Após iniciar o tratamento com nypram 20mg percebi que ao ter relações sexuais eu não consigo ejacula

4 respostas
Após iniciar o tratamento com nypram 20mg percebi que ao ter relações sexuais eu não consigo ejacular, esse efeito é normal? aApós encerrar o tratamento não terei mas esse problema?
Olá!

É compreensível a sua preocupação. É muito importante que você esclareça essas questões com um psiquiatra, pois é fundamental para o sucesso do tratamento.

Sim, a dificuldade ou a ausência de ejaculação é um efeito colateral comum associado ao uso do nypram (citalopram), assim como de outros antidepressivos da mesma classe (Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina). Essa classe de medicamentos atua no cérebro aumentando a disponibilidade de serotonina, o que é ótimo para o tratamento de condições como depressão e ansiedade, mas pode impactar a função sexual.

Para esse efeito colateral, pode-se tentar reduzir a dose, ou a troca da medicação ou a adição de outra medicação que pode mitigar esse efeito.

Na grande maioria dos casos, a dificuldade de ejaculação causada por antidepressivos como o Nypram é reversível após a interrupção do tratamento. Uma vez que a medicação é descontinuada, os níveis da substância no seu corpo diminuem, e a função sexual tende a retornar ao normal.

O ideal é não parar a medicação antes de conversar com o seu médico. A parada abrupta de antidepressivos pode causar sintomas de descontinuação desagradáveis e até mesmo o retorno da sua condição inicial

O diálogo aberto com o seu psiquiatra é o melhor caminho. Ele poderá avaliar o seu caso individualmente e decidir a melhor abordagem para que tenha o alívio dos seus sintomas e a melhor qualidade de vida possível.

Atenciosamente.

Letícia Barros – Psiquiatra

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Êminne Maíra Silva Lopes
Psiquiatra
Montes Claros
Olá! Sim o Nypram ( CItalopram ) é uma medicação pode causar alterações sexuais como diminuição da vontade de ter relação, retardo na ejaculação ou até anorgasmia ( sensação de não conseguir ter orgasmos).
É um efeito que pode ser pior no início do uso mas é totalmente reversível, caso encerre o tratamento retornar ao seu normal. Se estiver incomodando muito o ideal é trocar a medicação.
Ótima pergunta, que retrata um dos principais efeitos colaterais dos antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (que são utilizados também para transtornos de ansiedade, TOC, dentre outros): a dificuldade de ejaculação ou de atingir o orgasmo, podendo ocorrer também redução da libido. Esse efeito pode reduzi ao longo das semanas ou com redução da dose, e é completamente reversível após a suspensão da medicação, ou seja, quando parar de usar, volta ao normal.
Espero ter esclarecido sua dúvida.
Dificuldade para ejacular é um efeito colateral comum do citalopram.
Esse efeito costuma ser reversível após a suspensão do medicamento.
Converse com seu médico antes de qualquer mudança no tratamento.

Especialistas

Ceres Canali

Ceres Canali

Psicólogo, Sexólogo

Cascavel

José Eduardo Peres

José Eduardo Peres

Generalista

São Paulo

Clarice Moreira Braga

Clarice Moreira Braga

Sexólogo, Psicólogo

Lavras

Karen Rechmann

Karen Rechmann

Sexólogo

Brasília

Fátima Protti

Fátima Protti

Sexólogo

São Paulo

Marisol Teresa Campos Lijeron

Marisol Teresa Campos Lijeron

Neurologista, Neurologista pediátrico

Itapevi

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 58 perguntas sobre Incapacidade de ejacular
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.