Após 2 meses de Nefrectomia radical com o consumo de proteína restringido, como ganhar peso? Após a cirurgia perdi 10 kg face ao meu peso ideal.

5 respostas
Após 2 meses de Nefrectomia radical com o consumo de proteína restringido, como ganhar peso? Após a cirurgia perdi 10 kg face ao meu peso ideal.
Olá! Espero que você esteja se recuperando bem.
Para recuperação de peso, sempre recomendo acrescentar uma colher de sopa de azeite no prato de comida, assim temos maior aporte calórico. Além disso, optar por abacate e castanhas como lanche também auxiliam. Porém, o seu caso precisa ser avaliado por um profissional, para ver se seus exames não estão alterados.

Olá boa noite! È importante consultar um nutricionista que saiba lidar com essa situação, pois a princípio deve-se, consumir menos sal e beber pelo menos dois litros de água por dia. Acrescentar uma colher de sopa de azeite no prato de comida, optar por abacate e castanhas como lanche e consumir proteínas de origem animal ou vegetal (porções controladas e individualizadas a sua condição).
Evitar lesões no rim remanescente, especialmente na prática de esportes.Visitar o médico anualmente para realizar exames de sangue e de urina e monitorar a pressão arterial e o excesso de proteína na urina.
Dieta hipoprotéica seria a mais indicada: é uma dieta que reduz o consumo de proteínas, especialmente as de origem animal, como carnes, ovos e laticínios. Essa dieta é indicada para pessoas com doença renal crônica ou outras condições que afetam a função dos rins, pois diminui a produção de toxinas que sobrecarregam esses órgãos. A quantidade de proteína recomendada varia de acordo com o grau da doença renal e o estado nutricional da pessoa.Boa sorte.
É importante avaliar os exames de sangue. Mas, de maneira geral, algumas estratégias podem ser adotadas como: incluir gorduras "boas" na alimentação (azeite, abacate e oleaginosas como castanhas e amêndoas), além de adequar o consumo de carboidratos. Em relação ao consumo de proteínas, realmente em doenças renais, esse consumo deve ser limitado, afim de reduzir a sobrecarga dos rins. A quantidade varia de pessoa para pessoa, de acordo com o tipo e grau de doença, além das características individuais de cada um (peso, altura, idade, sexo, parâmetros bioquímicos...)
Apesar das proteínas serem indispensáveis para uma alimentação saudável, existem outros macros nutrientes que têm uma presença mais importante ainda, principalmente quando se fala de ganho de peso e massa muscular.

O cálculo nutricional deve ser feito de acordo com o perfil do paciente por um nutricionista capacitado.

A partir disso, conseguimos fazer com que esse processo de recuperação seja o mais factível e tranquilo possível para o paciente.
Olá é importante fazer um check up laboratorial da nutrição, para verificar sua imunidade e definir um plano com carbohidratos em percentual adequado.
Se há ou não outra comorbidade com Diabetes p.ex.
Dae então podemos prescrever um plano alimentar excelente para você ter saúde plena.