Boa noite. Desrealização e despersonalização tem tratamento/cura?

32 respostas
Boa noite.
Desrealização e despersonalização tem tratamento/cura?
Olá. Esse é um transtorno dissociativo e sem dúvida a terapia é uma das principais vias de tratamento. A psicoterapia deve andar junto com o tratamento psiquiátrico, pois em muitos casos há necessidade de medicação para atenuar sintomas. Durante o processo psicoterapêutico o cliente compreenderá como controlar as emoções e poderá notar a diminuição dos sintomas.
Portanto, pode haver a remissão da despersonalização/desrealização, assim como ocorre com a depressão por exemplo. Cada cliente é um caso e é necessário uma avaliação adequada.
Um abraço.

Boa noite, o sentimento de desrealização muitas vezes surge a partir de uma desconexão profunda consigo mesmo e isso muitas vezes pode trazer frustrações, desânimo e desolamento, podendo aumentar o nível de ansiedade e até dar espaço à depressão, assim como a despersonalização como uma falta de pertencimento que pode dar a sensação de um certo deslocamento perante o meio quem que vivemos. Sim, tem tratamento psicoterapêutico e é preciso dar bastante atenção a esses sintomas, pois pode realmente levar a estados mais agravados seja em depressão, ansiedade ou outros estados emocionais similares a este estado de ânimo. Sugiro que busque dar atenção a seu momento e muito boa sorte em sua busca de equilíbrio e harmonia.
Boa noite, a Desrealização e despersonalização são características do transtorno dissociativo, e precisam ser tratados com a psicoterapia entre tantas a mais eficaz é o EMDR, procure alguém que trabalhe com isso e pode encontrar um pouco de alivio. Espero ter ajudado.
Desreslização/Despersonalização, fazem parte do transtorno dissociativo , um desequilíbrio psicológico que apresenta alterações na consciência , memória , identidade, em como sente o ambiente , nas emoções . O fato de não saber quem é em alguns episódios , o não controle de seus movimentos explica o transtorno , a necessidade de um médico psiquiatra para administrar ansiolíticos e antidepressivos é de grande relevância neste caso e juntamente a terapia para identificar os gatilhos e a presença de conflitos psicológicos ! Todos estes elementos quando identificamos ajudam o sujeito a conseguir ter qualidade de vida e a criar estratégia para não sofrer nas crises , que com o tempo vão se extinguir! Algumas abordagens apresentam um resultado mais rápido em relação ao conhecimento sobre seus conflitos e como trabalhar com eles , a EMDR mostra-se muito eficiente neste transtorno , mas a Psicanálise , a terapia Congnitivo comportamental , também se mostram apropriadas ! Buscar um tratamento psicológico e psiquiátrico é tb optar por qualidade de vida. Procure um profissional com o qual se sinta pronto e confiante em se abrir , vc vai se conhecer melhor e tb saberá como trabalhar seu problema! Espero ter ajudado.
Boa noite, sensação temporária de despersonalização e ou desrealização podem acontecer após momentos de muito estresse, perigo de morte, uso de drogas, privação de sono ou mesmo exaustão, também pode ser o sintoma de outros transtornos mentais. Já o transtorno de despersonalização e/ou desrealização é sensação recorrente ou persistente da sensação de desligamento do próprio corpo ou dos processos mentais. Geralmente o transtorno é decorrente de estresse grave. O diagnóstico deve ser realizado por um médico e o tratamento envolve psicoterapia e em alguns casos o uso de medicação. Espero ter ajudado e fico à disposição.
A desrealização e a despersonalização estão muito associadas a doenças psiquiátricas, como depressão, transtornos de ansiedade, esquizofrenia ou doenças neurológicas mas também podem surgir em situações de estresse, cansaço intenso e consumo de drogas.
A psicoterapia é uma forma de tratamento, sendo importante verificar a intensidade e a frequência desses sintomas, analisar seu contexto e assim, a psicoterapia utiliza técnicas para o controle das emoções e diminuição dos sintomas.
Em alguns casos pode ser necessário o acompanhamento de um psiquiatra também com tratamento medicamentoso.
É possível ser tratado, e necessário buscar ajuda e começar o tratamento o quanto antes.E sempre é feito o tratamento com o psicólogo(a) através da psicoterapia, e também com o psiquiatra, onde este fará a parte medicamentosa havendo necessidade. Cuide-se!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, tem cura sim. Este pode ser um dos sintomas do transtorno do pânico, por exemplo. Ao realizar o tratamento psicológico e trabalhar as questões emocionais, tais sensações vão melhorando. É necessário o tratamento psiquiátrico concomitantemente.
Olá! Se você fizer o tratamento com um psicólogo e o psiquiatra você conseguirá se livrar do transtorno dissociativo, logo ele tem cura, mas é um processo. Fique bem e perseverança. Um Abraço.
Olá, para tais sintomas o acompanhamento psiquiátrico e psicoterápico são fundamentais para recuperação. Há relatos de “cura”, ou seja, de desaparecimento destes sintomas devidamente tratados, mas que dependem de pessoa a pessoa e de todo o contexto.
Ola! Boa Tarde Tanto a Desrealização como a Despersonalização, tem tratamento e levam a cura, se o paciente procurar ajuda especializada de Medico Psiquiatra e Psicólogo. O mais importante é procurar entender o gatilho que desencadeou esse transtorno dissociativo, e perceber que estes estão diretamente relacionados a transtornos ansiosos e depressivos. Por isso da importância de um acompanhamento Psiquiátrico em parceria com a Psicoterapia se possível á TCC, que tem se obtido bons resultados.
Os sintomas de desrealização, ou de perda da sensação de realidade, assim como de despersonalização, relacionado com a perda da noção do eu, podem estar associados a problemas psicológicos de diferentes origens. Como são sintomas, e não marcadores de um único transtorno, é importante realizar uma avaliação psicológica para que o profissional avalie a melhor forma de tratamento. Normalmente esses sintomas estão associados a episódios de ansiedade muito extrema ou pânico, mas também podem estar presentes em diferentes outros quadros clínicos, como em quadros de abuso de substância ou de depressão. Um psicólogo poderá avaliar melhor a singularidade do caso e, dependendo, o auxílio de um médico psiquiatra e medicamentos poderá ajudar para estabilizar a situação. De toda forma, para todas essas possibilidades, existem tratamentos.
Tanto a desrealização quanto a despersonalização são sintomas de alguns transtornos psicológicos. Mas com uma boa avaliação psiquiátrica e psicológica o uso da medicação adequada, e psicoterapia e sim possivel extinguir tais sintomas. Que são bastante angustiantes pra quem os vive.
Depende do diagnóstico. São característicos de transtornos de ansiedade. Há controle
Olá. boa noite!

Muitas vezes desrealização e despersonalização ocorrem como sintomas de quadros marcados por muita ansiedade (transtorno de ansidade, transtorno borderline por ex.).

Sendo este o caso, o tratamento da ansiedade tende a reduzir a frequência e intensidade dos episódios de desrealização ou despersonalização.

Recomendo muito que busque sim um tratamento!
O transtorno de despersonalização é caracterizado por uma sensação de desligamento do próprio corpo ou dos próprios processos mentais, ex. pensamento, como se a pessoa fosse um observador de si fora do seu próprio corpo. Trata-se de uma sensação de desligamento de si ou dp ambiente em que se encontra.Como se a pessoa estivesse em outro lugar.
Ambos fenômenos podem ser desencadeados por estresse grave, especialmente abuso emocional ou negligência durante a infância ou outros estresses importantes (como sofrer ou testemunhar abuso físico, ou psicológico).
De forma geral, qualquer pessoa pode vivenciar a despersonalização ou a desrealização, mas quando isso ocorre com frequência é preciso procurar ajuda de um Psicólogo.
Sensações temporárias de despersonalização e/ou desrealização são comuns. Aproximadamente cinquenta por cento das pessoas já tiveram uma sensação de desligamento de si próprias. Essa sensação geralmente ocorre depois que a pessoa corre perigo com risco de morte.
O uso de entorpecentes (como maconha, alucinógenos, cetamina ou ecstasy) pode provocar o fenômeno. Cansaço excessivo também é uma das causas:
Se a pessoa sofre privação de sono ou de estímulos sensoriais (como pode ocorrer quando estão em uma unidade de terapia intensiva - UTI).
A despersonalização ou desrealização também pode ser um sintoma de transtornos mentais, assim como de doenças físicas, como transtornos convulsivos.
As despersonalização/desrealização são consideradas um transtorno quando ocorrem os seguintes fatos:
A despersonalização ou desrealização é persistente ou ocorre isoladamente sem causa orgânica por drogas ou outro transtorno mental;
Os sintomas são bastante angustiantes para a pessoa ou dificultam o desempenho de funções na vuda e no trabalho;
O transtorno pode começar no início ou meio da infância. Raramente, começa depois dos 40 anos;

DEVE-SE PROCURAR ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA EM CASO DE HAVER PREJUÍZO NAS CONDIÇÕES DE VIDA. CONSULTE UM PSICÓLOGO OU PSIQUIATRA QUANDO:

Ocorrem sintomas perturbadores ou emocionalmente prejudiciais;
Ocorrem sintomas persistentes ou recorrentes;
Ocorrem sintomas que interferem no trabalho, nos relacionamentos ou nas atividades do dia a dia;
Ocorre sofrimento recorrente associado às circunstâncias que preciptaram a desrealização.

Sim é possível a cura em alguns casid necessário avaliar para saber o grau de comprometimento.
Os sintomas do transtorno de despersonalização/desrealização são geralmente episódicos e a intensidade aumenta e diminui. Os episódios podem durar algumas horas ou dias, semanas, meses ou, às vezes, anos. Mas em alguns pacientes, os sintomas estão constantemente presentes em uma intensidade inalterável durante anos ou décadas.
O tratamento deve abordar todos os estresses associados ao início do transtorno, assim como estressores anteriores.
Pacientes com este transtorno geralmente quando tratado adequadamente. A recuperação
é completa para muitos pacientes, claro para aqueles que apresentam sintomas de estresses ou outras patologias tratáveis. Em outros o transtorno se tornam mais crônicos e refratários.
Desrealização e despersonalização são sintomas que podem surgir em vários transtornos e sofrimentos mentais. são tratáveis por meio psicoterapia,
Pode-se ter despersonalização e desrealização sem necessariamente ser o transtorno de despersonalização/desrealização, podendo ser uma comorbidade de algum outro transtorno ou apenas um evento específico sem nenhum transtorno associado. Algumas pesquisas sugerem que 50% das pessoas em algum momento da vida terão um episódio de despersonalização ou desrealização.
Referente ao Transtorno e Despersonalização/Desrealização normalmente começa na adolescência por volta dos 16 anos, normalmente esse individuo sofreu abuso ou negligência (sofreu violência ou presenciou uma, algum dos pais tem alguma doença mental grave).
A abordagem mais indicada ao meu ver é a Terapia Cognitiva Comportamental ou o Behaviorismo, pois irá ajuda-lo com técnicas para aliviar as crises, contudo, vale salientar que nenhuma medicação ou técnica irá curar, porém vai amenizar. Normalmente com o amadurecimento do individuo esse transtorno tende a ficar leve ou mesmo sumir.
Geralmente são sintomas de sofrimento psíquicos nos quadros de depressão, ansiedade, estresse psicológico, síndrome de burnout...
Conforme o quadro vai evoluindo e melhorando eles tendem a desaparecer. Por isso psicoterapia é importante para que você aos poucos adquira consciência psicocorporal e comece a conectar -se com o AQUI e AGORA.
Olá! O diagnóstico deve ser realizado por um médico e o tratamento envolve psicoterapia e em alguns casos o uso de medicação. A despersonalização e/ou desrealização é sensação recorrente ou persistente da sensação de desligamento do próprio corpo ou dos processos mentais. Geralmente o transtorno é decorrente de estresse grave. O diagnóstico deve ser realizado por um médico e o tratamento envolve psicoterapia e em alguns casos o uso de medicação. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Muitas vezes a desrealização e despersonalização ocorrem como sintomas em quadros ansiosos. Com o tratamento adequado, medicamento e Psicoterapia, ocorrem melhoras no quadro e em muitos casos a superação completa. A avaliação clínica com um Psiquiatra e com um Psicólogo é importante para auxiliar você a lidar com essa condição. Fico à disposição! Abraço!
Olá, tem tratamento sim e envolve a psicoterapia e dependendo do transtorno, é necessário a medicação. Um abraço, Letícia de Paulo
Sim, a sensação de despersonalização pode desaparecer através do acompanhamento psicológico. Alguns casos, requer o uso de medicação psiquiátrica associada ao tratamento. Conte comigo!
Tem tratamento, e há como lidar com isso de maneira positiva. Sugiro quanto antes um trabalho de Psicoterapia para lidar com essa situação.
Desreslização/Despersonalização, fazem parte do transtorno dissociativo, um desequilíbrio psicológico que apresenta alterações na consciência , memória , identidade, em como sente o ambiente , nas emoções.
A avaliação clínica com um Psiquiatra e com um Psicólogo é importante para auxiliar você a lidar com essa condição.
Olá, bom dia! Na verdade não faz parte de mina forma com que eu trato os meus clientes, com um diagnóstico fechado, ou seja, você tem isso ou aquilo. Como psicólogo sempre prefiro a escuta, escuta afinada do que você sente verdadeiramente, sua história, seus traumas, dores...sei que esse procedimento não se realiza de uma hora para outra, mas há a possibilidade de ao escutá-lo (a), no seu espaço terapêutico, algo pode aparecer, uma situação, estressante, por ex. e aí a partir podemos trabalhar juntos esse momento ou junto a isso pedir auxilio a um profissional da psiquiatria uma ajuda multiprofissional...tomara que eu tenha te ajudado à uma busca.
Tem tratamento sim! Procure um acompanhamento psicológico para compreender o seu processo de desrealização e despersonalização e para desenvolver recursos para enfrentamento! Estou à disposição!
Olá! Existe tratamento sim. Esses sintomas estão presentes em alguns transtornos. Busque ajuda de um psicólogo que possa conhecer você e sua trajetória, para que inicie o tratamento e se sinta melhor. Pode ser nescessário buscar também um psiquiatra. Um abraço!
A desrealização e despersonalização são sintomas psicológicos que podem ser tratados com a ajuda de profissionais de saúde mental, como psicólogos ou psiquiatras. Embora não haja uma cura definitiva para esses sintomas, eles podem ser gerenciados e tratados com sucesso em muitos casos.

O tratamento para desrealização e despersonalização pode variar, dependendo da causa subjacente e da gravidade dos sintomas. Algumas opções de tratamento podem incluir:

Terapia cognitivo-comportamental (TCC): A TCC é uma abordagem terapêutica que pode ajudar a identificar e modificar padrões de pensamentos negativos e comportamentos disfuncionais associados à desrealização e despersonalização.

Terapia de exposição: Essa abordagem terapêutica pode ser útil para expor gradualmente a pessoa a situações que desencadeiam os sintomas de desrealização ou despersonalização, permitindo que ela aprenda a lidar com esses sintomas de forma mais adaptativa.

Medicamentos: Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos, como antidepressivos, ansiolíticos ou antipsicóticos, para ajudar a reduzir os sintomas de desrealização e despersonalização.

Manejo do estresse: Estratégias de gerenciamento do estresse, como técnicas de relaxamento, práticas de mindfulness e cuidados com a saúde física, podem ser incorporadas ao tratamento para ajudar a reduzir a intensidade dos sintomas.

É importante procurar ajuda profissional se você estiver enfrentando desrealização e despersonalização. Um profissional de saúde mental pode avaliar adequadamente seus sintomas, determinar a causa subjacente e desenvolver um plano de tratamento adequado às suas necessidades individuais.

Olá! É comum que a ansiedade possa afetar a nossa percepção da realidade, fazendo com que interpretemos as situações de forma negativa e distorcida. É importante lembrar que os nossos pensamentos influenciam diretamente as nossas emoções, reações físicas e comportamentos, e é possível que esses pensamentos sejam influenciados pela ansiedade. Tem tratamento sim! recomendo que procure um profissional de saúde mental qualificado para te ajudar a lidar com esses sintomas. Se precisar, estou disponível. Abraço.

Olá! Sim, dependendo do diagnóstico pode envolver psicoterapia e medicação.