Até que ponto as mudanças de humor podem ser consideradas normais?

10 respostas
Até que ponto as mudanças de humor podem ser consideradas normais?
Prezado(a) paciente, as mudanças de humor são consideradas normais até o ponto em que não prejudicam o indivíduo e/ou seu relacionamento interpessoal.
A mudança de humor pode ser ocasionada externamente (acontecimentos e/ou situações incômodas) e internamente (deficiências orgânicas e psicológicas).
O ponto de equilíbrio se encontra no entorno psicossocial do indivíduo. Se você possui mudanças de humor repentinas que a estão incomodando, sugiro uma sessão de psicoterapia para tirar suas dúvidas e esclarecer quanto a existência ou não de patologia.

A alteração de humor pode ocorrer em qualquer pessoa que seja submetida a uma situação de estresse.
Porém, a partir do momento, que a alteração de humor está ocorrendo de forma mais impactante, incomodando a pessoa e os que estão a sua volta deve ser olhada com mais atenção. Deve ser tratada com Psicoterapia (Psicólogo) e em alguns casos em conjunto com o Psiquiatra.
Não partamos do pressuposto de que toda mudança de humor é problemática: mudança de humor é uma condição natural, característica do ser humano. A mudança de humor que pode ser considerada danosa é aquela na qual a pessoa - ao olhar para o momento em que a mudança ocorreu - apresenta dificuldade de compreender sozinha as principais motivações para isso, assim como apresenta dificuldade de avaliar o impacto gerado a partir dessa mudança. Se a pessoa consegue compreender qual foi o disparador da mudança de humor, se a pessoa consegue compreender os impactos gerados (para si ou para o outro), e consegue, a partir dessa avaliação, agir diferente (quando assim julgar necessário), essa alteração de humor, talvez, possa ser considerada normal. De toda forma, caso essa alteração de humor seja algo que, em determinado momento, esteja sendo difícil de lidar só, é aconselhável que se procure uma auxilio. Nesse situação, a psicoterapia pode ser uma boa aliada.
Primeiramente o que você entende por normal? Seria uma questão a ser pensada. Quando e em que momentos essas alterações de humor costumam aparecer e com que intensidade? A partir do momento que isso possa estar causando algum prejuízo a você e àqueles com quem se relaciona é sim o momento de ver isso com mais atenção. Se essas mudanças de humor é mais forte que você, de forma que não possa controlar, ao ponto de achar que deixa de ser normal, talvez você possa procurar uma ajuda nesse sentido para falar a respeito dessa sua questão. Um psicólogo/psicanalista e, se for o caso, poderá haver a necessidade de um psiquiatra. Que bom que você já está pensando a respeito, isso é um ótimo sinal.
A mudança de humor pode ser considerada algo natural do ser humano. Tais mudanças podem ser provocadas por fatores endógenos e/ou exógenos. No entanto, quando provocam prejuízos significativos para o indivíduo e/ou para aqueles que se relacionam com o mesmo, deve-se buscar uma avaliação profissional do quadro e, a partir disso, possivelmente iniciar um acompanhamento.
Bom dia,
Mudanças de humor são naturais ao ser humano.
A preocupação surge quando essas começam a prejudicar as relações pessoais/ profissionais e sua rotina.
Se você tem se sentido dessa forma, recomendo que busque uma ajuda psicológica, para que possa trabalhar essa questão e ter uma melhor qualidade de vida.
Sempre que algo tem sido recorrente ou exagerado, e estiver prejudicando as relações sociais e a rotina, deve-se procurar ajuda profissional.
Bom dia!
Não existe um parâmetro generalista, é preciso avaliar cuidadosamente caso a caso.
Procure uma Psicóloga (o) para análise pessoal. Será acompanhado o seu caso, em particular.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Mudanças de humor fazem parte da experiência humana, ou seja, são normais. Contudo, quando essas mudanças de humor se tornam recorrentes e trazem prejuízos importantes para sua vida, quer sejam prejuízos profissionais, sociais ou na sua rotina e bem estar, deve-se procurar ajuda de um psicólogo.
Alteração de humor passa a ser irregular, quando causa prejuízos no convívio social, na interação com as pessoas seja em casa, trabalho, faculdade. Para isso pode ser necessário passar por uma avaliação psiquiatra e também tratamento com psicologo.