Eu comecei a tomar a desvenlafaxina e engordei,6kilos é normal engorda isso tomei umas 4meses?

Eu comecei a tomar a desvenlafaxina e engordei,6kilos é normal engorda isso tomei umas 4meses?

10 respostas


Muitos dos antidepressivos no mercado podem causar alterações em aspectos de composição corporal, tanto para ganho como perda de peso. A desvenfalaxina pode causar o efeito colateral de ganho de peso, influenciando no apetite, metabolismo e/ou estilo de vida. No entanto é muito importante que você discuta a situação com seu médico para realizar eventuais ajustes no tratamento. Um acompanhamento nutricional também pode ajudar! De qualquer forma você não deve interromper o uso da medicação de forma abrupta e sem orientação médica, pois novos efeito colaterais indesejados podem surgir.

Gabriel Coimbra

Gabriel Coimbra

Nutricionista

São Paulo

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


A desvenlafaxina assim como alguns antidepressivos mais novos não ocasiona ganho de peso. Na literatura achamos dados de que uma certa % de pessoas tem certa perda de apetite com essa medicação e não o oposto. O ideal seria analisar como se desdobrou o seu comportamento alimentar desde que começou a utilizar essa medicação e com isso adotarmos algumas medidas comportamentais para que te ajude. Te convido para passar em consulta, abraços.

Felipe Araujo

Felipe Araujo

Nutricionista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

A desvenlafaxina é um medicamento antidepressivo que faz parte da classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina e da norepinefrina (ISRSN). Ganho de peso é um possível efeito colateral associado ao uso de alguns antidepressivos, incluindo a desvenlafaxina. Cada pessoa reage de forma única aos medicamentos, e os efeitos colaterais podem variar. O ganho de peso nem sempre ocorre em todas as pessoas que tomam desvenlafaxina, e algumas pessoas podem experimentar perda de peso ou manter o peso atual. Se você notou um ganho de peso significativo enquanto estava tomando desvenlafaxina, é importante relatar essa mudança ao seu médico. Eles poderão avaliar se o ganho de peso está relacionado ao medicamento ou a outros fatores. Se for considerado necessário, o médico pode ajustar a dose do medicamento, trocá-lo por outro antidepressivo ou explorar outras opções de tratamento.


A desvenlafaxina pode levar a alterações de peso, fazendo com que a pessoa engorde ou emagreça, dependendo da reação de cada organismo. Cada pessoa reage de forma única aos medicamentos, e os efeitos colaterais podem variar. é importante conversar com o seu médico sobre e começar e planejar a alimentação pois tudo é um conjunto..

Dr. Henrique de Aquino

Dr. Henrique de Aquino

Nutricionista

Taboão Da Serra

Agendar consulta

A desvenlafaxina pode (não é uma regra, depende do organismo) levar a alterações de peso, fazendo com que a pessoa engorde ou emagreça, dependendo da reação de cada organismo. A desvenlafaxina atua no sistema nervoso central, aumentando os níveis de serotonina e noradrenalina. Esses neurotransmissores desempenham um papel importante no controle do apetite e do humor. Embora algumas pessoas possam experimentar alterações no apetite ao tomar desvenlafaxina, não há evidências suficientes para afirmar que o medicamento causa ganho de peso ou perda de peso de forma direta Outras reações comuns são insônia, dor de cabeça, tontura, sonolência, suor excessivo, boca seca e náuseas. As reações citadas dependem de pessoas para pessoas.

Maria Fernanda Neves

Maria Fernanda Neves

Nutricionista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

O ganho de peso pode ser um efeito colateral da desvenlafaxina, mas não é comum em todos os casos. No entanto, outros fatores, como mudanças na dieta, nível de atividade física ou mesmo o próprio quadro emocional, também podem contribuir. Se o ganho de peso está causando desconforto, é importante conversar com seu (sua) psiquiatra ou nutricionista. Eles podem avaliar sua situação e considerar ajustes no tratamento ou estratégias para gerenciar o peso de forma saudável. Não interrompa o medicamento sem orientação médica.


Procure um atendimento nutricional adequado. Me encontro disponível para atendimento. Favor chamar no chat.

Rachel Franco

Rachel Franco

Nutricionista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Olá, a desvenlafaxina pode causar alterações no apetite e no metabolismo, o que pode levar ao ganho de peso em alguns indivíduos. No entanto, se o ganho de peso for excessivo ou preocupante, é importante conversar com o médico para avaliar se é necessário ajustar a dose ou a medicação. Indico acompanhamento médico para verificar a quantidade, pois é antidepressivo. Seria bom um acompanhamento nutricional para ajustar a sua rotina alimentar e fazer exercícios


Sim, é possível ganhar 6 kg em 4 meses com desvenlafaxina, por que aumenta apetite em algumas pessoas, pode reduzir metabolismo ligeiramente e também retenção de líquidos Converse com seu psiquiatra! Pode ser necessário ajustar dose, trocar medicamento ou adicionar algo que contrabalanceie. Dicas de nutri: Revise sua alimentação (você está comendo mais? Alimentos diferentes?), aumente atividade física e durma melhor (sono ruim aumenta fome) Importante: Não pare o medicamento sozinho, a desvenlafaxina está ajudando sua saúde mental, que é prioridade. Mas converse com seu médico sobre o ganho de peso. Existem estratégias para minimizar isso sem abandonar o tratamento.

Dr. Denis Pires

Dr. Denis Pires

Nutricionista

Brasília

Agendar consulta

Essa medicação causa ganho de peso sim.

Dra. Cibele Zalli

Dra. Cibele Zalli

Nutricionista

Guarulhos

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.