ou outros sintomas desconfortáveis, é importante relatar ao médico, que pode ajustar as doses ou até substituir um dos medicamentos.

Embora a combinação não seja uma prática comum, quando feita sob orientação médica, ela pode ser eficaz para certos quadros clínicos. Se você está com medo ou insegura, vale a pena discutir novamente com seu médico, para que ele esclareça o motivo da prescrição conjunta e ajude a garantir que o tratamento seja seguro e adequado para você.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 692 perguntas sobre Donaren
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.