Avaliação neuropsicológica e a mesma coisa que avaliação neurocognitiva?

23 respostas
Avaliação neuropsicológica e a mesma coisa que avaliação neurocognitiva?
Embora algumas pessoas possam achar que são avaliações similares, a avaliação cognitiva procura investigar o funcionamento das funções cerebrais, enquanto que a avaliação neuropsicológica pode avaliar, além do cognitivo, questões psicológicas que podem estar afetando o desempenho e o comportamento do indivíduo.
A avaliação neuropsicológica pode ser realizada por profissionais da área da saúde, porém, para incluir a avaliação psicológica, é importante que você procure um profissional com formação em psicologia e especialização em neuropsicologia.
Espero que tenha ajudado.

Olá! A Avaliação Neurocognitiva tem por objetivo investigar como o cérebro se relaciona com o comportamento, as emoções e os pensamentos. Isso engloba a integração das capacidades de percepção, de ação, de linguagem, de memória e pensamento. A Avaliação Neuropsicológica é mais completa, pois além do funcionamento cognitivo, avalia-se a personalidade (conjunto de características que determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa). Fico a disposição. Att, Sandra Romão
Olá, são avaliações similares, pois a neurocognitiva avalia as funções das áreas cognitivas e neuropsicológica avalia tanto as funções cognitivas quanto comportamentais e emocionais.
A avaliação neuropsicológica, o cérebro e o comportamento sendo investigados por instrumentos de testagens com embasamento na psicometria, que se sustenta na teoria da neurociência e principalmente pela psicologia, visa coorelacionar funcionamento mental e estrutura cerebral. A avaliação é um procedimento de testagem e investigação das funções Cognitivas e executivas partindo do princípio que são processos funções do Sistema Nervoso Central. A avaliação neurocognitiva tem como função as áreas relacionadas com o comportamento, emoções das áreas cognitivas das funções cerebrais. Assim, buscar informações de especialistas lhe trará mais segurança e soluções para suas dúvidas.
A avaliação cognitiva pode ser realizada por profissionais de saúde e, geralmente é mais focada no interesse do profissional.
A avaliação Neuropsicológica, entretanto, só pode ser realizada por psicólogos, preferencialmente com especialização em Neuropsicologia. Vários testes utilizados nesta avaliação são de uso restrito aos psicólogos e não podem ser manuseados por outros profissionais.
Assim, a avaliação Neuropsicológica possibilita colher dados mais sensíveis e completos, pois além de avaliar as funções cognitivas, avalia também os aspectos psicológicos,e revela possíveis relações com alterações neurológicas, psicopatológicas ou outras. Esta avaliação auxilia no diagnóstico diferencial e acompanhamento realizado pelo médico, previne maiores prejuízos na vida do paciente ou, direciona as estratégias necessárias para uma reabilitação.
Avaliação cognitiva avalia a parte do aprendizado que pode ser feita por psicólogos e também por psicopedagogos e a avaliação neuropsicologica avalia a parte emocional relacionada a possíveis alterações neurológicas, e é feita por médicos e trabalhadas em conjunto com psicólogos
Avaliação neuropsicológica éum exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos. A Avaliação Neuropsicológica é indicada quando há necessidade de:

1. Detectar uma desordem neurológica (por exemplo: lesões por anoxia, quadros de demência, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico etc.).
2. Estabelecer diagnóstico diferencial entre uma síndrome psicológica e uma síndrome neurológica.
3. Monitorar a recuperação cognitiva ou evolução de uma desordem neurológica.
4. Avaliar o funcionamento cognitivo de uma pessoa afim de propor um trabalho de reabilitação ou o desenvolvimento de estratégias para lidar com as dificuldades vividas por ela.
5. Orientar os familiares do paciente sobre a melhor forma de ajudá-lo.
6. Responder questões acerca das possibilidades do paciente dirigir veículo automotor, cuidar do seu dinheiro, retornar ao trabalho ou à escola, viver independentemente, tipo de terapia mais indicada etc.
É avaliada questões de :Atenção, memória e aprendizagem.
• Planejamento e organização (funções executivas).
• Habilidades perceptivas e motoras.
• Habilidades visuo-espaciais.
• Habilidades acadêmicas.
• Resolução de problemas.
• Capacidade de raciocínio e julgamento.
• Linguagem.
• Humor e comportamento.
A avaliação cognitiva foca mais na parte de déficits de aprendizagem, avalia deficiência intelectual, QI..
Cognição é a habilidade de sentir, pensar, recordar… A cognição está relacionada a inteligência e nossas funções mentais como memória, atenção, noção de tempo, espaço, cálculo, escrita, leitura, praxias motoras e ideatórias, linguagem, raciocínio abstrato, percepção, visuo-construção e funções executivas.
Para avaliação de cognição são usados testes, exame clínico, anamnese, exames de neuroimagem, avaliação do contexto escolar.
O exame neuropsicológico é feito por entrevista e testes neuropsicológicos padronizados, o psicólogo poderá investigar o funcionamento cognitivo e estabelecer as habilidades e as dificuldades específicas de uma pessoa para planejamento de intervenção. Ou seja, um parece ser o complemento do outro.

Olá! Avaliação Neuropsicológica é mais completa, pois além do funcionamento cognitivo, avalia-se a personalidade (conjunto de características que determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa).
A Avaliação Neurocognitiva tem por objetivo investigar como o cérebro se relaciona com o comportamento, as emoções e os pensamentos. Isso engloba a integração das capacidades de percepção, de ação, de linguagem, de memória e pensamento.
Bom dia.

Avaliação Neuropsicológica normalmente é realizada por uma equipe Mullti-disciplinar (Leia-se: Neurologista, Psicólogo, Psiquiatra, Clínico).
A equipe, irá avaliar de forma detalhada o desenvolvimento do paciente, com a finalidade de fechar um diagnóstico para a melhoria do quadro ou mesmo alta.

Já a Avaliação Neurocognitiva está mais relacionada aos processos básicos de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo.
Nesse momento, um Neuropsicólogo, um Psicopedagogo ou um Psicólogo escolar, irão utilizar ferramentas (Dinâmicas, testes psicológicos ) com o objetivo de identificar quais comportamentos ,emoções, linguagem e memória, o aluno está desenvolvendo.
Normalmente, esse tipo de avaliação é utilizada no contexto escolar para alunos que estão com dificuldade de aprendizagem por terem sido diagnosticados, por outros profissionais da saude (Psiquiatra, neurologista, fonoaudiologista, Clícico geral, nutricionista).

Psicóloga e Pedagoga.

Am neurologista atraves de exames de imagem
A Avaliação Neuropsicológica é mais completa, e engloba também Distúrbios de comportamento, social, afetivo/emocional, e personalidade.
Olá!
Avaliação Neurocognitiva está mais relacionada aos processos básicos de aprendizagem, enquanto a avaliação
Neuropsicológica visa avaliar o desenvolvimento, como um todo, do paciente.
Espero ter ajudado. Estou a disposição!
A avaliação neuropsicológica é mais ampla e profunda da avaliação neurocognitiva porque se propõe avaliar todos os aspectos seja cognitivos que psíquicos, oferece uma visão mais a largo espectro. A avaliação neurocognitiva é utilizada mais na área do aprendizado e da educação escolar.
A avaliação neurocognitiva avalia funções cognitivas e aprendizagem. A avaliação neuropsicológica é mais completa porque vai mapear as funções cognitivas, emocionais e comportamentais.
A Avaliação Neuropsicológica quanto à Cognigivo é um exame diagnóstico que tem como objetivo avaliar as funções cognitivas gerais do paciente. Ou seja, é um mapeamento de todas as funções mentais da pessoa que além de analisar todas as funções cognitivas também avalia aspectos emocionais e da personalidade. A Avaliação Neuropsicológica tem como função auxiliar e melhorar a qualidade de vida das pessoas através de uma análise de Comportamento, Cognitiva e Emocional. Com ela, é possível fazer diagnósticos que ajudam o paciente a entender o motivo dos problemas de desempenho, motores ou emocionais que podem ter sua causa inicial em doenças, acidentes ou quaisquer outros fatores ligados à parte neurológica.

Dado o diagnóstico é possível ter um direcionador sobre qual será a conduta mais assertiva, podendo ser orientado e iniciado o tratamento mais adequado para cada caso.

A Avaliação Neuropsicológica é feita por um Psicólogo Especialista em Neuropsicologia
É importante que seja feita a Avaliação Neuropsicológica quando for solicitado pelos profissionais que acompanham o paciente, ou quando forem identificados os benefícios de um Exame Neuropsicológico. Espero ter sido útil ☺️
Olá , a avaliação cognitiva direciona -se a avaliar o cérebro,enquanto que a neuropsicologica avalia a memória,atenção e demais aspectos importantes. Boa sorte
A avaliação Neuropsicóloga é para investigar as funções cerebrais relacionadas a distúrbios como: o TDAH, Alzheimer, Transtornos de Aprendizagem, Personalidades entre outros.com o objetivo de observar nos testes áreas preservadas e áreas prejudicadas, e após o laudo encaminhar para especialidades médicas e reabilitações neuropsicólogicas se por acaso precisar. Já a avaliação neurocognitiva é para investigar as funções relacionadas com o comportamento é emoções.exemplo de pacientes com depressão , ansioso entre outros.
Creio Que esteja bem clara a respostas dia colegas .....
Ambas se referem à mesma avaliação, bem como quando o médico solicita Teste Neuropsicológico. Avalia-se a linguagem, atenção, percepção, memória (episódica verbal e não verbal e semântica), funções executivas, etc. O objetivo da avaliação é checar o funcionamento do indivíduo no dia a dia, através dos testes psicológicos e neuropsicológicos, entrevista com pessoas relacionadas ao paciente, entrevistas com o próprio paciente, observação de comportamento em consultório e análise de documentos solicitados à escola e outros, quando necessário. Busca-se entender como essa pessoa aprende, como ele memoriza, enfim, a compreensão do processo desse sujeito, de acordo com a queixa apresentada. Faz-se uma comparação de todo o material e com as normas técnicas de acordo com a idade, escolaridade e sexo. Enfim, são termos diferentes para uma mesma avaliação, feita por neuropsicólogo (psicólogo com especialização em neuropsicologia). Para mais informações, estou à disposição, pois é minha área de trabalho
Boa tarde!
A avaliação cognitiva investiga as funções cerebrais, enquanto que na neuropsicológica há a inclusão das emoções e comportamentos, isto é, mas completa.
Abraço!
Não são as mesma coisa. Pois a avaliação neuro-cognitiva vai analisar aspectos relacionados à cognição como atenção, memória, linguagem. Já a avaliação neuropsicológica vai explorar além das funções cognitivas outras funções executivas, funções ligadas ao comportamento e as emoções.
A avaliação neuropsicológica abarca também uma avaliação dos aspectos emocionais.
São similares, pois a neurocognitiva avalia funções das áreas cognitivas a neuropsicológica avalia tanto as funções cognitivas quanto comportamentais e emocionais.
Não, a avaliação neuropsicológica e a avaliação neurocognitiva são duas abordagens diferentes para avaliar o funcionamento cognitivo. A avaliação neuropsicológica é uma abordagem mais ampla que envolve a avaliação de vários aspectos do funcionamento cognitivo, incluindo memória, linguagem, atenção, percepção, raciocínio, habilidades visuomotoras e funções executivas. A avaliação neurocognitiva, por outro lado, é mais focada na avaliação de habilidades cognitivas específicas, como memória, atenção, linguagem e raciocínio.