Após um infarto, ainda que pequeno, a pessoa terá uma série de restrições ou os fatores de risco

4 respostas
Após um infarto, ainda que pequeno, a pessoa terá uma série de restrições ou os fatores de risco ainda são modificáveis, como se a pessoa fosse saudável ?
Uma vez enfartado, quais cuidados?
Prof. Rafael Modesto Fernandes
Cardiologista, Médico clínico geral
Salvador
Após um infarto você automaticamente se torna um paciente de alto risco pra novos eventos cardiovasculares, ou seja, devemos atuar na prevenção secundária. Então, as metas de controle dos fatores de risco modificáveis (colesterol, pressão arterial, glicemia, peso corporal e sedentarismo, por exemplo) serão muito mais exigentes. Siga as orientações do seu cardiologista e adote um estilo de vida saudável.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Felipe Santos
Cardiologista, Médico clínico geral
São Paulo
Importante observar que após o infarto, o risco de haver outro é muito alto, ou seja, você se torna uma pessoa de alto risco cardiovascular. Deve-se ter em mente que a pressão arterial tem que ser controlada, os níveis de colesterol e triglicérides também. Deve-se haver mudança do estilo de vida, com dieta adequada (hipossódica), atividade física e eventuais remédios de uso contínuo.
Dr. José Umbelino de Morais
Médico clínico geral
Uberlândia
Procure manter a pressão arterial dentro dos limites da normalidade e também os níveis de colesterol e triglicérides normais. Manter uma alimentação saudável, e praticar exercícios físicos.
 Emily Pilato
Especialista em clínica médica, Médico clínico geral
Curitiba
Olá. Após um infarto, mesmo que pequeno, é fundamental entender que o coração sofreu um dano e que os cuidados precisam ser mais rigorosos do que antes. Os fatores de risco continuam sendo modificáveis, ou seja, é possível melhorar a saúde adotando hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios, controle da pressão arterial, diabetes e colesterol, além de evitar o tabagismo e o excesso de álcool. No entanto, a pessoa que já teve um infarto deve seguir um acompanhamento médico constante e costuma precisar de medicações específicas para proteger o coração e prevenir novos eventos. As restrições vão depender de cada caso, de acordo com a presença de sequelas, a avaliação clínica e os exames realizados. Algumas pessoas podem retomar a maioria das atividades normalmente, enquanto outras precisarão de cuidados e limitações específicas. A avaliação deve ser individualizada.

Especialistas

Verônica Jardim Araújo

Verônica Jardim Araújo

Cardiologista

Belo Horizonte

Nelson Felipe Andrade

Nelson Felipe Andrade

Cardiologista

São João Dos Patos

Angélica Carvalho Moya

Angélica Carvalho Moya

Cardiologista, Internista

Cuiabá

Vitor Endo Daher

Vitor Endo Daher

Cardiologista

Atibaia

Guilherme Reissig Pereira

Guilherme Reissig Pereira

Cardiologista, Internista

Porto Alegre

Roberto Rached Sobrinho

Roberto Rached Sobrinho

Cardiologista

Franca

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 81 perguntas sobre Infarto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.