Boa noite, descobri recentemente que sou celíaca e após, a médica solicitou exame de intolerância

3 respostas
Boa noite, descobri recentemente que sou celíaca e após, a médica solicitou exame de intolerância à lactose e o resultado também foi positivo! Mas como é possível eu ser intolerante e não sentir nada? (Sem cólicas, sem diarreia, sem estufamento...etc) isso é possível? Meu único sintoma e sinusite
A doença celíaca pode causar lesão na parede do intestino , onde fica a enzima que digere a lactose , chamada lactase. Sendo assim é comum que celíacos desenvolvam uma intolerância secundária à lactose que geralmente, conforme o intestino se recupera com a dieta isenta de glúten, isso se reverte.
Pode ocorrer também de você apresentar as duas coisas . Mas apenas o médico que faz seu acompanhamento poderá te dar a resposta certa .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A doença celíaca pode causar danos a mucosa intestinal levando a lesão das celulas que prodzem a lactase, causando intolerancia a lactose, que ao fazer dieta isenta de gluten e lactose, com o tempo a mucosa se recupera e volta a produzir a lactase, cessando a intolerancia a lactose, mas como vc não tem o quadro clínico das doenças, sugiro repetir o exame em outro laboratorio para confirmar as alterações, sendo que o diagnostico definitivo da doença celíaca é a biopsia intestinal.
Converse melhor com seu médico
Olá. É comum a associação entre doença celíaca (DC) e intolerância à lactose. A DC em atividade (paciente com dieta normal, com glúten ou contaminações), as vilosidades do intestino delgado atrofiam e reduz a produção da enzima lactase que quebra a lactose do leite e derivados. No seu caso, como o exame deu positivo e você não sente praticamente nada, duas opções devem ser consideradas: 1) o exame foi realmente positivo? atualmente existem dois testes mais realizados o de tolerância à lactose, com no mínimo 3 coletas de sangue com intervalo médio de 20-30 min ou o teste respiratório com hidrogênio exalado. O resultado muitas vezes pode causar dúvida e deve ser analisado com critério. Um dado que fala a favor de resultado positivo é o paciente passar mal (diarreia, gases, dor abdominal) durante ou após o exame; 2) seus sintomas são discretos ou tardios, ou ainda, são semelhantes à DC e você pode confundir com uma contaminação? Sugiro procurar um Gastro pra maiores informações.

Especialistas

Sandes Hipolito

Sandes Hipolito

Nutrólogo

Campinas

Melissa Malfate

Melissa Malfate

Nutricionista

São Paulo

Lucas Vaz

Lucas Vaz

Nutrólogo

Aracaju

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Andre Luiz Neto Fontoura

Andre Luiz Neto Fontoura

Endocrinologista

Cabo Frio

Taissa Müller

Taissa Müller

Nutricionista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 407 perguntas sobre Intolerância a lactose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.